terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Tatuí faz campanha para cadastramento de estabelecimentos do trade turístico

Cadastro é feito pela internet no Cadastur, do Ministério do Turismo

23/02/2021 | Com o intuito de fomentar a retomada gradual dos negócios turísticos pós-pandemia, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, está promovendo uma campanha de sensibilização dos estabelecimentos do trade turístico, para o Cadastro Unificado dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur).

O Cadastur é uma importante fonte de consulta para turistas e empresários e visa o cadastro nacional de empresas e profissionais que atuam no setor de Turismo, garantindo diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados, tais como: acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa “Viaje Legal”.

Podem se cadastrar restaurantes e cafeterias, locadoras de veículos, casas de espetáculos, dentre outras atividades dos ramos de Turismo e de entretenimento. Conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o registro é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras turísticas. A obrigatoriedade do registro é, também, para quem exerce a profissão de Guia de Turismo (conforme Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993).

“Incentivar os estabelecimentos do trade turístico a se cadastrarem nesta plataforma é uma das inúmeras ações de fomento ao Turismo que Tatuí vem adotando. O Turismo é uma ferramenta de geração de renda e de empregos, que movimenta as vendas no comércio local e fortalece diversos setores da economia, entre eles o gastronômico, o cultural e o da economia criativa. Tatuí é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a ser reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT), justamente por acreditar no potencial da atividade turística”, destaca o secretário municipal de Turismo, Cassiano Sinisgalli.

O registro no Cadastur é gratuito e deve ser feito no site https://cadastur.turismo.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário