domingo, 10 de maio de 2015

Autor de 'Menino da Porteira' ganha estátua em Itapetininga

Teddy Vieira, natural de Itapetininga (SP), foi violeiro e compositor caipira.
Pesquisa do MIS apontou que 80% dos moradores desconheciam músico.

Estátua de Teddy Vieira ficará exposta em praça (Foto: Divulgação/ MIS e Arquivo Pessoal/ Teddy Vieira Filho)

O músico e compositor Teddy Viera, autor de mais de 300 músicas caipiras, entre elas “O Menino da Porteira” e “Rei do Gado”, ganhará uma estátua em homenagem ao aniversário de 50 anos de morte. O monumento será instalado no Largo dos Amores, no centro de Itapetininga (SP), no dia 17 de maio. O Museu da Imagem e do Som (MIS), responsável pela iniciativa, realiza os últimos retoques no projeto que custou R$ 24 mil e foi custeado por patrocinadores.

Para o presidente da instituição, Roberto Soares Hungria, a medida tem o objetivo de “fazer reviver quem já estava esquecido”, pois uma pesquisa feita pelo museu em fevereiro de 2014 apontou que 80% dos entrevistados não sabiam quem era o compositor e músico. “Entrevistamos mais de 200 pessoas na área central de Itapetininga e essa pesquisa apontou que só dois a cada 10 moradores conhecem o compositor. É um número muito baixo”, lamenta.

Segundo Hungria, o baixo número de pessoas que conhecem Teddy Vieira também é um dos motivos para a instalação da estátua. “Além de homenagear o ídolo e a família, uma obra em um dos principais pontos do município vai fazer as pessoas conhecerem o artista. É uma forma de resgatar o orgulho dos moradores, de melhorar a autoestima da cidade. Saber que um artista de sua cidade tem uma música que inspirou uma novela da Globo massageia o ego”, afirma.

O sentimento de orgulho também é compartilhado pelo filho do artista, o comerciante Teddy Vieira de Azevedo Filho. Atualmente morando em Minas Gerais, Teddy Filho viajará para assistir a cerimônia que lembra a vida de seu pai. “É muita alegria. É claro que em nossa família o trabalho de meu pai é muito significativo. Ele morreu quando eu tinha só 5 anos, mas minha mãe me contou tudo sobre ele. Tenho muito orgulho”, finaliza.

Teddy Vieira nasceu e está enterrado em Itapetininga (Foto: Reprodução TV Tem)

Quem foi Teddy Vieira?
Teddy Vieira de Azevedo nasceu em Itapetininga em 23 de dezembro de 1922. Ao terminar o curso primário na cidade natal, transferiu-se para São Paulo. Aos 18 anos escrevia versos caipiras e em 1948 teve suas duas primeiras músicas gravadas, pela dupla Mineiro e Manduzinho: "Preto de Alma Branca" e "João-de-Barro".

Considerado um dos mais bem-sucedidos compositores caipiras, teve a canção "O Menino da Porteira" gravada por Luizinho, Limeira e Zezinha em 1955, música que consagrou-o como compositor.

Teddy Vieira era subtenente do Exército, da Reserva, e nas horas vagas compunha modas-de-viola, cururus, toadas e ritmos. Foi também, em 1956, diretor de música sertanejo da gravadora Colúmbia, depois CBS, lançando a dupla Tião Carreiro e Pardinho e tantas outras.

Em 1957 casou-se com América Risso e teve seu único filho, Teddy Vieira de Azevedo Filho. O músico morreu em 16 de dezembro de 1965 em acidente de trânsito quando viajava a Buri (SP), cidade vizinha a Itapetininga, para pescar.

Teddy Vieira casou-se com América Risso em 1957 (Foto: Arquivo Pessoal/ Teddy Vieira Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário