quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

2º Fórum Municipal de Educação contou com mais de 1.100 profissionais

Intuito foi suprir de conhecimento os educadores para o retorno às aulas

2ª edição do Fórum Municipal de Educação de Tatuí contou com transmissões ao vivo

23/02/2021 | Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Tatuí, a Faculdade de Tecnologia de Tatuí  (Fatec), a Justiça Restaurativa e o Conselho Municipal de Educação, realizou na última semana, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, a 2ª edição do Fórum Municipal de Educação de Tatuí, que contou com mais de 1.100 inscritos para discutir os principais desafios da Educação neste momento. O evento teve o apoio da Inova CPS (Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza), Superação Cursos Ltda, FACON – Faculdade de Conchas e Fisk Tatuí.

Com temas disparadores e com caráter informativo, especialistas da área realizaram palestras, de forma on-line no canal Fórum do YouTube (bit.ly/youtubefeduc), com o intuito de suprir o conhecimento dos educadores para o retorno às aulas.

As especialistas em inclusão Carla Mauch e Guacyara Labonia, da ONG “Mais Diferenças”, iniciaram o ciclo de palestras trazendo a importante colaboração sobre como diversificar atividades para atender toda a clientela nesse momento de educação remota, independentemente dessa clientela ser portadora de deficiência. No período da tarde da quinta-feira (18/02), mais de 600 educadores assistiram em tempo real o terapeuta social e fundador da “Pedagogia da Emergência no Brasil”, Reinaldo Nascimento, que compartilhou suas experiências ao redor do mundo para acolher estudantes e manter ativos os processos educacionais em situações de urgência e trauma.

Na sexta-feira (19/02), o professor Marcos Paiva Pereira, do Observale UFRB, apresentou a contribuição da “Pedagogia da Alternância” para o ensino híbrido e mostrou para os 700 espectadores, como ela pode ser aplicada em meio urbano, praticando o ensino híbrido sem dependência total da Internet. Depois, no período da tarde, aconteceram discussões profundas sobre questões que nunca podem deixar de estar em nosso meio, como o racismo e os direitos humanos, brilhantemente abordados pela professora Neri de Barros Almeida, da Unicamp, e pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Tatuí, Marcelo Nalesso Salmaso. Com recorde de visualizações síncronas, eles conversaram por 2 horas com um grupo de, aproximadamente, 800 educadores, reforçando sempre a importância do acolhimento, do respeito e da valorização do educador, bem como a sua importância na construção de uma sociedade justa e humana.

Permeando todos os momentos de formação, acontecia em paralelo, nos bastidores, por meio da plataforma Discord, o Educkathon, um desafio no modelo Ideathon, realizado por mentores e técnicos da Inova CPS (Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza), cujo desafio era apresentar as melhores soluções para os problemas encontrados com as práticas pedagógicas durante a pandemia. As propostas foram apresentadas por uma equipe de cada escola municipal do Ensino Fundamental, sendo classificadas de acordo com a criatividade, a aplicabilidade e a inovação. As cinco melhores ideias estão disponíveis no canal do YouTube do Fórum Municipal da Educação (bit.ly/youtubefeduc), sendo que a vencedora foi o projeto “Senna em Ação”, que ganhou um kit com notebook do patrocinador Fisk Tatuí. De acordo com os organizadores, há previsão das discussões para apresentação de propostas continuarem pelo servidor do Discord e ocorrer uma próxima edição, no segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário