domingo, 26 de setembro de 2010

Mariana Rodrigues representará Tatuí no "Prelúdio"

Do jornal O Progresso de Tatuí

Formada pelo Conservatório de Tatuí, a pianista Mariana Rodrigues, de 22 anos, participou das audições do “Prelúdio” realizadas em agosto, em São Paulo, e foi selecionada para participar do concurso. Interpretando obra de Debussy, a jovem integra o grupo de 24 jovens talentos da música erudita que participam da edição 2010 do único programa de calouros da TV que privilegia este nicho. Mariana Rodrigues atualmente cursa piano na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

A estreia da sexta edição do “Prelúdio” ocorreu no último dia 19, pela TV Cultura, emissora pela qual é transmitido semanalmente às 16h. O programa conta com a direção artística do maestro Júlio Medaglia e apresentação de Estela Ribeiro. O vencedor ganhará uma bolsa de estudos na Alemanha, oferecida pelo Instituto Goethe, além de uma vaga como solista em um concerto especial promovido pela Cultura.

Em 2010, o programa conta com pelo menos três novidades: a primeira é o modelo de seleção dos candidatos, inédito no concurso. Foram realizados testes de audição para escolhê-los – antes esta fase era realizada apenas por meio dos DVDs enviados pelos candidatos. A segunda é que os candidatos serão acompanhados por uma orquestra fixa, a recém-formada Filarmônica Vera Cruz, de São Bernardo do Campo. A terceira está no visual. O logo e o cenário assumem, agora, a cor púrpura.

A atração, semanal, abre caminho para 24 talentos do universo erudito pertencentes a uma faixa etária flexível, mas artisticamente fértil, dos 13 aos 30 anos. Vindos de diversos pontos do Brasil, de Ananindeua (Pará) a Tatuí (São Paulo), são ases em técnica e experiência. Na lista de instrumentos tem piano, tuba, saxofone, violão, violino, violoncelo e clarinete, além do canto, que compõe o maior número de representantes, oito no total. Para completar, há ainda um regente.

No último fim-de-semana de agosto foram realizadas audições com 60 músicos previamente selecionados no Teatro Franco Zampari. Ao todo, a atração recebeu mais de cem inscrições. “Eles estão num nível altíssimo. É uma geração muito preparada. A minha era muito mais medrosa”, salienta Medaglia, que esteve presente em todas as etapas seletivas.

E é exatamente este processo – que apontou os 24 calouros – que roteiriza os programas de estreia e o do dia 26 de setembro. A proposta é compartilhar com o espectador o nervosismo, a ansiedade e a alegria momentânea dos garotos e garotas que subiram ao palco do teatro.

Dia 3 de outubro começa, de fato, o concurso. A sequência classificatória continua a mesma das temporadas anteriores, com oito eliminatórias, duas semifinais e a grande final, acobertada pelo ambiente maximalista da Sala São Paulo. As duas últimas etapas serão transmitidas ao vivo, respectivamente nos dias 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro.

Desde que foi criado, o programa “Prelúdio” contou com participações nas finais de alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí.

CONVITE PARA AS GRAVAÇÕES

As gravações das eliminatórias e as transmissões ao vivo das semifinais e final do “Prelúdio” serão abertas ao público. Para conferir, basta enviar um e-mail para preludioplateia@tvcultura.com.br ou ligar no telefone da produção, o (11) 2182-3474. Elas acontecerão nos dias 25 deste mês, 2, 16 e 23 de outubro, 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro, a partir das 14h. Com exceção da final, que será realizada na Sala São Paulo, o programa terá como palco o Teatro Franco Zampari, que fica na avenida Tiradentes, 451 – ao lado da estação Tiradentes do metrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário