No sábado, 24, a GCM prendeu dois indivíduos no Jardim Tókio por tráfico. No local foram encontrados 330 reais, três balanças de precisão, 14 gramas de maconha e 24 gramas de crack. Segundo denúncias, os traficantes utilizavam duas motocicletas para realizar a entrega das drogas nos bairros Vila Esperança e Vila Brasil. Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia e permanecem à disposição da Justiça. As motocicletas foram apreendidas e conduzidas ao pátio da CRTRANS.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Poupatempo Rural fica até sexta-feira em tatuí
A unidade móvel do Poupatempo do Produtor Rural ficará até sexta-feira, 30, no município, realizando atendimentos aos agricultores de Tatuí e região. O trailer está instalado na Rua 13 de maio, próximo ao Senai. O horário de atendimento é das 10h às 16h. A ação disponibiliza mais de 50 serviços, entre eles o cadastramento ambiental, guia de trânsito animal, informações sobre financiamentos rurais e Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.
TJ abre concurso para Escrevente Técnico Judiciário
Região de Tatuí tem 5 vagas, sendo uma para PCD - pessoa com deficiência
O Diário de Justiça Eletrônico (DJE) disponibilizou hoje (26) edital de abertura de concurso público para escrevente técnico judiciário nas 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs). As inscrições vão até o dia 6 de março pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br). O valor da taxa de inscrição é R$ 50.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com vencimentos de R$ 3.878,07, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte. Entre outros requisitos, o candidato deve ter 18 anos e ensino médio completos até a data da posse.
Há vagas para diversas Circunscrições Judiciárias do interior e litoral do Estado. Veja a íntegra do edital.
Comunicação Social TJSP – CA (texto)
falecimentos
26/01/2015 – JOSÉ MARINHO FALCÃO FILHO AOS 69 ANOS DE IDADE
25/01/2015 – VILMA SALMASI SOUZA AOS 78 ANOS DE IDADE
25/01/2015 – VALDO SIMAO AOS 71 ANOS DE IDADE
25/01/2015 – TEREZA SOARES DE OLIVEIRA AOS 79 ANOS DE IDADE
24/01/2015 – NILSON RODRIGUES DE OLIVEIRA AOS 30 ANOS DE IDADE
24/01/2015 – ADELINO SEGALLA AOS 95 ANOS DE IDADE
24/01/2015 - MARIA EUNICE RIBEIRO AOS 63 ANOS DE IDADE
23/01/2015 – ANA SUELI DOS PASSOS AOS 60 ANOS DE IDADE
23/01/2015 – MARIA JOSE MARTINS AOS 67 ANOS DE IDADE
23/01/2015 – MARIO JOSE PRESTES AOS 66 ANOS DE IDADE
21/01/2015 – MARIA DE LOURDES ANTUNES AOS 83 ANOS DE IDADE
20/01/2015 – DANIEL SILVEIRA CAMPOS AOS 83 ANOS DE IDADE
25/01/2015 – VILMA SALMASI SOUZA AOS 78 ANOS DE IDADE
25/01/2015 – VALDO SIMAO AOS 71 ANOS DE IDADE
25/01/2015 – TEREZA SOARES DE OLIVEIRA AOS 79 ANOS DE IDADE
24/01/2015 – NILSON RODRIGUES DE OLIVEIRA AOS 30 ANOS DE IDADE
24/01/2015 – ADELINO SEGALLA AOS 95 ANOS DE IDADE
24/01/2015 - MARIA EUNICE RIBEIRO AOS 63 ANOS DE IDADE
23/01/2015 – ANA SUELI DOS PASSOS AOS 60 ANOS DE IDADE
23/01/2015 – MARIA JOSE MARTINS AOS 67 ANOS DE IDADE
23/01/2015 – MARIO JOSE PRESTES AOS 66 ANOS DE IDADE
21/01/2015 – MARIA DE LOURDES ANTUNES AOS 83 ANOS DE IDADE
20/01/2015 – DANIEL SILVEIRA CAMPOS AOS 83 ANOS DE IDADE
Integrantes do FNL fazem passeata de protesto em Quadra
Do G1- Integrantes do movimento da Frente Nacional de Lutas (FNL) que ocuparam terras às margens de uma rodovia em Quadra (SP) fizeram um protesto pacífico pelas principais ruas da cidade neste domingo (25). O objetivo foi sensibilizar as autoridades para apoiarem o movimento, depois que a Justiça determinou a reintegração de posse do local invadido.
Segundo a organização, aproximadamente 500 pessoas das 1,2 mil famílias participaram da passeata. Eles pararam em frente a Câmara Municipal e depois foram em frente a casa do prefeito onde ficaram por quase 30 minutos. Como ninguém atendeu, foram à praça central onde terminou a manifestação. O protesto foi acompanhado pela Polícia Militar.
Entenda o caso
As famílias estão em barracos às margens da estrada que liga Itapetininga a Quadra. As invasões começaram em agosto do ano passado e em alguns locais chegaram a plantar. A área tem um histórico de disputa. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), faz um levantamento da cadeia dominial, para saber a origem da terra.
A Justiça julgou procedente da prefeitura de quadra que alega que as pessoas estão em uma área de uso comum, específica para a passagem de veículos. E será cumprida nos próximos dias a reintegração de posse da área ocupada. A liminar foi expedida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Tatuí, Miguel Alexandre Correa França.
Segundo a organização, aproximadamente 500 pessoas das 1,2 mil famílias participaram da passeata. Eles pararam em frente a Câmara Municipal e depois foram em frente a casa do prefeito onde ficaram por quase 30 minutos. Como ninguém atendeu, foram à praça central onde terminou a manifestação. O protesto foi acompanhado pela Polícia Militar.
Entenda o caso
As famílias estão em barracos às margens da estrada que liga Itapetininga a Quadra. As invasões começaram em agosto do ano passado e em alguns locais chegaram a plantar. A área tem um histórico de disputa. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), faz um levantamento da cadeia dominial, para saber a origem da terra.
A Justiça julgou procedente da prefeitura de quadra que alega que as pessoas estão em uma área de uso comum, específica para a passagem de veículos. E será cumprida nos próximos dias a reintegração de posse da área ocupada. A liminar foi expedida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Tatuí, Miguel Alexandre Correa França.
(Foto: Carlos Alberto Soares/ TV TEM)
Equipe de Tatuí ganha 7 troféus na Corrida de São Sebastião
Atletas tatuianos brilharam, no sábado, 24, na 29ª Corrida de São Sebastião, realizada no distrito de Laras, município de Laranjal Paulista. A cidade esteve representada pela equipe Tatuí/Ata Pé Vermeio, da Secretaria Municipal de Esporte.
Vejam os resultados:
Adriele L. Pires Barbosa, vice-campeã da categoria 11/12 anos.
Maria de Lourdes Soares Oliveira (Malu Soá), campeã da categoria 16/35 anos geral feminino 5 km.
Letícia Gimenez Ferreira, 3ª colocada na categoria 16/35 anos geral feminino 5 km.
Cleverson Stank, campeão na categoria 16/35 anos geral masculino 5 km.
Jorge Augusto Valério, 3º colocado na categoria 16/35 anos geral masculino 5 km.
Francisco Valdemir Pereira Azevedo (Ceará), 3º colocado na categoria 36/45 anos masculino 5 km.
Prof. Eronides dos Santos, vice-campeão na categoria 46 anos em diante masculino 3 km.
Meteorito deixa rastro de fumaça em Tatuí ao cair e é encontrado em Porangaba
![]() |
| Meteorito que pode ter mais de 4 bilhões de ano pesa 400 gramas |
Uma lasca do material foi enviada para estudos na instituição. O meteorito mede oito centímetros, pesa aproximadamente 400 gramas e pode ter mais de 4,56 bilhões de ano, segundo o astrônomo amador que encontrou o objeto, Renato Cassio Poltronieri: “Trata-se de um condríto, indicado por ter menos ferro na parte interna.
Dados conclusivos somente após a finalização dos estudos em laboratório, mas sabe-se que o condríto é remanescente dos primeiros momentos da formação do Sistema Solar”, afirma.
A rocha espacial percorreu o céu do interior paulista em 9 de janeiro, e só foi encontrada por especialistas no dia 18. Participaram da expedição para encontrar a pedra o astrônomo amador e a especialista Maria Elizabeth Zucolotto, cientista do Museu Nacional do RJ.
Dados conclusivos somente após a finalização dos estudos em laboratório, mas sabe-se que o condríto é remanescente dos primeiros momentos da formação do Sistema Solar”, afirma.
A rocha espacial percorreu o céu do interior paulista em 9 de janeiro, e só foi encontrada por especialistas no dia 18. Participaram da expedição para encontrar a pedra o astrônomo amador e a especialista Maria Elizabeth Zucolotto, cientista do Museu Nacional do RJ.
![]() |
| Renato com o meteorito que caiu em Porangaba |
Renato e Maria Elizabeth viajaram a Porangaba no dia 17 de janeiro, e mesmo sabendo da provável localização do meteorito, procuraram por possíveis fragmentos em terrenos vizinhos, na zona rural de Porangaba. No segundo dia de buscas, foram até o terreno apontado pelos cálculos e visualizaram a rocha, que já havia sido descoberta pelo caseiro da propriedade. “O caseiro informou que estava na varanda da casa quando ouviu a explosão no céu. Depois de uns cinco minutos, ouviu o som de duas coisas caindo no chão. Um próximo e outro mais distante. Ele foi até o local mais perto, que fica há três metros da casa do dono da propriedade, e encontrou a pedra enterrada a 25 centímetros no chão”, explica Renato.
Estudo da localização
Segundo Renato, as buscas pelo meteorito na cidade só foram possíveis depois que outro astrônomo amador calculou a provável posição de queda de um meteoro que atravessou o interior paulista. Com apenas três fotos e o relato de uma testemunha, Carlos Eduardo Augusto de Pietro calculou o destino do meteoro.
A importância está nos cálculos que apontaram a localização do meteorito. Aí está a dificuldade"
Rogério Leite, astrônomo amador
A rocha espacial é a quarta a ser encontrada no estado de São Paulo, mas o que impressionam especialistas é que pela primeira vez no país calculou-se a trajetória e a queda de um meteorito com base em fotos e relatos. “A importância não é especificamente o meteorito, mas sim os cálculos que apontaram a localização dele. Aí está a dificuldade”, ressalta o astrônomo amador Rogério Leite.
Em entrevista ao G1, Carlos Eduardo afirma que demorou quatro dias para fazer todos os cálculos necessários. “Recebi fotos do rastro de fumaça deixado pelo meteorito nas cidades de Lençóis Paulista, Jaú e Tatuí, além de conversar com uma pessoa que viu o rastro. A partir dessas informações tracei a direção, o peso e a velocidade do meteorito. Depois que a rocha espacial atinge a atmosfera ela explode, então previ em qual ponto a explosão iria acontecer e medi um raio em que os fragmentos iriam cair”, revela.
O estudioso sobre o assunto calcula que antes de explodir, o meteorito pesava 100 quilos e viajava a 180 mil quilômetros por hora. “O meteorito explode porque a pressão exercida pela atmosfera é maior que ele. Durante o trajeto da descida dele a atmosfera cria uma bolha de plasma, uma compreensão, na tentativa de proteger a terra do impacto. A pedra em chamas caindo resiste até certo ponto”, explica Carlos.
Estudo da localização
Segundo Renato, as buscas pelo meteorito na cidade só foram possíveis depois que outro astrônomo amador calculou a provável posição de queda de um meteoro que atravessou o interior paulista. Com apenas três fotos e o relato de uma testemunha, Carlos Eduardo Augusto de Pietro calculou o destino do meteoro.
A importância está nos cálculos que apontaram a localização do meteorito. Aí está a dificuldade"
Rogério Leite, astrônomo amador
A rocha espacial é a quarta a ser encontrada no estado de São Paulo, mas o que impressionam especialistas é que pela primeira vez no país calculou-se a trajetória e a queda de um meteorito com base em fotos e relatos. “A importância não é especificamente o meteorito, mas sim os cálculos que apontaram a localização dele. Aí está a dificuldade”, ressalta o astrônomo amador Rogério Leite.
Em entrevista ao G1, Carlos Eduardo afirma que demorou quatro dias para fazer todos os cálculos necessários. “Recebi fotos do rastro de fumaça deixado pelo meteorito nas cidades de Lençóis Paulista, Jaú e Tatuí, além de conversar com uma pessoa que viu o rastro. A partir dessas informações tracei a direção, o peso e a velocidade do meteorito. Depois que a rocha espacial atinge a atmosfera ela explode, então previ em qual ponto a explosão iria acontecer e medi um raio em que os fragmentos iriam cair”, revela.
O estudioso sobre o assunto calcula que antes de explodir, o meteorito pesava 100 quilos e viajava a 180 mil quilômetros por hora. “O meteorito explode porque a pressão exercida pela atmosfera é maior que ele. Durante o trajeto da descida dele a atmosfera cria uma bolha de plasma, uma compreensão, na tentativa de proteger a terra do impacto. A pedra em chamas caindo resiste até certo ponto”, explica Carlos.
![]() |
| Renato e Zucolotto averiguam local onde a rocha caiu |
Mesmo tendo descoberto a localização, Carlos não poderia sair em busca da rocha espacial devido a distância, já que mora em Goiânia (GO) a mais de 800 quilômetros de distância de Porangaba.
Por isso, avisou o amigo Renato, que mora em Nhandeara (SP), região de São José do Rio Preto (SP), e a especialista Zucolotto. “Eu e o Renato fazemos parte da organização Bramon [Brazilian Meteor Observation Network], grupo científico sem fins lucrativos composto por astrônomos amadores e profissionais. Por isso confiei a ele o trabalho de encontrar o meteorito em Porangaba”, comenta Carlos.
A rocha espacial está com o dono da propriedade onde caiu. O destino do meteorito ainda não foi definido. Equipes da Bramon ainda procuram neste domingo (25), e seguem até terça-fira (27), por novos fragmentos do meteorito que possam ter caído na cidade.
A rocha espacial está com o dono da propriedade onde caiu. O destino do meteorito ainda não foi definido. Equipes da Bramon ainda procuram neste domingo (25), e seguem até terça-fira (27), por novos fragmentos do meteorito que possam ter caído na cidade.
Caminhoneiro que causou acidente responde por homicídio em Cerquilho
O motorista que teria provocado um grave acidente entre carro e caminhão na manhã deste sábado (24), na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127) em Cerquilho, vai responder por homicídio culposo – quando não há intenção de matar. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram gravemente feridas.
O caminhoneiro prestou depoimento na delegacia e foi liberado. Ele vai responder ao processo em liberdade por ter feito uma conversão proibida a esquerda no meio da pista. Segundo o motorista do caminhão, José Severino da Costa, ele alega que cometeu o erro por excesso de confiança. “Como é uma reta muito grande e a pista muito larga, e o trânsito é pouco, então pensei que dava para virar sossegado. Quando pensei em virar eu lembro de ter olhado no lado esquerdo, o meu lado, e estava limpa a pista. Depois disso não lembro mais o que aconteceu”, lamenta.
O cabo da Polícia Rodoviária Adriano Thibes explica que os dois veículos seguiam sentido Tatuí na rodovia de pista simples. O motorista do caminhão fez manobra à esquerda e o carro que seguia atrás bateu na lateral dele. “O caminhão cruzou repentinamente a rodovia, sendo que o veículo colidiu transversalmente. Foi muito rápido, não deu tempo hábil de pensar nada”, ressalta.
A polícia ainda afirma que um quilômetro a frente tem um retorno, seguro, em que o caminhoneiro poderia ter entrado. Com a colisão, os bancos do carro foram arremessados para fora e vários pedaços do veículo ficaram espalhados pela pista.
O passageiro que estava no banco de trás morreu no local. A motorista e o outro passageiro foram socorridos e encaminhados a hospitais da região em estado grave. A família da mulher não autorizou a divulgação de informações do estado de saúde da vítima. Já o homem levado ao hospital de Tatuí continua em estado grave.
O caminhão pertence a uma empresa terceirizada que presta serviço a concessionária que administra a rodovia. Por meio de nota, a concessionária informou que aguardará a conclusão do inquérito para verificar as medidas que serão tomadas.
![]() |
| Homem que estava no banco de passageiros morreu (Foto: Arquivo Pessoal/ Internauta) |
domingo, 25 de janeiro de 2015
Saiba mais sobre o GERT Futebol Clube
O Grêmio Esportivo e Recreativo Tatuí (GERT) é um clube amador brasileiro de futebol, fundado em 1997, com sede em Tatuí, São Paulo. É um clube de relevância regional. Disputa amistosos aos sábados e campeonatos amadores oficiais da Federação Paulista de Futebol. O atual símbolo do clube já foi pensado e adotado por sua diretoria em seu primeiro ano de existência, sendo o saudoso Chico Geroto seu idealizador .Alcunha: azulão. Mascote: urso. Atual presidente: Maurício Madureira. Treinador: Daniel Antunes.
O GERT foi fundado no dia 10 de Abril de 1997 a partir da ideia de amigos que trabalhavam na antiga fábrica Alpargatas Santista Têxtil , daí vem seu primeiro nome Grêmio Esportivo e Recreativo Têxtil .A partir do desligamento de seus fundadores à fábrica têxtil ,o clube passou a adotar o nome Grêmio Esportivo e Recreativo Tatuí. Seu fundador e primeiro presidente foi Noel Amaro Granjeiro e seu primeiro vice Dirceu de Souza.
A partir do ano de 2010, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí, o Gert FC passou a mandar seus jogos no Estádio do Sindicato dos Metalúrgicos, com capacidade para 5 mil torcedores.. Com estruturas modernas e um gramado impecável, o estádio foi eleito em 2014 o 3º melhor dentre todos os estádios que foram sede da Copa São Paulo de Futebol Junior, perdendo apenas para os renomados Pacaembu e Arena Barueri.
O Gert FC nos últimos anos vem se destacando na Categoria Veterana da cidade sendo o atual Tetra Campeão da Copa Rádio Notícias de Tatuí (renomado campeonato tatuiano que conta com presença de jogadores de toda região) , todos eles de forma consecutiva , sendo os três últimos de forma invicta e levando apenas um gol contando os três campeonatos.
Títulos
Campeão da Copa Rádio Notícias de Tatuí 2011, 2012, 2013 e 2014.
Campeão do Campeonato de Verão do São Martinho 2003, 2004, 2005 e 2006.
Campeão da Copa Tatuí 2000.
Campeão Amador de Tatuí 1998.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ProAC contempla gravação musical em Tatuí e mais 14 projetos da região
Maíra Fernandes
A Secretaria de Estado da Cultura divulgou a lista de mais 15 projetos da região de Sorocaba contemplados em editais de incentivo para projetos culturais. Selecionados por editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) em 2014, esses projetos receberão apoio financeiro para serem executados este ano. Entre os contemplados, projetos na área de teatro, circo, literatura, criação dramatúrgica, entre outros, propostos por pessoas de Tatuí, Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Salto e Mairinque.
De Tatuí, a BGHP Produções Musicais foi contemplada na área de gravação de disco inédito e circulação de espetáculos de música erudita com o projeto Serestas e outras imagens do Brasil (R$ 80 mil).
IPTU será reajustado em 6,41% neste ano
Proprietários de terrenos e imóveis receberão os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano a partir de fevereiro. A Prefeitura espera enviar os talões após contratação de empresa especializada para a confecção. O processo de licitação está sendo finalizado neste mês.
O imposto chegará aos contribuintes com 6,41% de reajuste em relação ao valor praticado no ano passado. O percentual adotado é referente ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado do ano passado.
Do jornal O Progresso de Tatuí
sábado, 24 de janeiro de 2015
Acidente entre carro e caminhão mata uma pessoa em Cerquilho
Do G1- Um homem morreu em um acidente entre carro e caminhão na manhã deste sábado (24) na rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), em Cerquilho. Segundo a Polícia Rodoviária, o caminhão manobrou à esquerda no meio da via simples quando foi atingido pelo carro que vinha no mesmo sentido da pista. O carro capotou depois da batida.
Ainda de acordo com a polícia, o homem que morreu estava no banco traseiro do carro. O motorista e a mulher que estava no banco do passageiro foram encaminhados em estado gravíssimo para hospitais da região. O motorista do caminhão foi para a delegacia para prestar depoimento.
O caminhão era usado por empresa que presta serviços de conservação, como poda de vegetação e recolhimento de lixo, para a concessionária que administra a rodovia. A concessionária informou que vai aguardar a conclusão do inquérito para verificar as medidas que serão tomadas. Uma pessoa, que prefere não se identificar, registrou os veículos após o acidente e enviou foto à redação.
A família da mulher levada em estado grave não autorizou a divulgação de informações do estado de saúde da vítima. Já o homem levado ao hospital de Tatuí continua em estado grave.
Ainda de acordo com a polícia, o homem que morreu estava no banco traseiro do carro. O motorista e a mulher que estava no banco do passageiro foram encaminhados em estado gravíssimo para hospitais da região. O motorista do caminhão foi para a delegacia para prestar depoimento.
O caminhão era usado por empresa que presta serviços de conservação, como poda de vegetação e recolhimento de lixo, para a concessionária que administra a rodovia. A concessionária informou que vai aguardar a conclusão do inquérito para verificar as medidas que serão tomadas. Uma pessoa, que prefere não se identificar, registrou os veículos após o acidente e enviou foto à redação.
A família da mulher levada em estado grave não autorizou a divulgação de informações do estado de saúde da vítima. Já o homem levado ao hospital de Tatuí continua em estado grave.
(Foto: Arquivo Pessoal/ Internauta)
Justiça determina reintegração de posse em ocupação em Quadra
Do G1- A reintegração de posse da área ocupada por manifestantes sem terra em Quadra será cumprida nos próximos dias. A Justiça julgou procedente a ação da prefeitura. Os integrantes da Frente Nacional de Lutas (FNL) estão acampados desde o ano passado. São 1,2 mil famílias.
A liminar foi expedida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Tatuí, Miguel Alexandre Correa França. A ação foi movida pela Prefeitura de Quadra, que alega que os sem terra estão numa área de uso comum, específica para a passagem de veículos. Os barracos estão às margens da estrada que liga Itapetininga à Quadra.
Os integrantes do FNL reivindicam a área da fazenda Paiol para reforma agrária. A propriedade produz cana-de-açúcar. As invasões começaram em agosto de 2014. Desde então, o grupo comanda uma série de ocupações. Em alguns locais eles chegaram a plantar.
A área tem um histórico de disputa. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), faz um levantamento da cadeia dominial, para saber a origem da terra. A integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ellen Caroline de Sá Camargo desaprova a invasão feita pelo grupo.
“Quem deve decidir se houve grilagem ou não, de quem é a terra ou não, é o Poder Judiciário. Infelizmente, no Brasil temos essa cultura de que ‘preciso resolver de alguma enforma, então às vezes resolvo da forma errada, no grito’. A invasão não é a solução para quem não tem nada tenha alguma coisa", conclui.
A liminar foi expedida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Tatuí, Miguel Alexandre Correa França. A ação foi movida pela Prefeitura de Quadra, que alega que os sem terra estão numa área de uso comum, específica para a passagem de veículos. Os barracos estão às margens da estrada que liga Itapetininga à Quadra.
Os integrantes do FNL reivindicam a área da fazenda Paiol para reforma agrária. A propriedade produz cana-de-açúcar. As invasões começaram em agosto de 2014. Desde então, o grupo comanda uma série de ocupações. Em alguns locais eles chegaram a plantar.
A área tem um histórico de disputa. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), faz um levantamento da cadeia dominial, para saber a origem da terra. A integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ellen Caroline de Sá Camargo desaprova a invasão feita pelo grupo.
“Quem deve decidir se houve grilagem ou não, de quem é a terra ou não, é o Poder Judiciário. Infelizmente, no Brasil temos essa cultura de que ‘preciso resolver de alguma enforma, então às vezes resolvo da forma errada, no grito’. A invasão não é a solução para quem não tem nada tenha alguma coisa", conclui.
(Foto: Reprodução/ TV TEM)
Aproveite os pontos de internet grátis na cidade
24/01/2015 | Tatuí já conta com seis espaços públicos com o sistema wi-fi de internet gratuita:
- Praça da Matriz,
- Praça da Santa (a praça do Pinheirão),
- Praça de Alimentação e
- Praça do Barão (a praça Paulo Setúbal), no Centro. Mais o
- Parque Ayrton Senna, na Vila Dr. Laurindo, e a
- Praça do Carroção, no bairro Valinho, junto à Avenida Zilah de Aquino.
Basta levar um tablet, notebook ou celular. No plano de governo do prefeito Manu consta que o serviço será expandido para toda a cidade.
Basquete de Tatuí vai a Cerquilho neste domingo para enfrentar time local
Está confirmado para este domingo, dia 24, às 14:30, no Ginásio de Esportes Mário Pilon, em Cerquilho, a partida que dá o pontapé inicial da temporada 2015. Em quadra, Cerquilho (vice nos Jogos Regionais de 2014) recebe a A. A. XI de Agosto/AABT/Tatuí com sua equipe principal (vice-campeã do Regionalito de Itapeva). Entrada franca.
O time de Cerquilho vem a quadra com Caio, Evair, Wesley e Cia enquanto Tatuí, treinado pelo Luis Silva, vem com Jordan, Cranio, Lipe, os irmãos Brandão e toda a galera que já vem jogando junto a vários anos. Vai ser um pega interessante que servirá para análise dos técnicos e para desenferrujar um pouco as canelas dessa turma que vem treinando forte.
A AABT tem os apoios de Skill Escola de Idiomas de Tatuí, Hortelã Centro Gastronômico, A. A. XI de Agosto, Prefeitura Municipal de Tatuí e h2 Sistemas.
Com informações de Gimnasiu Eventos Esportivos
O primeiro gol brasileiro no exterior
Juvenal de Campos Filho e os 100 anos do primeiro gol brasileiro no exterior por BLOG DO CURIOSO em ago 10, 2013 • 7:18
O primeiro gol brasileiro no exterior está fazendo 100 anos hoje sem muita festa. No dia 10 de agosto de 1913, um combinado que tinha como base o Sport Club Americano, de São Paulo, venceu um selecionado argentino por 2 x 0, partida disputada no antigo campo do Racing, na cidade de Avellaneda. O Americano viajou reforçado com alguns craques de outras equipes, como Friedenreich, do Ypiranga.
Os brasileiros chegaram a Buenos Aires dois dias antes da partida no navio a vapor Amazon. Os jornais La Prensa e La Razon fizeram boa cobertura da partida, mas duvidavam da capacidade do time do Americano. As manchetes diziam coisas do tipo “quantos gols marcaremos nos brasileiros?”. O time que jogou foi Hugo; Chico Netto e Meneses; Antonio Bertone, Juan Bertone e Thiele; Formiga, Alencar, Friedenreich, Juvenal e Décio Viccari. O técnico era Alex Hiutchinson, que também apitou a partida.
O autor do primeiro gol foi Juvenal de Campos Filho, nascido em 1 de janeiro de 1895, na cidade de Tatuí (SP). “Naná”, como era mais conhecido, marcou o gol que abriu caminho para a vitória brasileira aos 33 minutos do primeiro tempo. Depois de receber cruzamento do ponta-esquerda Formiga, ele bateu de canhota, em um chute cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Pearson, da equipe argentina. Quatro minutos depois, o capitão Décio Viccari ampliou o marcador com chute rasteiro. Os argentinos atribuíram a derrota aos fortes ventos.
Esse combinado disputou ainda mais quatro amistosos na excursão e perdeu os quatro jogos:
15/8/13 – Americano 1 x Combinado de Montevidéu 2
17/8/13 – Americano 0 x Combinado argentino 2
24/8/13 – Americano 0 x Combinado uruguaio 2
26/8/13 – Americano 2 x Combinado uruguaio 4
O Americano, que usava as cores verde e branco, foi fundado em 21 de maio de 1903 na cidade de Santos (SP). Em 1911, a equipe transferiu sua sede para a capital, o que facilitou o surgimento de outro time na cidade praiana, o Santos Futebol Clube. O Americano conquistou a primeira vitória internacional para o Brasil em 13 de agosto de 1911, ao derrotar uma equipe uruguaia por 3 x 0 no Estádio da Floresta (onde está hoje o clube Tietê, na Ponte das Bandeiras), depois de 14 derrotas sofridas por equipes brasileiras. O Americano foi campeão paulista invicto em 1912 e 1913, mas encerrou suas atividades em 1916.
Juvenal foi bicampeão pelo Americano e ainda conquistaria o tri pela Associação Atlética São Bento em 1914. Fez cinco partidas pelo Flamengo em 1915 e 1916 e jogou pelo Palmeiras da Bahia, onde começou a estudar Medicina. Com a morte do pai, em 1921, desistiu do futebol e voltou a Tatuí para cuidar dos negócios da família. Juvenal morreu em 11 de março de 1983, aos 88 anos.
Prédio da fábrica Campos Irmãos está sendo restaurado para supermercado
![]() |
| Arquitetura de fábrica de 1908 deverá ser preservada |
INTEGRAÇÃO - A Coop – Cooperativa de Consumo deverá instalar sua segunda unidade em Tatuí na antiga Fábrica Campos Irmãos, entre as Rua Juvenal de Campos e Santa Cruz, região central da cidade. A restauração na fachada do antigo prédio foi iniciada com a autorização do Condephaat (Conselho Estadual de Defesa do Patrimônico Histórico).
A previsão é que até outubro deste ano, as obras estejam concluídas e o novo empreendimento comercial possa ser inaugurado. Segundo consta, além supermercado deverá ter área de estacionamento, farmácia e algumas lojas comerciais.
A Fábrica Santa Adélia, antiga Campos Irmãos, representa a segunda geração de indústrias têxteis do Estado de São Paulo. Iniciou suas atividades em 1908, sendo a segunda tecelagem a se instalar em Tatuí. O tombamento por parte do Condephaat estadual foi em 2007 e recai sobre a quadra principal, em fase de restauração, além das construções na Rua Cel. Lúcio Seabra, em frente o edifício principal. Neste local funciona uma agência do Banco do Brasil. Ficou estabelecido pelo Condephaat o grau de preservação 2 para todas as edificações deste trecho.
A frase
“A senhora fez com que Brasília fosse mais próxima de Rio Grande da Serra do que o Palácio dos Bandeirantes [sede do governo Geraldo Alckmin]."
Gabriel Maranhão (PSDB), prefeito de Rio Grande da Serra (SP), à presidenta Dilma Rousseff (PT).
Empregos
1. O Supermercado Barbosa está precisando de:
Repositor
Cozinheira
Açougueiro
Confeiteiro
Cartazista
Padeiro
2. A Marquespan, empresa do setor de panificação, está abrindo um segundo turno de produção e está recebendo currículos de pessoas interessadas. A empresa fica na marginal da SP 127, próxima da Delmar.
3. A Cerâmica Endo, localizada na Rodovia Mário Batista Mori, de frente para a Cerâmica Bronze, está admitindo forneiro.
Repositor
Cozinheira
Açougueiro
Confeiteiro
Cartazista
Padeiro
2. A Marquespan, empresa do setor de panificação, está abrindo um segundo turno de produção e está recebendo currículos de pessoas interessadas. A empresa fica na marginal da SP 127, próxima da Delmar.
3. A Cerâmica Endo, localizada na Rodovia Mário Batista Mori, de frente para a Cerâmica Bronze, está admitindo forneiro.
Manu anuncia ciclovia entre o Santa Rita e o Jardim Gramado
O prefeito Manu anunciou duas melhorias de mobilidade urbana que serão realizadas no Jardim Santa Rita ainda no primeiro semestre de 2015: a pavimentação da ligação da Rua Osmil Martins à Teófilo Andrade Gama e a implantação de uma ciclovia. A via para o trânsito exclusivo de bicicletas terá três quilômetros de extensão e vai do posto de saúde do Rosa Garcia até o Jardim Gramado. O trajeto terá pintura especializada com demarcação viária, placas informativas de quilometragem percorrida e tachas refletivas.
“O Santa Rita tem atenção especial do nosso governo. Na saúde, recebeu o Pronto Atendimento que hoje tem fluxo de 600 pacientes por mês; na educação, estamos construindo ao mesmo tempo uma creche e uma escola de ensino fundamental, sem falar do Acessa São Paulo, da escola de ensino médio que já conseguimos junto ao Governo do Estado, além é claro das mil casas populares que serão iniciadas também em breve”, finalizou.
Homem é flagrado com carcaça de motor roubado
Na noite de quinta-feira, 22, durante um patrulhamento de rotina pela Praça Cesário Mota, uma viatura da GCM se deparou com um indivíduo empurrando um carrinho de supermercado e dentro havia uma carcaça de motor de caminhão. De imediato a guarnição fez a abordagem e, ao ser questionado, o homem de 33 anos acabou confirmando que o carrinho e a carcaça eram furtados. Ele foi encaminhado à Delegacia de Policia e permanece à disposição da Justiça.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Suspeitos de tráfico de drogas são detidos no Marajoara
Do G1- Um rapaz de 22 anos foi preso suspeito de tráfico de drogas no Bairro Marajoara, nesta quinta-feira (22). Além dele, um adolescente de 16 anos também foi apreendido por suposta participação no crime. De acordo com a Guarda Civil Municipal, com a dupla foram apreendidas 32 porções de entorpecentes.
Segundo a GCM, uma denúncia anônima indicava o tráfico de drogas no bairro. O local passou a ser monitorado e, durante patrulhamento no bairro, os agentes encontraram os dois rapazes em atitude suspeita.
Ao perceberem a viatura, os suspeitos jogaram algumas porções em meio a entulho. Eles foram abordados e, na revista pessoal, os agentes localizaram algumas porções escondidas nas roupas dos investigados, além de R$ 30 em espécie. Os agentes ainda verificaram o local e encontraram mais pinos de drogas em meio ao entulho.
Perguntado sobre a droga, o rapaz mais velho confessou que traficava no local e que havia ainda mais drogas na casa dele. Os guardas foram até a residência do sujeito e localizaram mais entorpecentes, totalizando 32 porções.
Os rapazes foram conduzidos à delegacia. O menor foi liberado após a presença da mãe. Já o adulto segue no local à disposição da Justiça.
Segundo a GCM, uma denúncia anônima indicava o tráfico de drogas no bairro. O local passou a ser monitorado e, durante patrulhamento no bairro, os agentes encontraram os dois rapazes em atitude suspeita.
Ao perceberem a viatura, os suspeitos jogaram algumas porções em meio a entulho. Eles foram abordados e, na revista pessoal, os agentes localizaram algumas porções escondidas nas roupas dos investigados, além de R$ 30 em espécie. Os agentes ainda verificaram o local e encontraram mais pinos de drogas em meio ao entulho.
Perguntado sobre a droga, o rapaz mais velho confessou que traficava no local e que havia ainda mais drogas na casa dele. Os guardas foram até a residência do sujeito e localizaram mais entorpecentes, totalizando 32 porções.
Os rapazes foram conduzidos à delegacia. O menor foi liberado após a presença da mãe. Já o adulto segue no local à disposição da Justiça.
(Foto: Divulgação/GCM de Tatuí)
Acidente entre carreta e ônibus deixa oito feridos na Castello Branco
Do G1- Um ônibus bateu na traseira de uma carreta no início da manhã desta sexta-feira (23), em Tatuí. O acidente ocorreu no quilômetro 140 da Rodovia Castello Branco (SP-280).
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, oito pessoas que estavam dentro do ônibus sofreram leves escoriações. O motorista estava sozinho no caminhão e não se machucou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, no ônibus estavam 44 pessoas. Entre os feridos está o motorista, que ficou preso às ferragens.
Os bombeiros ainda disseram que o ônibus de linha fazia a rota interior-capital. A pista não chegou a ser interditada e os veículos já foram retirados do local.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, oito pessoas que estavam dentro do ônibus sofreram leves escoriações. O motorista estava sozinho no caminhão e não se machucou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, no ônibus estavam 44 pessoas. Entre os feridos está o motorista, que ficou preso às ferragens.
Os bombeiros ainda disseram que o ônibus de linha fazia a rota interior-capital. A pista não chegou a ser interditada e os veículos já foram retirados do local.
INSS, "o grande satã", é representado pelos "asseclas do demônio", diz ação na Justiça de Tatuí
SUCURSAL DO INFERNO
Por Pedro Canário
A imagem da Previdência Social não anda boa. Para uma beneficiária e seu advogado, por exemplo, a autarquia “é efetivamente o grande satã” e seus procuradores são “discípulos do demônio”. Pelo menos foi o que ela disse em pedido de concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez por ter desenvolvido um problema que a impossibilitou de trabalhar.
Os impropérios ao INSS foram feitos já na petição inicial, que diz: “Definitivamente, a insana, irresponsável, indigna e maldita autarquia previdenciária brasileira (Instituto Nacional da ‘Semvergonhice Social’) é efetivamente o grande satã... e seus procuradores são os asseclas do Demônio”.
Interessante é que, assim como em todas as petições, a desse caso começa dizendo que a autora “vem respeitosamente requerer o que segue”. E o que seguiu foram as palavras acima.
Os impropérios vêm circulando as redes sociais e chamando a atenção de muita gente. A maioria vê o lado cômico, mas Procuradoria Regional Federal da 3ª Região levou a sério. O pedido tramitava em uma vara da Justiça estadual de Tatuí, no interior de São Paulo, que fica na 3ª Região. Lá não tem vara da Justiça Federal, então quem acompanha o caso é a Procuradoria Seccional Federal de Sorocaba.
A Justiça concordou com o pedido da autora e condenou o INSS a pagar auxílio-doença a ela. A decisão é de junho de 2013. Em outubro do mesmo ano, a autarquia apresentou Embargos de Declaração para que as ofensas fossem retiradas dos autos, nos termos do artigo 15 do Código de Processo Civil. E o pedido também foi acolhido, mas só em março de 2014.
Demorou, portanto, quase um ano para que o mundo das redes sociais fosse apresentado à petição. E foi tanto o barulho que a PRR-3 enviou uma nota de esclarecimento aos procuradores federais.
Na nota, a Procuradoria explica que “a petição não é recente”, mas que, ao tomar conhecimento, foi pedida a exclusão das “expressões injuriosas”. Depois, a PRR-3 enviou à 9ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB uma representação contra o advogado, “requerendo a aplicação das sanções disciplinares pertinentes”.
A representação está com o TED em Sorocaba desde setembro de 2013, mas nunca andou. E as informações colhidas pela PRR-3 são da quarta-feira (21/1).
Tatuí inicia instalação de câmeras de segurança nas escolas, creches e pré-escolas municipais
Projeto faz parte do plano de governo apresentado nas eleições pelo prefeito Manu
Nesta semana, começaram as instalações das câmeras de segurança nas 50 unidades da rede pública municipal de ensino, contemplando escolas, pré-escolas e creches. A creche Maria Cristina Ferrão Vieira Martins, do Jardim Gonzaga, é a primeira a ser contemplada. Os trabalhos começaram ontem.
A licitação para contratação de empresa especializada foi realizada no último dia 23 de dezembro. Quatro empresas participaram da concorrência pública, sendo que a vencedora foi a GP – Guarda Patrimonial de São Paulo. O investimento mensal é de R$ 404 mil e o contrato tem duração de dois anos.
A medida tem como objetivo proteger os prédios públicos e especialmente as crianças e professores. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, tanto na parte interna das escolas, quanto na parte externa e ainda em locais de acesso de entrada e saída dos alunos.
O projeto prevê também cerca eletrônica patrimonial que impede invasão, monitoramento das ruas ao entorno das escolas, botão de pânico que poderá ser acionado em caso de presença de estranhos durante o período das aulas. A central de monitoramento será integrada à Guarda Civil Municipal. O próprio prefeito e a secretária da Educação terão o acompanhamento em tempo real, através de tablets e de seus computadores pessoais. “Poderemos também identificar casos de agressão contra alunos e preservar o bom professor que pode ser vítima de denúncias injustas sobre maus-tratos”, explicou Manu.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, as câmeras serão interligadas pela internet tanto nas creches, pré-escolas e escolas municipais. “Nós queremos proporcionar mais segurança tantos para os alunos e funcionários, quanto para os pais. E tenho certeza que também vamos conseguir inibir as ocorrências de vandalismo nas escolas. É muito triste quando isso acontece e quem perde são os alunos e toda comunidade”, completou.
Recentemente duas escolas foram alvo de atentados criminosos, a escola José Galvão Sobrinho, no Jardim Tóquio, e a pré-escola Professora Elza Orsi Avaloni, na Vila Esperança. O prejuízo total passou de R$ 150 mil reais. Ambas receberão o equipamento.
Comunicação Tatuí. Foto: Evandro Ananias
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Homem é detido por tráfico de drogas em bar na Vila São Paulo
Do G1- Um homem de 28 anos, suspeito de tráfico de entorpecentes, foi detido nesta quarta-feira (21), em Tatuí. Ele foi flagrado pela Guarda Civil Municipal depois de denúncia anônima que apontava a venda de drogas em um bar na Vila São Paulo. Com o detido foram encontradas porções de cocaína e maconha.
De acordo com a GCM, após a denúncia uma equipe foi até o local indicado. Quando os agentes se aproximaram, o rapaz mudou o comportamento e jogou um pacote no chão. Durante a abordagem ao suspeito, os guardas encontraram porções de cocaína e maconha escondidas nas roupas dele, além de R$ 20 em dinheiro. Já no chão, no pacote dispensado pelo investigado, estavam mais pinos de cocaína.
Assim que a droga foi localizada o suspeito confessou o tráfico. Ele foi levado à delegacia e autuado. Ele permanece detido e à disposição da Justiça.
De acordo com a GCM, após a denúncia uma equipe foi até o local indicado. Quando os agentes se aproximaram, o rapaz mudou o comportamento e jogou um pacote no chão. Durante a abordagem ao suspeito, os guardas encontraram porções de cocaína e maconha escondidas nas roupas dele, além de R$ 20 em dinheiro. Já no chão, no pacote dispensado pelo investigado, estavam mais pinos de cocaína.
Assim que a droga foi localizada o suspeito confessou o tráfico. Ele foi levado à delegacia e autuado. Ele permanece detido e à disposição da Justiça.
(Foto: Divulgação/GCM de Tatuí)
Dispositivo melhora acesso ao Santa Rita
Com o objetivo de desafogar o trânsito nos horários de pico, foi construído na rua Teófilo Andrade Gama um dispositivo de acesso ao jardim Santa Rita pela rua Benedito Nunes. A obra já está sendo utilizada pelos motoristas e melhorou a fluxo de veículos que antes formava grande fila na entrada do bairro. Nos próximos dias a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura fará a colocação de lajotas no canteiro. A Rua Benedito Nunes deve, em breve, se tornar de mão única, como principal entrada ao bairro.
Educação investe R$ 1,5 milhão em novos móveis e brinquedos para as escolas de Tatuí
Quando os 12.303 alunos retornarem às suas respectivas escolas irão se deparar com novos equipamentos adquiridos pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo. São móveis e também brinquedos que vão deixar o dia-a-dia escolar mais confortável e divertido.
Para essa renovação do mobiliário foram comprados e já entregues 20 armários de aço, 20 armários de aço estilo roupeiro com 20 divisões, 60 arquivos de aço com 4 gavetas, 200 armários de madeira 2 portas, 50 conjuntos de mesa para professor, 20 conjuntos de refeitório para educação infantil, 50 conjuntos de refeitório educação fundamental, 40 mesas para computador, 50 cadeiras para alimentação, 50 aparelhos de som, mil conjuntos de carteiras escolares, 50 estantes, 30 conjuntos de mesa infantil quadrada com quatro cadeiras. Para a diversão das crianças foram compradas cinco casas de boneca, 14 gira-gira e 30 túneis com escorregador. O valor do investimento é de R$ 1,3 milhão.
Também em janeiro a educação infantil recebeu novos brinquedos para playground em todas as unidades: novos escorregadores, casinhas e gangorras. Também foram adquiridos novos materiais pedagógicos, todos com caráter lúdico, que irão auxiliar os professores no início do processo de alfabetização das crianças. O investimento é de R$ 236 mil. Cerca de 4 mil crianças, entre dois e quatro anos, serão beneficiadas.
Segundo a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, os novos móveis e brinquedos darão um salto de qualidade na estrutura das escolas, beneficiando os alunos e também os professores e funcionários. “Qualidade na educação também está relacionada à qualidade da estrutura física e do mobiliário. Estamos investindo na revitalização de todas as escolas, que ficaram décadas sem investimento, trazendo uma nova dinâmica e mais conforto para toda comunidade escolar”, explicou.
O prefeito José Manoel Correa Coelho lembrou que a educação vem sendo um dos destaques de seu governo, com investimentos importantes como a aquisição de novos prédios para creches, amparo à qualificação constante dos professores e benefícios para os mestres, como por exemplo a adoção de abonadas. “Hoje a educação em Tatuí é referência de qualidade entre toda região. Mas, em 2015 teremos muitas novidades e projetos previstos em nosso plano de governo que serão implantados de maneira inédita na cidade”, finalizou.
O retorno as aulas acontece no próximo dia 2 de fevereiro.
Caixa divulga dados oficiais sobre as inscrições do “Minha Casa, Minha Vida” em Tatuí
Totalização tem 12.194 pessoas cadastradas em três faixas de renda diferentes
Os dados sobre o cadastro para o Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Tatuí acabam de ser contabilizados. Os números oficiais foram divulgados pela Caixa Econômica Federal esta semana e já levam em conta a exclusão de inscrições em duplicidade e também candidatos que não atenderam aos pré-requisitos do Governo Federal.
No total, 12.194 pessoas estão aptas a participar do programa, em três faixas de renda. A primeira é destinada a pessoas que têm rendimento familiar de até R$ 1.299, com 6.153 inscritos. A segunda faixa varia entre R$ 1.300 e R$ 1.599 e teve 1.918 candidatos. Já a terceira é destinada às famílias que têm renda superior a R$ 1.600, com 4.123 cadastrados.
A secretária de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando Camargo, explica que os inscritos na faixa 1 irão concorrer a sorteio das mil casas populares. Já os cidadãos enquadrados nas faixas 1 e 2 terão a oportunidade de adquirir sua casa sem sorteio, desde que sigam os critérios do “Minha Casa, Minha Vida” e da Caixa Econômica Federal. “O próximo passo é definir junto ao Ministério das Cidades o prazo para liberação dos recursos, início das obras e sorteios”, explica.
Na semana passada, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, esteve em Porto Feliz reunido com o novo ministro das Cidades, Gilberto Kassab. E a agilidade no desenvolvimento das várias fases do projeto esteve na pauta das reivindicações apresentadas pelo município. Todas as etapas serão amplamente divulgadas à população. “Estamos conseguindo realizar todos os procedimentos em tempo recorde. Em apenas um mês e meio, fizemos as inscrições e também as primeiras triagens dos candidatos, graças a um trabalho integrado e eficaz da Prefeitura de Tatuí, da Caixa Econômica e do Governo Federal”, finaliza.
CDHU - Também esta semana, a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura deram início à terraplanagem da área onde serão construídas 23 casas populares, destinada às famílias em situação de risco, no Jardim Europa. O trabalho de aterramento teve apoio de ceramistas do município que cederam equipamentos. O conjunto habitacional é fruto de parceria entre a Prefeitura e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
PAT de Tatuí divulga novas vagas de emprego
Do G1, editado - Nesta quarta-feira (21), a unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tatuí divulgou as vagas disponíveis às pessoas que estão em busca de emprego.
Ao todo são 15 oportunidades. A procura é por profissionais de vários setores, entre eles, indústria, saúde e comércio.
As pessoas interessadas devem se cadastrar por meio do site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente a unidade e apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS. Os postos de atendimento alertam que a validade das vagas está condicionada ao fluxo de acessos de empresas e usuários, através do site e movimento nas unidades, que ocasionam alteração das vagas a qualquer momento.
O endereço do PAT é Rua Professor Adauto Pereira, 352 - Vila Minghine
Ao todo são 15 oportunidades. A procura é por profissionais de vários setores, entre eles, indústria, saúde e comércio.
As pessoas interessadas devem se cadastrar por meio do site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente a unidade e apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS. Os postos de atendimento alertam que a validade das vagas está condicionada ao fluxo de acessos de empresas e usuários, através do site e movimento nas unidades, que ocasionam alteração das vagas a qualquer momento.
Confira as Vagas:
Açougueiro com experiência (uma vaga)
Armador de ferragem (uma vaga)
Serviços gerais em granja (uma vaga)
Carpinteiro (uma vaga)
Costureira (duas vagas)
Jardineiro (uma vaga)
Instrutor de informática (uma vaga)
Motorista carreteiro (uma vaga)
Nutricionista (uma vaga)
Professor cabeleireiro (uma vaga)
Professor de inglês (uma vaga)
Professor de maquiagem (uma vaga)
Professor esteticista facial (uma vaga)
Técnico em nutrição (uma vaga)
Açougueiro com experiência (uma vaga)
Armador de ferragem (uma vaga)
Serviços gerais em granja (uma vaga)
Carpinteiro (uma vaga)
Costureira (duas vagas)
Jardineiro (uma vaga)
Instrutor de informática (uma vaga)
Motorista carreteiro (uma vaga)
Nutricionista (uma vaga)
Professor cabeleireiro (uma vaga)
Professor de inglês (uma vaga)
Professor de maquiagem (uma vaga)
Professor esteticista facial (uma vaga)
Técnico em nutrição (uma vaga)
O endereço do PAT é Rua Professor Adauto Pereira, 352 - Vila Minghine
Homem é detido após tentar estuprar sobrinha de seis anos em Tatuí
Irmã mais velha foi quem avisou a mãe da criança.
Criança passará por exame de corpo de delito.
Um homem foi preso após ser flagrado tentando estuprar uma criança de seis anos na tarde de ontem, terça-feira (20), na Vila Esperança, em Tatuí. Segundo a Polícia Militar, a vítima é sobrinha do rapaz.
De acordo com a PM, em um primeiro momento, a irmã mais velha da vítima falou para a mãe que viu o próprio tio, de 42 anos, mostrar seus órgãos genitais à criança. Com isso, desconfiada, a mulher decidiu subir até o quarto da filha e, ao abrir a porta, se surpreendeu ao se deparar com o indivíduo pedindo para que a criança deixasse a calcinha à mostra.
A mulher acionou a PM e disse que a criança também reclamava de dores na região genital. O suspeito foi levado à delegacia da cidade, onde aguarda encaminhamento. A vítima fará exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Itapetininga (SP). O IML de Tatuí foi fechado pelo governador Geraldo Alckmin.
Do G1, editado pelo DT.
Queda de árvores deixa ruas interditadas em Tatuí
Telefone do Corpo de Bombeiros ficou inoperante.
Não há registro de feridos.
A forte chuva que caiu durante a noite desta terça-feira (20) em Tatuí derrubou algumas árvores pela cidade e obrigou os bombeiros a interditarem algumas ruas. As ruas que tiveram de ser interditadas ficam nos bairros Jardim Gonzaga, Jardim Donato Flores, na região central e na área rural do município.
Além de queda de árvores, a chuva prejudicou o atendimento dos bombeiros. Segundo a unidade da cidade, o telefone 193 ficou inoperante durante a noite e só voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (21). Depois do retorno, quatro chamados foram recebidos por conta da queda de árvores em pouco tempo.
Ainda segundo os bombeiros, apesar dos bloqueios de ruas, ninguém se feriu e nenhum patrimônio foi danificado.
Em Tietê (SP) também teve ventania e algumas árvores caíram. Segundo os bombeiros, as remoções foram feitas pelas equipes da Defesa Civil. As quedas ocorreram em pontos onde não há fluxo de pessoas. Na cidade também não houve danos a patrimônios e ninguém ficou ferido.
Do G1 de Itapetininga e região
Pronto Socorro de Tatuí registrou recorde de atendimentos na segunda-feira
Foram atendidas 512 pessoas pela equipe médica.
Dez emergências aconteceram em um único dia.
Dez emergências aconteceram em um único dia.
A última segunda-feira, 19, foi um teste e tanto para o novo sistema implantado no Pronto Socorro Municipal de Tatuí. Durante todo o dia, 512 pessoas foram atendidas pela equipe médica. Um recorde. Não bastasse o grande volume de pacientes, foram nada menos que 10 emergências em apenas um dia, o mesmo do total contabilizado, por exemplo, nos 12 primeiros dias de dezembro, quando o novo modelo foi adotado. Só a CCR/SP Vias encaminhou através do resgate duas ocorrências ao mesmo tempo, houve ainda um acidente envolvendo motocicletas e uma parada cardiorrespiratória.
O sistema de classificação de risco vem sendo bem assimilado pelos pacientes. Ele prioriza os casos de urgência e emergência, dinâmica adotada nos principais hospitais do mundo e segue as normas do Conselho Federal de Medicina. É a primeira vez na história que esse padrão é aplicado pelo Pronto Socorro de Tatuí.
O protocolo classifica os pacientes por meio de quatro cores. Logo após a triagem, que ganhou mais um consultório para dar mais agilidade ao serviço, o usuário recebe uma pulseira e um cartão com a cor específica de sua classificação de estado de saúde. O vermelho indica que o paciente corre risco de morte e, nesse caso, ele será atendido imediatamente; o amarelo significa que o atendimento deve ser rápido, porém o paciente não corre risco de morte e tempo de espera é de 30 minutos; já o verde, mostra que o caso do paciente precisa de atendimento, mas poderia ser resolvido em alguma unidade básica de saúde e o azul indica que o caso é simples e só pode ser resolvido na UBS como, por exemplo, troca de receitas médicas e avaliação de resultado de exames. “Estamos, porém, conseguindo atender os casos ‘amarelos’ de maneira imediata. O mais importante é que a população vem se conscientizando e aderindo ao novo modelo, por isso estamos tendo sucesso”, argumentou a coordenadora do Pronto Socorro, Sandra Santos.
Um balanço realizado pela administração do PS mostrou que em um total de 3.613 atendimentos foram realizados nos primeiros 12 dias de dezembro. Desses, apenas 10 foram classificados como de extrema urgência – classificação vermelha. Os casos graves, enquadrados na cor amarela, chegaram a 554, os verdes 2.638 e os azuis 411. Resultado: 3.049 pacientes, o equivalente a 84,4%, poderiam ter sido atendidos nas Unidades Básicas de Saúde. “Agora, os pacientes tem ciência de que casos considerados mais graves têm prioridade no atendimento. O uso das pulseiras deixa claro que eles estão sendo atendidos de acordo com a sua patologia”, explica a diretora de Saúde, Vera Lúcia das Dores.
A aposentada Cecília Pontes tem 77 anos e passou pelo Pronto Socorro no mês de dezembro. Ela aprovou o novo modelo de atendimento. “Passei no doutor Milton com muitas dores musculares, fui muito bem atendida e encaminhada para um ortopedista. Fiz exames e estou realizando o tratamento e me sinto bem melhor. Meu marido também passou em um médico no PS no começo de janeiro e foi muito bem atendido. Aqui em casa a gente costuma dizer que só fala mal da saúde de Tatuí quem nunca usou, pois quem precisa, como é o nosso caso, é muito bem atendido”, desabafa.
Para a secretária de Saúde, Cecília França, falar do Pronto Socorro de Tatuí é falar do coração da cidade. São 121 profissionais que atendem a população 24 horas por dia. “Nossa população precisa e merece um atendimento digno, por isso estamos sempre determinados em melhorar o serviço a cada dia. Uma área delicada de importante como essa necessita de constantes ajustes, mas os primeiros números e o retorno que estamos recebendo dos pacientes são extremamente positivos”, finaliza.
Histórico
Janeiro de 2013 - As reformulações no Pronto Socorro de Tatuí começaram em janeiro de 2013, quando uma força-tarefa emergencial foi montada para conter as goteiras e alagamentos que eram frequentes no prédio.
Agosto de 2013 - A Prefeitura de Tatuí investiu na melhoria estrutural da unidade que foi totalmente reformada e revitalizada, ganhou novos móveis e equipamentos.
Abril de 2014 - O município adotou a terceirização da equipe médica como forma de manter o plantel fixo de profissionais, garantindo a presença constante de quatro médicos 24 horas, todo dia.
Dezembro de 2014 - A mais recente novidade foi a implantação do sistema de classificação de risco.
Dezembro de 2014 - A mais recente novidade foi a implantação do sistema de classificação de risco.
Escrituras dos jardins Gonzaga e Rosa Garcia II deverão ser entregues até junho
A tão esperada regularização fundiária do Jardim Gonzaga e Rosa Garcia II está cada vez mais próxima de ser concluída. A empresa contratada para realizar o estudo topográfico, Diagonal Herjack Tech, anunciou que deve concluir o levantamento até o final deste mês. Em seguida os dados serão processados. A expectativa é que as escrituras sejam entregue ainda neste primeiro semestre.
Rua que liga o Astória à SP 129 ainda está em obras
![]() |
| Rua que liga o Astória à SP 129 ainda está em obras |
21/01/2022 | A equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura continua com o trabalho de abertura de uma nova rua que liga o Residencial Astória à Rodovia Gladys Bernardes Minhoto (SP-129) e consequentemente ao centro da cidade. No trecho, está sendo realizado o serviço de terraplanagem e em seguida a colocação de cascalho.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
Creche do Vale da Lua foi revitalizada
A Creche Municipal Madre Úrsula, no bairro Vale da Lua, foi totalmente revitalizada. A unidade recebeu reparos nas paredes, pisos, parte hidráulica, elétrica e nova pintura. Além disso, ela recebeu novos brinquedos para divertir ainda mais as crianças. São casinhas, escorregador, túnel, entre outros.
falecimentos
19/01/2015 – SETEMBRINO BOENO AOS 71 ANOS DE IDADE
18/01/2015 – GIOVANI JOSÉ VALENCIO AOS 20 ANOS DE IDADE
18/01/2015 – IDÁLIA MARQUES DA SILVA AOS 79 ANOS DE IDADE
18/01/2015 – MANOEL PAES DE CAMARGO AOS 76 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – MILTON LUIZ MENIN AOS 84 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – CLAUDIO NOCHELE AOS 59 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – MARIA ELISA LEMES DE SOUZA AOS 79 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – MAURO NUNES AOS 84 ANOS DE IDADE
16/01/2015 – FELIPE DE SOUZA LIMA IGNACIO AOS 17 ANOS DE IDADE
16/01/2015 – NADIR RODRIGUES DE ALMEIDA AOS 91 ANOS DE IDADE
16/01/2015 – ANTÔNIO EDUARDO DE ABREU AOS 60 ANOS DE IDADE
15/01/2015 – PALMIRA GABRIEL DE NIGRIS AOS 98 ANOS DE IDADE
15/01/2015 – JORGE ALVEZ CARRIEL AOS 82 ANOS DE IDADE
15/01/2015 – ROSA MARCIANO DE OLIVEIRA AOS 83 ANOS DE IDADE
14/01/2015 – ABEL RODRIGUES DA COSTA AOS 68 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – PEDRO DIAS LIBERATOCIOLI AOS 0 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – LAURITA BRISOLA DE BARROS AOS 79 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – SERGIO DONIZETTI ALVES DE SOUZA AOS 55 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – MARIA NADIR DE GOES PEREIRA AOS 68 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – PEDRO CASTANHO DE MORAES AOS 73 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – CATHARINA PEREIRA SIMÕES AOS 82 ANOS DE IDADE
18/01/2015 – GIOVANI JOSÉ VALENCIO AOS 20 ANOS DE IDADE
18/01/2015 – IDÁLIA MARQUES DA SILVA AOS 79 ANOS DE IDADE
18/01/2015 – MANOEL PAES DE CAMARGO AOS 76 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – MILTON LUIZ MENIN AOS 84 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – CLAUDIO NOCHELE AOS 59 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – MARIA ELISA LEMES DE SOUZA AOS 79 ANOS DE IDADE
17/01/2015 – MAURO NUNES AOS 84 ANOS DE IDADE
16/01/2015 – FELIPE DE SOUZA LIMA IGNACIO AOS 17 ANOS DE IDADE
16/01/2015 – NADIR RODRIGUES DE ALMEIDA AOS 91 ANOS DE IDADE
16/01/2015 – ANTÔNIO EDUARDO DE ABREU AOS 60 ANOS DE IDADE
15/01/2015 – PALMIRA GABRIEL DE NIGRIS AOS 98 ANOS DE IDADE
15/01/2015 – JORGE ALVEZ CARRIEL AOS 82 ANOS DE IDADE
15/01/2015 – ROSA MARCIANO DE OLIVEIRA AOS 83 ANOS DE IDADE
14/01/2015 – ABEL RODRIGUES DA COSTA AOS 68 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – PEDRO DIAS LIBERATOCIOLI AOS 0 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – LAURITA BRISOLA DE BARROS AOS 79 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – SERGIO DONIZETTI ALVES DE SOUZA AOS 55 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – MARIA NADIR DE GOES PEREIRA AOS 68 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – PEDRO CASTANHO DE MORAES AOS 73 ANOS DE IDADE
13/01/2015 – CATHARINA PEREIRA SIMÕES AOS 82 ANOS DE IDADE
Carro roubado em Campinas é recuperado em Tatuí, homem é preso.
Dois carros roubados em cidades do interior paulista foram apreendidos na tarde desta terça-feira (20), em Itapetininga. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, os crimes foram cometidos por uma mesma quadrilha e os veículos seriam levados para Itapeva (SP). Dois homens foram presos.
Ainda segundo a PMR, a primeira apreensão ocorreu na Rodovia Antonio Romano Schincarol (SP-127). Durante uma blitz na altura do quilômetro 129, em Tatuí, um motorista recebeu ordem de parada, mas tentou fugir. Ele foi perseguido e interceptado. Durante a revista, os policiais constataram que o carro havia sido roubado em Campinas (SP). Com o homem foi apreendida uma arma.
Durante a investigação, a polícia descobriu que o homem integrava uma quadrilha de roubo de carros. Eles acabaram chegando até outro veículo roubado em Jundiaí (SP) e que estava abandonado em uma estrada de terra na região da Vila Nastri, em Itapetininga.
Ainda segundo a Polícia Rodoviária, o autor do segundo roubo fugiu, mas foi localizado e detido na rodoviária de Sorocaba. Os homens foram levados à delegacia de Itapetininga e estão à disposição da Justiça.
Ainda segundo a PMR, a primeira apreensão ocorreu na Rodovia Antonio Romano Schincarol (SP-127). Durante uma blitz na altura do quilômetro 129, em Tatuí, um motorista recebeu ordem de parada, mas tentou fugir. Ele foi perseguido e interceptado. Durante a revista, os policiais constataram que o carro havia sido roubado em Campinas (SP). Com o homem foi apreendida uma arma.
Durante a investigação, a polícia descobriu que o homem integrava uma quadrilha de roubo de carros. Eles acabaram chegando até outro veículo roubado em Jundiaí (SP) e que estava abandonado em uma estrada de terra na região da Vila Nastri, em Itapetininga.
Ainda segundo a Polícia Rodoviária, o autor do segundo roubo fugiu, mas foi localizado e detido na rodoviária de Sorocaba. Os homens foram levados à delegacia de Itapetininga e estão à disposição da Justiça.
(Foto: Divulgação / Pol. Rod. de Itapetininga)
Médica cubana que atende em Capela do Alto é destaque em reportagem da TV Tem
A médica cubana Maria de Los Angels Castilho Rosales, que chegou a Capela do Alto no ano passado através do programa Mais Médicos do governo federal, foi destaque em uma reportagem da TV Tem sobre o serviço na região de Sorocaba.
Na reportagem, Maria de Los Angels disse que a experiência foi algo importante em sua carreira. "Os idosos e os acamados não conseguiam atendimento, agora eu vou na casa deles e eles se sentem muito contentes", contou ela à reportagem da TV Tem.
Maria trabalha como médica no modelo assistencial de Estratégia Saúde da Família na UBS da Nova Capela e também faz visitas às casas das famílias que precisam de atendimento médico.
Campeonato de Pesca da Rádio Notícias AM reúne pescadores de Tatuí e região
O 3º Campeonato de Pesca “Cesário Vieira de Camargo”, organizado pelo Rádio Notícias AM, em parceria com o Pesqueiro Santuário Ellun, foi realizado no último sábado, dia 17, e reuniu 33 participantes. A temperatura marcava 32,1 graus Celsius quando o torneio teve início, às 14h. O torneio distribuiu troféus e prêmios aos participantes e vencedores. Familiares e amigos do patrono estiveram presentes na premiação.
Após duas horas de pesca, Reginaldo Garcês venceu a categoria “Peixe mais Pesado” com um pacu de 3,670 kg. Já Eduarda Custódio, de Cesário Lange, venceu na categoria “Maior Peixe”, com um pacu de 53 cm. Outras premiações: Marcelo Kenzo, com “Primeiro Peixe Fisgado” e “Maior Quantidade de Peixes Fisgados” (24 peixes, no total); Márcio Vieira, com “Menor Peixe” (2 cm), Luís de Almeida venceu a categoria “Mais Idoso Pescador” (83 anos) e Murilo José Gregório Nunes de Miranda ganhou a categoria “Mais Jovem Pescador” (8 anos).
Christian Pereira de Camargo
CEMEM recebe ar condicionado
A Prefeitura de Tatuí iniciou a instalação do equipamento de ar-condicionado no CEMEM (Centro Municipal de Especialidades Médicas). O primeiro local a receber o equipamento, na última quarta-feira, 14, foi a sala de pequenos procedimentos cirúrgicos. Nos próximos dias será realizada uma licitação para compra de aparelhos de ar-condicionado para todo o prédio.
Foram iniciadas as obras para construção de casas para moradores em situação de risco
![]() |
| Foram iniciadas as obras para construção de casas para moradores em situação de risco |
20/01/2022 | A equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura realiza no Jardim Europa, terraplanagem da área onde serão construídas 23 casas da CDHU. Elas serão entregues para pessoas que moram em locais de risco, identificadas pela Defesa Civil. A obra conta com o auxílio de ceramistas do município.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
1.691 candidatos concorrem a vagas para novos alunos no Conservatório de Tatuí
O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura e do Governo de São Paulo, contabilizou um total de 1.691 inscrições de interessados em frequentar um dos 47 cursos de música, luteria ou artes cênicas. As inscrições foram finalizadas na última sexta-feira, 16. Todos os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição poderão participar do processo seletivo, que tem início a partir de 2 de fevereiro.
Dentre os 1.691 candidatos que haviam efetuado inscrição, a grande maioria é do Brasil, mas também há candidatos da Alemanha, Chile, Colombia, Peru, Uruguai e Venezuela. Do Brasil, os inscritos vêm dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, além do Distrito Federal. Da cidade de Tatuí, sede da instituição, foram registrados 203 candidatos.
Os cursos mais concorridos em música, conforme proporção de candidatos inscritos e número de vagas, são canto popular (com 80 candidatos por vaga); guitarra (47 por vaga); canto lírico (21 por vaga); violão clássico (18 por vaga); piano popular (16 por vaga); violão popular (23) e harpa (11). Já os cursos mais procurados em música (com maior número de inscritos) são: violão clássico (144 candidatos inscritos), piano clássico (132), violino (127 candidatos) e canto lírico (109). Na área de artes cênicas, o curso mais procurado é o teatro adulto, com 123 inscritos para 25 vagas. O curso de luteria teve 57 inscritos para 10 vagas.
Todos os candidatos que tiveram efetuado o pagamento da taxa de inscrição participarão de processo seletivo com início previsto a partir do dia 2 de fevereiro. Para os cursos de música, são duas fases consideradas eliminatórias: a primeira fase é um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical e a segunda fase consiste em prova prática (para aqueles que já têm conhecimento musical) ou entrevista. Quem for aprovado na primeira fase, passará para a segunda, que será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical, conforme previsto no regulamento) e uma Avaliação de Performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista. A prova prática varia conforme a idade do candidato e todas as obras a serem apresentadas são informadas no regulamento, que pode ser acessado também em conservatoriodetatui.org.br/vagas.
A lista com os nomes, dias, horários e local dos testes auditivos, serão divulgados no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar, após o término das inscrições. Após a primeira fase, os candidatos aprovados terão seus nomes divulgados no site do Conservatório de Tatuí a partir do dia 6 de fevereiro, com respectiva informação sobre data e horário da segunda fase.
Dentre os 1.691 candidatos que haviam efetuado inscrição, a grande maioria é do Brasil, mas também há candidatos da Alemanha, Chile, Colombia, Peru, Uruguai e Venezuela. Do Brasil, os inscritos vêm dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, além do Distrito Federal. Da cidade de Tatuí, sede da instituição, foram registrados 203 candidatos.
Os cursos mais concorridos em música, conforme proporção de candidatos inscritos e número de vagas, são canto popular (com 80 candidatos por vaga); guitarra (47 por vaga); canto lírico (21 por vaga); violão clássico (18 por vaga); piano popular (16 por vaga); violão popular (23) e harpa (11). Já os cursos mais procurados em música (com maior número de inscritos) são: violão clássico (144 candidatos inscritos), piano clássico (132), violino (127 candidatos) e canto lírico (109). Na área de artes cênicas, o curso mais procurado é o teatro adulto, com 123 inscritos para 25 vagas. O curso de luteria teve 57 inscritos para 10 vagas.
Todos os candidatos que tiveram efetuado o pagamento da taxa de inscrição participarão de processo seletivo com início previsto a partir do dia 2 de fevereiro. Para os cursos de música, são duas fases consideradas eliminatórias: a primeira fase é um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical e a segunda fase consiste em prova prática (para aqueles que já têm conhecimento musical) ou entrevista. Quem for aprovado na primeira fase, passará para a segunda, que será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical, conforme previsto no regulamento) e uma Avaliação de Performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista. A prova prática varia conforme a idade do candidato e todas as obras a serem apresentadas são informadas no regulamento, que pode ser acessado também em conservatoriodetatui.org.br/vagas.
A lista com os nomes, dias, horários e local dos testes auditivos, serão divulgados no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar, após o término das inscrições. Após a primeira fase, os candidatos aprovados terão seus nomes divulgados no site do Conservatório de Tatuí a partir do dia 6 de fevereiro, com respectiva informação sobre data e horário da segunda fase.
Os testes para luteria consistem em teste prático (construção de um cubo) e entrevista, com banca formada por professores da área/curso.
No caso de Educação Musical, as vagas são preenchidas conforme sorteio aberto ao público, que acontece em dia e horário a ser divulgado após o término das inscrições.
Para a área de artes cênicas, os candidatos com idades a partir de 13 anos são submetidos a testes de leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação. Os testes são realizados em três fases. Para os cursos de aperfeiçoamento e cenografia, a seleção ocorre por meio de entrevista.
Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório de Tatuí. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo.
SERVIÇO
Processo seletivo para novos alunos
Início dos testes: 2 de fevereiro
Mais informações: secretaria@conservatoriodetatuí.org.br ou (15) 3205-8443/8447/844
No caso de Educação Musical, as vagas são preenchidas conforme sorteio aberto ao público, que acontece em dia e horário a ser divulgado após o término das inscrições.
Para a área de artes cênicas, os candidatos com idades a partir de 13 anos são submetidos a testes de leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação. Os testes são realizados em três fases. Para os cursos de aperfeiçoamento e cenografia, a seleção ocorre por meio de entrevista.
Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório de Tatuí. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo.
SERVIÇO
Processo seletivo para novos alunos
Início dos testes: 2 de fevereiro
Mais informações: secretaria@conservatoriodetatuí.org.br ou (15) 3205-8443/8447/844
Mulher é presa com mais de 200 porções de drogas em Boituva
Do G1- Uma mulher de 28 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (19) em Boituva. Com ela foram encontrados 160 porções de crack, 27 de cocaína, 22 porções de maconha e R$ 30 em dinheiro.
De acordo com a Polícia Civil, denúncias anônimas apontavam que ela comercializava drogas em uma casa no Parque São José. Uma equipe foi até o local, esperou uma movimentação suspeita e abordou-a.
Ela admitiu que vendia droga e deu aos policiais algumas porções de droga. Em seguida, os policiais entraram dentro da casa e encontraram o restante dos entorpecentes. A suspeita era investigada há cerca de dois dias.
A mulher foi encaminhada à delegacia da cidade para prestar depoimento. Ela será levada à cadeia feminina de Cesário Lange.
Reincidência
Este é pelo menos o quinto flagrante de tráfico de drogas em Boituva este mês. Um deles feito pela Polícia Rodoviária de Tatuí e o restante pela Polícia Civil da cidade. Ao todo, dez pessoas foram detidas nas ocorrências.
O maior dos flagrantes foi registrado também nesta segunda-feira. Mais de 100 quilos de maconha foram encontrados durante abordagem feita em um pedágio, na altura do quilômetro 111 da Rodovia Castello Branco (SP-280). O motorista do veículo, de 21 anos, foi detido após perseguição dos policiais ao longo da rodovia.
De acordo com a Polícia Civil, denúncias anônimas apontavam que ela comercializava drogas em uma casa no Parque São José. Uma equipe foi até o local, esperou uma movimentação suspeita e abordou-a.
Ela admitiu que vendia droga e deu aos policiais algumas porções de droga. Em seguida, os policiais entraram dentro da casa e encontraram o restante dos entorpecentes. A suspeita era investigada há cerca de dois dias.
A mulher foi encaminhada à delegacia da cidade para prestar depoimento. Ela será levada à cadeia feminina de Cesário Lange.
Reincidência
Este é pelo menos o quinto flagrante de tráfico de drogas em Boituva este mês. Um deles feito pela Polícia Rodoviária de Tatuí e o restante pela Polícia Civil da cidade. Ao todo, dez pessoas foram detidas nas ocorrências.
O maior dos flagrantes foi registrado também nesta segunda-feira. Mais de 100 quilos de maconha foram encontrados durante abordagem feita em um pedágio, na altura do quilômetro 111 da Rodovia Castello Branco (SP-280). O motorista do veículo, de 21 anos, foi detido após perseguição dos policiais ao longo da rodovia.
(Foto: Divulgação/ Polícia Civil Boituva)
Projeto 'Férias no Museu' começa nesta terça-feira em Tatuí
O projeto “Férias no Museu” será realizado a partir desta terça-feira (20) em Tatuí. As atividades gratuitas vão até o fim de janeiro no Museu Histórico Paulo Setúbal. Podem participar crianças de 7 a 12 anos.
Na terça-feira há a abertura do projeto com o evento “Uma Noite no Museu”. Das 18h às 22h30, as crianças poderão conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, contada através da saga de índios e tropeiros. Também será realizada uma visita monitorada no escuro com o uso de lanternas. Haverá ainda leituras de poemas do escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Entre os dias 21 e 24, acontecem também no museu visitas monitoradas à exposição itinerante “Sinais, Heranças e Andanças”. A atividade prevê também elaboração de textos, leitura coletiva e apresentação de vídeos de animação. Os participantes concorrerão a sorteio de brindes.
Outra atração do mês é o cinema, através da parceria com o Museu da Imagem e do Som (Ponto MIS). Dois filmes serão exibidos de terça a domingo. O curta-metragem “A menina Espantalho”, que tem 13 minutos de duração e foi produzido em 2008, é exibido às 9h, enquanto o longa metragem “A viagem de Chihiro”, com 2h de duração, às 14h. O filme foi o primeiro longa-metragem de animação vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim.
Durante todo mês, o Museu Histórico está aberto para visitação ao acervo fixo e as exposições em cartaz. É possível ainda agendar visitas monitoradas seguidas de oficina de arte para grupos ou famílias. O Museu fica na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. Outras informações pelo telefone (15) 3251-4969.
Na terça-feira há a abertura do projeto com o evento “Uma Noite no Museu”. Das 18h às 22h30, as crianças poderão conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, contada através da saga de índios e tropeiros. Também será realizada uma visita monitorada no escuro com o uso de lanternas. Haverá ainda leituras de poemas do escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Entre os dias 21 e 24, acontecem também no museu visitas monitoradas à exposição itinerante “Sinais, Heranças e Andanças”. A atividade prevê também elaboração de textos, leitura coletiva e apresentação de vídeos de animação. Os participantes concorrerão a sorteio de brindes.
Outra atração do mês é o cinema, através da parceria com o Museu da Imagem e do Som (Ponto MIS). Dois filmes serão exibidos de terça a domingo. O curta-metragem “A menina Espantalho”, que tem 13 minutos de duração e foi produzido em 2008, é exibido às 9h, enquanto o longa metragem “A viagem de Chihiro”, com 2h de duração, às 14h. O filme foi o primeiro longa-metragem de animação vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim.
Durante todo mês, o Museu Histórico está aberto para visitação ao acervo fixo e as exposições em cartaz. É possível ainda agendar visitas monitoradas seguidas de oficina de arte para grupos ou famílias. O Museu fica na Praça Manoel Guedes, 98, Centro. Outras informações pelo telefone (15) 3251-4969.
(Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)
Assinar:
Postagens (Atom)



















.jpg)





