terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conservatório entrega hinos aos municípios da comarca de Tatuí

Solenidade será realizada nesta quarta, dia 26 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, finalizou a gravação dos hinos da comarca de Tatuí e realiza nesta quarta,  dia 26 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, a cerimônia de entrega das canções. Na ocasião, os hinos de Capela do Alto, Guareí, Cesário Lange, Porangaba, Quadra, Tatuí e Torre de Pedra serão executados pelo Coro e pela Banda Sinfônica do Conservatório.

O projeto da gravação teve início em 2009, quando, na solenidade de posse dos vereadores e prefeitos eleitos no pleito do ano anterior, o diretor executivo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, descobriu que a maioria dos municípios da comarca não tinha hinos. Desta maneira, ele propôs que a instituição organizasse e fizesse o arranjo das melodias já existentes para gravá-los.

Participaram do projeto os assessores pedagógicos Antônio Ribeiro e Erik Heimann Pais e o diretor administrativo-financeiro, Dalmo Magno Defensor, com a criação, junto com João José de Andrade, do hino de Quadra. “Assim, fica cumprida não a promessa, mas a missão de preparar as cidades da Comarca para a bela festa de diplomação dos eleitos, em 2012. Com pompa e circunstância”, disse Dourado.
Desde então, segundo o diretor do Conservatório de Tatuí, o projeto está crescendo e o Conservatório de Tatuí já produziu o hino da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), lançado em dezembro de 2010, e da Secretaria de Assuntos Penitenciários, o que fez o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, encampar a ideia e estimular esse trabalho de forma organizada. “Por que não dizer, eventualmente, para todos os municípios do Estado que não possuem hino. O resto só o futuro dirá, mas foi dada a partida”, concluiu Dourado.

Banda e Coro
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí existe desde 1992 e surgiu a partir de um processo de semi-profissionalização. Até o ano de 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos já profissionais, em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes.

Primando por repertório eclético, o grupo conta com vida fonográfica ativa. O primeiro CD foi gravado em 1995, denominado “Compositores Brasileiros”, marcando o trabalho de documentação de diversos gêneros.

Atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Entre as mais importantes estão “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia Anõia”, de Sergio Vasconcellos-Corrêa - que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999 -; “Retratos do Brasil”, de Hudson Nogueira; “Portrait” e “Concerto para Banda”, de Edson Beltrami, entre muitas outras. Seu repertório conta com mais de 90 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas, há 72 estreias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais.

O Conservatório de Tatuí sempre teve a atividade de canto-coral como disciplina de frequência obrigatória, mas foi somente em 1988 que músicos e professores da instituição uniram-se para a prática de coral, criando o atual Coro Sinfônico. À época, o grupo já se destacava por primar pela interpretação cênica das músicas nas apresentações. Tendo essa característica como destaque principal, o Coro estreou, em 1990, o “Da Boca do Circo”, primeira grande produção. Montagens como “Suite dos Pescadores” e “Na Era do Rádio” também tiveram reconhecimento e excursionaram pelo interior de São Paulo.

Em 1998, o coral deixou de ser formado por músicos e passou a contar com cantores – profissionais, professores de canto lírico e estudantes de nível avançado.

Mesclando canções populares brasileiras ao repertório renascentista, o Coro realiza apresentações de forma envolvente, valorizando a beleza das obras através da interpretação artística, seja à capella ou com acompanhamento sinfônico. Com essa formação, o grupo lançou seu primeiro CD, “Expressões”, no ano de 2001.

O Coro Sinfônico é o único bicampeão do Mapa Cultural Paulista – concurso promovido pela Secretaria de Estado da Cultura –, tendo vencido as edições de 2001/2002 e 2007/2008.
Atualmente, é formado por profissionais contratados exclusivamente para a atividade, professores e alunos-bolsistas da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário