sábado, 25 de setembro de 2010

Veja a matéria do Diário de Petrópolis sobre a vitória do Teatro de Tatuí:

Espetáculo de grupo paulista é o grande destaque do XVII Festival de Teatro do Rio



“Rosa de Cabriúna”, da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, recebe cinco prêmios
O espetáculo “Rosa de Cabriúna”, da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, de São Paulo, foi o grande destaque na premiação do XVII Festival de Teatro do Rio, encerrado ontem. Recebeu cinco prêmios nas categorias de melhor cenário, atriz, ator coadjuvante, direção e melhor espetáculo pelo júri oficial. A Cia Plágio de Teatro, de Brasília/DF, arrebatou três prêmios pela peça “Cru” nas categorias de melhor texto, ator e figurino. “O Avarento”, do Grupo Farsa, de Porto Alegre/RS, conquistou dois prêmios: melhor atriz coadjuvante e melhor espetáculo pelo voto popular. E espetáculo “Orire – Saga de um herói que confrontou a morte”, do grupo carioca Instituto de Desenvolvimento Cultural, ficou o prêmio de melhor iluminação do festival. Todos receberam troféus criados pelo artista plástico Jorge Salles.

O Festival de Teatro do Rio é promovido pelo Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida e sua 17ª edição aconteceu de 14 a 21, na Casa de Cultura Laura Alvim. Sete espetáculos foram selecionados de cerca de 100 inscrições recebidas de espetáculos de todo o país. A cerimônia de entrega de prêmios foi precedida por uma apresentação da “Cia Unidançarte” que executou uma coreografia para a música de abertura do seriado “A grande família”, que tem no elenco Marieta Severo, atriz homenageada neste Festival.

A premiação contou com a participação do reitor da Universidade Veiga de Almeida, Mario Veiga de Almeida Filho que entregou o prêmio de melhor espetáculo pelo júri oficial (Rosa de Cabriúna) para a representante da Cia de Teatro de Tatui, Deise de Oliveira. A diretora do Festival, Maria Anunciata de Almeida entregou o prêmio de melhor espetáculo escolhido pelo público para o ator Elison Couto, protagonista da peça. As duas produções receberam prêmio em dinheiro – R$ 2 mil para cada. A atriz e diretora Sura Berditchevsky, o figurinista e cenógrafo Pedro Sayad e o escritor e diretor Sergio Fonta, membros do júri, também participaram da entrega dos prêmios.

Os premiados – Melhor cenografia: Jayme Pinheiro (“Rosa de Cabriúna”); melhor figurino: Cinthia Carla (“Cru); melhor iluminação: Jorginho de Carvalho (“Orire”); melhor atriz coadjuvante: Lúcia Bendati (“O Avarento”); ator coadjuvante: Carlos Doles (“Rosa de Cabriuna”; melhor texto: Alexandre Ribondi (“Cru); melhor atriz: Dalila Ribeiro (“Rosa de Cabriúna”); melhor ator: Chico Santana (“Cru”); melhor diretor: Carlos Ribeiro (“Rosa de Cabriúna”); melhor espetáculo júri oficial: “Rosa de Cabriúna”; melhor espetáculo júri popular: “O Avarento”.

Além dos premiados citados, os espetáculos participantes do XVII Festival de Teatro do Rio, foram “A Metamorfose”, do grupo Teatro Experimental de Artes, de Caruaru/PE e “Trapa Rasa”, da Companhia Teatral Catarse, do RJ. E “Hay Amor”, do grupo Os Geraldos, de Campinas/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário