quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 28 de outubro

Show será no Teatro Procópio Ferreira e terá no repertório músicas de CD gravado pelo Coletivo Orquestral


O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promove o show da Big Band do Conservatório de Tatuí no dia 28 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes, aposentados e idosos). As músicas apresentadas têm a participação como arranjador do compositor, maestro e professor da Unicamp, Mario Campos.

Neste espetáculo, Mario Campos e a Big Band do Conservatório de Tatuí apresentam o repertório do CD “Compacto”, que está em fase de lançamento pelo selo Kalamata e que foi gravado pelo Coletivo Orquestral, big band para a qual esse repertório foi escrito originalmente. Do programa, constam as músicas “Cromates”, “Abertura Metropolitana”, “Sobre os Tamanhos”, “Volta e Meia”, “Incelença”, “Indício”, “Linha”, “Zabumba” e “Avuadeira”.

“São músicas que evidenciam as maneiras inusitadas com que o maestro integra diferentes matrizes musicais e que fazem com que as suas composições apontem para caminhos inovadores na estética da música popular instrumental”, afirmou o coordenador do grupo tatuiano, Celso Veagnoli.

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975 e unia alunos de nível avançado e professores da instituição para apresentação de repertório exclusivamente popular, uma novidade na época em que a escola de música dedicava-se quase que totalmente ao ensino e difusão de música erudita.
No final da década de 70, a big band rompeu seu vínculo com o Conservatório de Tatuí e passou a exercer carreira profissional, apresentando-se por todo o Estado de São Paulo. Na década de 80, o grupo interrompeu suas atividades e, por mais de dez anos, deixou de apresentar-se oficialmente, apenas esporadicamente.

Em 1998, a big band voltou às atividades novamente como grupo do Conservatório de Tatuí, unindo professores da escola com objetivo de propiciar a prática de música popular. O grupo retornou com cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e percussão – formação tradicional das big bands americanas populares nos anos 40 e que mantém até hoje.

Sempre com qualidade e irreverência, o grupo acompanha convidados especiais e já se apresentou ao lado de personalidades como Tânia Alves, Benito di Paula, Décio Cardoso, Leny Andrade, Altemar Dutra Junior e com bateria da escola de samba Vai-Vai. Na área instrumental, acompanhou nomes importantes em diferentes gêneros musicais, como Osvaldinho da Cuíca, o saxofonista norte-americano Miles Osland, o trompetista Altair Martins e o trombonista, compositor e arranjador Vittor Santos. Em outra oportunidade, recebeu como regente especial o conceituado Maestro Branco.

Apresentando-se pelo Estado de São Paulo, ultrapassou fronteiras no ano de 2005, quando realizou sua primeira apresentação fora do Brasil no 1º Festival Internacional de Jazz (Assunção) e na embaixada brasileira do Paraguai. No ano seguinte, lançou seu primeiro CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário