sexta-feira, 8 de maio de 2015

Conservatório de Tatuí recebe espetáculo internacional ‘Como Nasceram as Estrelas’

O Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe no dia 16 de junho (terça-feira), às 20h30, o espetáculo “Como Nasceram as Estrelas - Tocado, Falado & Riscado”. A produção une música, literatura, teatro e desenho e será apresentada por um grupo de artistas de Portugal. Os ingressos serão vendidos a R$ 5, na bilheteria do teatro Procópio Ferreira, que fica na rua São Bento 415.

“Como Nasceram As Estrelas - Tocado, Falado & Riscado” coloca num mesmo palco o melhor do mundo lusófono: música, literatura, teatro e desenho. Tendo como ponto de partida a obra “Como Nasceram As Estrelas - Doze Lendas Brasileiras” de Clarice Lispector, o compositor Fernando Lapa criou uma peça original. No palco, o ator António Durães dá voz e expressão aos textos, Toy Ensemble interpreta a música e Paulo Patrício ilustra, ao vivo, os sons e as palavras.

O espetáculo foi estreado no Grande Auditório do Conservatório de Música do Porto, em Portugal, no ano de 2013. Esta será a primeira turnê do grupo pelo Brasil.

Na obra “Como Nasceram As Estrelas - Doze Lendas Brasileiras”, escrita em 1977 e editada pela primeira vez em 1987, Clarice Lispector, dedica cada mês de um ano a vários elementos e personagens do folclore e da cultura popular brasileira, entre eles o Saci-Pererê, Curupira, Yara, Uirapuru, Pedro Malazarte, Curumim e o Negrinho do Pastoreio.

“A partir do cômico e do improvável, o resultado é um texto com uma série de narrativas muito curtas e divertidas, que deixam a imaginação voar e despertam também a nossa curiosidade”, destaca o grupo.

O projeto Tocado, Falado & Riscado envolve o grupo Toy Ensemble, o ator António Durães e o ilustrador Paulo Patrício. O Toy Ensemble tem como objetivo promover a divulgação e a expansão do cânone da cultura lusófona, por meio da música, literatura e artes visuais. As obras abordadas pertencem ao universo literário e musical contemporâneo, articulando as performances com atividades de artes visuais.

Apostando numa dinâmica de qualidade e experiência, os músicos, de destaque no panorama musical português, apresentam-se com agrupamentos variados e adaptados a cada situação. Nesta produção, ele é formado por Jed Barahal, violoncelo; Christina Margotto, piano; Marco Pereira, flauta; Ricardo Alves, clarinete; David Lloyd, violino e Paulo Costa, percussão. Juntando-se a eles em palco: o ator António Durães, que enquanto narrador, dá corpo e voz às palavras; sendo que Paulo Patrício acompanha as palavras e os sons com ilustrações ao vivo, desenhando diretamente em computador, com todas as ilustrações projetadas ao vivo numa tela.

SERVIÇO
“Como Nasceram as Estrelas - Tocado, Falado & Riscado”
Data: 16 de Junho de 2015 – Terça-feira
Horário: 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Ingressos: R$ 5,00
Retirada de ingressos: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou momentos antes do evento, na bilheteria do teatro.
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário