quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Traummusik Trio é atração gratuita dia 24, no Conservatório de Tatuí

Grupo é convidado especial da ‘Semana de Música de Câmara’, série de provas abertas que reúne mais de 600 alunos

O Traummusik Trio será o convidado especial da III Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, série de provas abertas que reúne mais de 600 alunos e cerca de uma centena de grupos de câmara. O Conservatório de Tatuí, considerada uma das mais importantes escolas de música, luteria e artes cênicas da América Latina, é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

A Semana de Música de Câmara acontece quatro vezes ao ano, dentro das atividades da área. Seu objetivo é mostrar o resultado dos estudos dos alunos e de seus grupos de música de câmara. São duos, trios, quartetos e quintetos, todos formados por alunos da área de música clássica. A disciplina é obrigatória para qualquer estudante de música da instituição e resulta em aprendizado que é carregado por toda carreira profissional. Tanto que vários grupos iniciados dentro das ações obrigatórias da disciplina se tornaram profissionais posteriormente. A área e a Semana de Música de Câmara tem coordenação da professora Míriam Braga.

As provas abertas serão realizadas no período de 21 a 25 de setembro, às 9h, 11h, 14h, 16h e 18h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415), com entrada franca. Nesses horários, os grupos de alunos fazem apresentações perante o público e uma banca de professores.

Dentro das atividades da semana, o convidado especial será o Traummusik Trio, formado por Marilane Bousquet, Cristiane Blóes e Roberto Pires. O trio apresenta o “Concerto da Primavera” às 19h do dia 24 de setembro (quinta-feira), também no Salão Villa-Lobos, com entrada franca.

O trio de câmara Traummusik (Música dos Sonhos, na tradução do alemão) nasceu em 2015 de uma paixão comum de seus integrantes: a música de câmara. Os artistas integrantes do trio são os professores: Marilane Bousquet, Cristiane Blóes e Roberto Pires. No “Concerto da Primavera”, eles apresentam repertório de “lieder” do século XIX para formação de voz soprano, clarineta e piano. “Com muita honra, apresentaremos também a canção O Amor, de Fúlvio Ferrari, com versão para voz, clarineta e piano, escrita e dedicada ao trio para estreia neste concerto”, afirmam os integrantes.

Além da obra de Fúlvio Ferrari, serão apresentadas composições de Franz Lachner, J. W. Kalliwoda, Louis (Ludwig) Spohr e Franz Peter Schubert.

Marilane Bousquet é soprano, professora de Canto Lírico e preparadora vocal. Iniciou seus estudos musicais como pianista, desenvolvendo sua formação como aluna das professoras Dalva Albernaz e Glacy Antunes de Oliveira na UFGO e Ilara Gomes Grosso na UFRJ. Formada em Licenciatura em Música pela UFRJ e Bacharelado em Canto com formação entre UFRJ e FAAM / FMU, concluindo seu curso sob a orientação do prof. Carmo Barbosa em São Paulo. Vem desenvolvendo seus estudos em pós- graduação como aluna especial nos programas de mestrado e doutorado da Unicamp, USP e Unesp. Em atualizações profissionais tem participado de workshops e masterclasses com enfoques na pedagogia, interpretação e performance vocal. Ao longo de sua carreira artística apresentou-se como solista e recitalista em diversos concertos de câmara no Brasil e em cinco estados norte-americanos. Exerce atividade pedagógica regularmente como preparadora e orientadora vocal no Núcleo Arte e Cultura em Sorocaba e em oficinas e festivais para grupos de teatro, coralistas, solistas e regentes de coros. Ingressou como professora no Conservatório de Tatuí em 2009, onde integra o colegiado de professores nas áreas de Canto Lírico e Música de Câmara tendo atuado como preparadora vocal dos alunos nas montagens do núcleo de ópera, em Bastião & Bastiana em 2013, adaptação da ópera de W. A. Mozart e L’Elisir d’amore de Donizetti em 2014. Integrou a equipe organizadora do III Encontro Nacional de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí, tendo atuado como oficineira convidada.

Roberto Pires iniciou seus estudos de clarineta com o professor José Carlos de Castro. Possui cursos de Graduação, Especialização e Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Durante 25 anos atuou como 1º Clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Atuou como Solista à frente de várias orquestras, tendo suas execuções dos Concertos de Mozart e Almeida Prado frente à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas recebido elogios da crítica especializada. Professor aposentado do Departamento de Música da Unicamp, onde atuou por mais de 25 anos. Integrou o corpo docente do Conservatório de Tatuí, nas disciplinas de clarineta e música de câmara de 2009 a 2015. Participa de diversas formações de grupos de câmara, desenvolvendo intensa atividade como clarinetista.

Cristiane Bloes é coordenadora e professora da Área de Piano, coordenadora do Encontro Internacional de Pianistas, Concurso Interno de Piano e Concurso Nacional de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi do Conservatório de Tatuí. Mestre em Música e Bacharel em piano pela Unesp-SP e formada em piano erudito e popular pelo Conservatório de Tatuí. Estudou com André Rangel, Catarina Domenici, Beatriz Balzi, Homero Magalhães, Peter Dausberg (música de câmara) e Paulo Braga (piano popular). Premiada no “X Prêmio Eldorado de Música” com o “Duo Sonâncias” (piano e percussão) e primeira edição do Concurso de Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi do Conservatório de Tatuí com o primeiro lugar, também tem obtido grande destaque como camerista. Acompanhou os flautistas Edson Beltrami (Brasil), Daniela Troiani (Itália), Michel Hazel (Alemanha), Felix Hengli (Suíça), Vieri Botazzini (Itália), Victor Mendoza (vibrafone-EUA), Miguel Villafruela (saxofone – Chile), entre outros. Acompanhou também, nomes da música popular como Leila Pinheiro, Toquinho, Altamiro Carrilho, Ney Matogrosso e os ingleses Alice Cooper, Joe Henderson e Alan Parsons no projeto Rock Sinfônico em várias capitais do Brasil (ano 2000). Atuou também como solista junto a “São Paulo Companhia de Dança”, sob direção de Inês Bogea noTeatro Procópio Ferreira e Sala São Paulo. Tem grande experiência como pianista de Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica, grupo com o qual, a convite dos maestros Lazlo Marosi e Dario Sotelo, vem realizando estreias latino-americanas de diversas obras modernas para piano e sopros.

SERVIÇO
III Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí
De 21 a 25 de setembro de 2015
Traummusik Trio
Dia 24 de Setembro – Quinta-feira
Horário: 19h00
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário