quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel chega a Tatuí com filmes gratuitos

Projeto está divulgando produções nacionais em dez estados

O cinema nacional caiu nas graças do brasileiro. Em 2010, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o público dos filmes brasileiros cresceu 56,77%. A demanda por filmes estrangeiros, ainda líderes de mercado, variou 13% no período. Hoje, praticamente um em cada cinco espectadores de cinema no País assiste a uma obra nacional, maior participação registrada desde 2003. Popularizar ainda mais a produção nacional, formar novas platéias e oferecer gratuitamente cultura de qualidade a pessoas que normalmente não têm facilidade de acesso são os objetivos do Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel, do projeto Gira Brasil 2011. O projeto, que está percorrendo dez estados, estará nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) em Tatuí, onde promove várias sessões na Praça do Barão, no Centro.

Num total de 380 sessões pelo Brasil, serão disponibilizados 11,4 mil lugares. A platéia vai assistir obras como O Bem Amado, regravação do clássico televisivo dos anos 70, O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, Chico Xavier, entre outras. Tudo em uma tela de 120 polegadas, em ambiente climatizado e com isolamento acústico. E o mais interessante: a sala escura com 32 lugares é montada em um caminhão especialmente adaptado para isso. O cinema vai até a plateia, contando até com a presença de um simpático lanterninha.

O roteiro inclui Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A iniciativa conta com parcerias das prefeituras, fundações e secretarias municipais, que fazem o agendamento das sessões.

“Desde o chamado ‘renascimento’, há mais de uma década, o cinema nacional está mostrando qualidade crescente. Facilitar que mais e mais pessoas tenham acesso a esses produtos culturais de qualidade é importante também para a formação de público”, observa o coordenador do projeto, Armando Appel. Idealizado pelo Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e patrocinado pela Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Conexão Cultural Tigre/ICRH tem duas etapas anuais, primeiro com teatro e depois com filmes.

Dados da Ancine apontam que o Brasil tem 2.206 salas de cinema (2010), concentradas em apenas 381 municípios – 6,8% do total. Os cinemas brasileiros registraram ano passado seu maior público desde 1982. Foram vendidos 134 milhões de entradas (19% mais que 2009), que renderam R$ 1,2 bilhão (29%).

Sobre a Tigre
A Tigre é a multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC no Brasil e na América do Sul e uma das maiores do mundo. Referência nos mercados Predial, de Infraestrutura, Irrigação e Indústria, é reconhecida também pela sua cultura de valorização das pessoas. Fundada em 1941, tem nove plantas no Brasil, incluindo fábrica de pincéis (Pincéis Tigre), perfis de PVC (Claris) e acessórios (Plena) e 12 no exterior (Argentina, Bolívia (2), Chile (3), Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai). Conta com mais de 6.700 funcionários e mais de 350 mil toneladas de produtos são fabricados anualmente. A receita bruta em 2010 foi de R$ 2,6 bilhões.

Sobre o ICRH
O Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Mais do que a realização do sonho do ex-presidente, é a continuidade de sua linha de pensamento e trabalho. O ICRH resume e reúne a postura de um grupo empresarial que sempre colocou em primeiro lugar as pessoas e que sempre valorizou sua comunidade. Somar para o futuro do país, contribuindo com a educação, esporte e cultura de jovens e adolescentes, sem descuidar da Saúde e do Saneamento Básico, são diretrizes do ICRH.

Sobre o proponente
O Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel é produzido pela Magma Cultura, do produtor cultural Jefferson Bevilacqua, que executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil e no exterior. Entre os principais projetos, estão, além do Conexão Cultural, também o Circuito SCGÁS 2011 de Cinema nas Comunidades, o Gira Brasil, Vitrine Cultural, a Sala Brasil e o Cinemóvel Mostra de Cinema Nacional, todos com recursos captados via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Somados, já levaram arte e divertimento a um público de cerca de 250 mil pessoas, em vários estados brasileiros.

SERVIÇO
Local: Praça do Barão, no Centro de Tatuí.
13/10: às 13h30, 15h30 e 19h30.
14/10: às 8h, 10h, 13h30 e 15h30.
Informações: Prefeitura – (15) 3259-8400 / 3259-2127 (Jean)

Nenhum comentário:

Postar um comentário