segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Deputados estaduais eleitos no estado de São Paulo

PSDB
FERNANDO CAPEZ
CORONEL TELHADA
ORLANDO MORANDO
BARROS MUNHOZ
MAURO BRAGATO
PEDRO TOBIAS
ANALICE FERNANDES
LUIZ FERNANDO MACHADO
HELIO NISHIMOTO
CARLOS BEZERRA JR
ROBERTO ENGLER
CAUÊ MACRIS
MARIA LÚCIA AMARY
VAZ DE LIMA
CELIA LEAO
CARLÃO PIGNATARI
ROBERTO MASSAFERA
CELINO
WELSON GASPARINI
RAMALHO DA CONSTRUCAO
MARCOS ZERBINI
CELSO GIGLIO

PT
ENIO TATTO
LUIZ FERNANDO
ALENCAR SANTANA
BARBA
MARCOS MARTINS
LUIZ TURCO
JOSÉ AMÉRICO
JOÃO PAULO RILLO
ANA DO CARMO
MARCIA LIA
BETH SAHÃO
GERALDO CRUZ
ZICO PRADO

DEM
EDMIR CHEDID
MILTON LEITE FILHO
ROGÉRIO NOGUEIRA
ANDRÉ SOARES
GIL LANCASTER
ASTOR CEZINHA
ALDO DEMARCHI
ESTEVAM GALVÃO

PV
TRIPOLI
REINALDO ALGUZ
GIRIBONI
MARCOS NEVES
PADRE AFONSO
CHICO SARDELLI

PMDB
CARUSO
ITAMAR BORGES
LÉO OLIVEIRA
JOOJI HATO 
CASSIO NAVARRO

PSB
CAIO FRANÇA
PR CARLOS CEZAR
BOLÇONE
ED THOMAS
ADILSON ROSSI 

PRB
JORGE WILSON XERIFE CONSUMIDOR
GILMACI SANTOS
SEBASTIÃO SANTOS
WELLINGTON MOURA

PSD
MARTA COSTA
MILTON VIEIRA
RITA PASSOS
CORONEL CAMILO

PPS
ROBERTO MORAIS
FERNANDO CURY 
DAVI ZAIA

PSC
RODRIGO MORAES
PASTOR CELSO NASCIMENTO
MARCIO CAMARGO

PTB
CAMPOS MACHADO
ROQUE BARBIERE
CORONEL EDSON FERRARINI

PR
ANDRÉ DO PRADO
MARCOS DAMÁSIO
RICARDO MADALENA

PP
DELEGADO OLIM
CURIATI
RAFA ZIMBALDI

PCdoB
LECI BRANDÃO
ATILA JACOMUSSI 

SD
GONDIM
ALEXANDRE PEREIRA

PEN
FELICIANO
PAULO CORREA JR

PSOL
CARLOS GIANNAZI 
RAUL MARCELO

PDT
RAFAEL SILVA

PTN
IGOR SOARES

PSL
GILENO 

PHS
CLELIA GOMES

domingo, 5 de outubro de 2014

Caminhão carregado com ovos tomba na Castello Branco em Tatuí

Motorista saiu ileso do acidente, grande parte da carga foi perdida (Foto: Arquivo Pessoal/ Internauta)

G1 - Um caminhão carregado com ovos tombou na manhã deste domingo (5) no quilômetro 130 da rodovia Castello Branco (SP-280) em Tatuí (SP). À polícia o motorista disse que perdeu o controle porque a carga estava concentrada na parte traseira do bau. Ele não sofreu ferimentos, mas grande parte de carga foi perdida.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a rodovia não precisou ser interditada porque caminhão tombou além do acostamento. Ainda segundo a polícia, depois que a empresa responsável pelo caminhão fizer o transbordo da carga a rodovia será interditada para destombamento do veículo.

Ministro Celso de Mello vota em Tatuí

O ministro Celso de Mello votou em Tatuí (SP), sua cidade natal. Já o ministro Marco Aurélio vota em Brasília desde 1996, quando transferiu o seu domicílio eleitoral. O presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, votou em São Paulo. Último a chegar no Supremo da atual composição, o ministro Luís Roberto Barroso já transferiu seu título de eleitor para Brasília, onde votou com toda a família.

Pelo menos três ministros do Supremo Tribunal Federal optaram pelo voto em trânsito nestas eleições: Gilmar Mendes, Luiz Fux e Dias Toffoli, todos também membros do Tribunal Superior Eleitoral. A modalidade, que só permite o voto para presidente e vice-presidente da República, possibilita que o eleitor que esteja fora do seu domicílio eleitoral vote em outro local, mesmo sem ter solicitado a transferência do título.

sábado, 4 de outubro de 2014

Banda Sinfônica do Conservatório recebe convidados

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe solistas e maestro convidados da Universidade de Minnesota dos Estados Unidos para o concerto do domingo (5) no Teatro Procópio Ferreira. Participam do concerto o maestro Mark Whitlock, professor de Música, diretor de bandas e diretor do curso de graduação da universidade, o fagotista Jefferson Campbell, professor de fagote e chefe do departamento de música da universidade e Theodore Schoen, professor de clarinete e saxofone.

Também atuam como solistas músicos da própria Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, os percussionistas Agnaldo Silva, Robson Moraes, Patricia de Paula Vieira e José Augusto Ducatti.
O programa do concerto contará com obras de David Gillingham (Concertino para Quatro Percussionistas e Sopros), Symeon Waseen (Concertino para Fagote e Sopros), Oscar Navarro (II Concerto para Clarinete e Banda) e Edson Beltrami (Owen, The Night).

A vinda dos músicos e maestro norteamericanos integra um intercâmbio entre o Conservatório de Tatuí e a Universidade de Minnesota Duluth. Durante a estadia dos músicos, o intercâmbio deverá ser oficializado pelo diretor Henrique Autran Dourado, assessor pedagógico Antonio Ribeiro e pelo maestro e conselheiro da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí Dario Sotelo. Em uma segunda etapa, músicos da instituição local devem vir a atuar nos Estados Unidos.

Serviço
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí & Convidados da Universidade de Minnesota (USA)
Jefferson Campbell, fagote
Theodore Schoen, clarinete
Agnaldo Silva, Robson Moraes, Patricia de Paula Vieira e José Augusto Ducatti, percussão
Mark Whitlock, regente convidado
Dia: domingo (5)
Horários: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)

Confira os locais para justificativa de voto em Tatuí

Do G1, editado- Os eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral deverão justificar o voto neste domingo (5) quando ocorrem as eleições 2014 para a escolha de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Em Tatuí, a justificativa poderá ser feita em todas as escolas, exceto na escola Barão de Suruí.. O eleitor deverá preencher um formulário fornecido gratuitamente. É imprescindível que o eleitor esteja com o número do título e um documento oficial com foto para fazer a justificativa.

Ranking das escolas municipais de Tatuí - 4ª série/5º ano

NOTAS DO IDEB - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Sarah de Campos Vieira Santos: nota 6,4, atingiu meta, mas nota caiu.
2. Eugênio Santos: nota 6,3, atingiu meta e nota subiu.
3. Terezinha Vieira de Camargo Barros: nota 5,8, não atingiu meta, mas nota subiu.
4. Mauro Antonio Mendes Fiusa: nota 5,7, primeira participação.
4. Maria Conceição de Oliveira Marcondes: nota: 5,7, atingiu meta e nota subiu.
6. Firmo Antonio de Camargo Del Fiol: nota 5,6, atingiu meta e nota subiu.
6. João Florêncio: nota 5,6, não atingiu meta e nota caiu.
8. José Galvão Sobrinho: nota 5,5, atingiu meta e nota subiu.
8. José Tomaz Borges: nota 5,5, não atingiu meta e nota caiu.
10. Acácio Vieira de Camargo: nota 5,4 - atingiu meta, mas nota caiu.
10. Magaly Azambuja de Toledo: nota 5,4, atingiu meta e manteve a nota.
12. Maria Eli da Silva Camargo: nota 5,2, atingiu meta e nota subiu.
13. Maria Helena Machado: 5,1, primeira participação.
13. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol: nota 5,1, atingiu meta e nota subiu.
14. Eunice Pereira de Camargo: nota 4,9, não atingiu meta e nota caiu.

Ranking das escolas municipais - 8ª série/9º ano

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB

1. Ayrton Senna da Silva - nota 4,8 - nota subiu e atingiu a meta.
2. Alan Alves de Araújo - nota 4,3 - nota subiu e atingiu a meta.
3. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol - nota 4,2, nota caiu, mas atingiu a meta.
3. Maria Helena Machado - nota 4,2 - primeira participação. 

Ranking das escolas estaduais de Tatuí - 8ª série/9º ano

IDEB - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1. Deócles Vieira de Camargo - nota 5,8 - nota subiu e atingiu a meta.
2. Fernando Guedes de Moraes - nota 4,8 - nota subiu e atingiu a meta.
2. Semíramis Turelli Azevedo - nota 4,8 - nota subiu e atingiu a meta.
2. José Celso de Mello - nota 4,8 - manteve nota anterior e não atingiu a meta.
2. Lienette Avalone Ribeiro - nota 4,6 - manteve nota e não atingiu a meta.
6. Chico Pereira - nota 4,5 - nota caiu e não atingiu a meta.
7. Altina Maynardes Araújo - nota 4,4, nota subiu, mas não atingiu a meta.
8. Barão de Suruí - nota 4,2, nota subiu, mas não atingiu a meta.
9. Ary de Almeida Sinisgalli - nota 3,3 - nota caiu e não atingiu a meta.

Candidatos de Tatuí à Assembleia Legislativa

José Franson 13.520, candidato a deputado estadual pelo PT - Partido dos Trabalhadores. José Márcio Franson tem 59 anos (15/04/1955), natural de Itapeva, reside em Tatuí, é solteiro, vereador, tem curso superior completo.

Dr. João - Pediatra 14.678, candidato a deputado estadual pelo PTB - Partido Trabalhista Brasileiro. João de Oliveira Filho tem 54 anos (12/07/1960), é casado, nascido em São Paulo/SP, tem curso superior completo, é médico e reside em Tatuí.

Auro de Jesus 15.012, candidato a deputado estadual pelo PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, coligação PMDB-PSD-PP. Auro de Jesus Soares Coelho tem 49 anos (20/05/1965), é solteiro, nascido em Tatuí, tem curso superior completo e é servidor público municipal.

Arielli 16.000, candidata a deputada estadual pelo PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, coligação Frente de Esquerda PSOL/PSTU. Arielli Tavares Moreira residiu e completou seus estudos até o segundo grau em Tatuí, onde tem sua família. Mora atualmente em São Paulo, tem 24 anos (18/12/1989), é natural de Tietê, solteira, estudante, estagiária, tem estudo superior incompleto.

Engenheiro Márcio 31.114, candidato a deputado estadual pelo PHS -  Partido Humanista da Solidariedade. Márcio Medeiros tem 46 anos (17/02/1968), natural de Tatuí, reside em Tatuí, é solteiro, engenheiro, curso superior completo.

Leandro Magrão 40.144, candidato a deputado estadual pelo PSB - Partido Socialista Brasileiro. Leandro de Camargo Barros tem 40 anos (11/04/1974), é divorciado, nascido em Tatuí, tem instrução superior, é servidor público municipal e reside em Tatuí.

Gonzaga 45.245, candidato a deputado estadual pelo PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, coligação PSDB-DEM-PPS-PRB. Luiz Gonzaga Vieira de Camargo tem 67 anos (30/09/1946), natural de Tatuí, reside em Tatuí, é casado, empresário, tem curso superior completo.

Lista em ordem numérica crescente.

Tatuí tem dois candidatos à Câmara dos Deputados

Pelo site do TSE, há dois candidatos ao cargo de deputado federal residentes em Tatuí.

Marcos Quadra, número 1079, PRP - Partido Republicano Brasileiro. Marcos Rogério de Campos Camargo é casado, 42 anos (01/09/1971), natural de Tatuí, tem curso superior completo, é administrador.

Rogério Milagre, número 3610, PTC - Partido Trabalhista Cristão. Rogério de Jesus Paes é casado, 48 anos (14/03/1966), natural de Tatuí, tem curso superior completo e é servidor público municipal. Coligação: Projeto Vitória (PSL / PTN / PMN / PTC / PT do B).

Lista em ordem numérica crescente.

Justiça determina busca e apreensão de material político contra Gonzaga

O TRE/SP, através de decisão do juiz Marcelo Coutinho Gordo, determinou no final da tarde desta sexta-feira, 3, a busca e apreensão de panfletos que não reconheciam o deferimento da candidatura de Gonzaga à Assembleia Legislativa, acusando o candidato de enganar o eleitor. O material distribuído é identificado com o CNPJ do candidato Auro de Jesus. O promotor e a Polícia Militar foram acionados e a ordem foi cumprida em três locais, sendo localizado uma quantidade grande de exemplares no comitê do candidato Marcos Quadra. Diz o TRE/SP em sua decisão: "O equívoco, a seu turno, denota plena aptidão a iludir o eleitorado, e comprometer, por conseguinte, a lisura do processo eleitoral, pelo que há de ter a circulação obstada".

Veja a íntegra da decisão, clicando abaixo:

CRAS Norte tem oficina sobre artes

No dia 6 de outubro começa uma nova oficina no CRAS Setor Norte. A capacitação é voltada para a arte e o tema será decorações natalinas. A oficina é coordenada pelo próprio CRAS e aplicada pela oficineira Márcia Godoy. As vagas são disponíveis para todas as idades, inclusive para idosos e deficientes. Informações e inscrições no CRAS Setor Norte, na Rua João Saulo dos Reis, 90, no Jardim Gonzaga, ou pelo telefone: 3259-2731.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

20º Festival de MPB de Tatuí

Video-documentário sobre o 20º Festival de MPB - Certame da Canção, realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Conservatório de Tatuí.

Veja o vídeo da Prefeitura sobre a inauguração do SENAI em Tatuí


Sete pessoas foram detidas por tráfico de entorpecentes nesta semana

Nesta semana, sete pessoas foram presas por tráfico de entorpecentes na cidade. Entre as substâncias estão maconha, crack e cocaína. Dos sete traficantes, cinco eram menores de 18 anos e com eles foram encontrados 200 reais e a maior quantidade das drogas estava escondida na casa de um dos menores. Todos eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia e estão à disposição da Justiça.

Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Santa Rita

Do G1- Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (2) em Tatuí. Segundo a Guarda Municipal, o menor foi detido em frente a casa dele na rua Osmil Martins, no bairro Santa Rita.

Com o jovem foram localizados R$ 70 e uma porção de maconha. E após buscas na residência, os guardas localizaram mais 16 porções de maconha e seis papelotes de crack. O menor disse aos guardas que vendia o entorpecente para pagar dívidas.

O menor foi levado para a delegacia e foi constatado que ele tem passagens pelo mesmo crime. Um boletim de ocorrência pelo crime de tráfico de entorpecentes foi registrado e até a manhã desta sexta-feira (3) ele permanecia detido â disposição da Justiça.

Infestação de pernilongos incomoda moradores em Tatuí

Do G1 - Uma infestação de pernilongos na região central de Tatuí está incomodando moradores. Conforme reportagem da TV TEM, nas casas, ruas e até em uma escola os pequenos mosquitos causam muitos transtornos. O inseto costuma a se reproduzir no verão, mas o calor dos últimos dias fez com que a reprodução fosse adiada para a primavera.

Nas salas de aula do Nebam os estudantes dividem espaço com os pernilongos. A diretora da escola, Andreza Almeida, acredita que uma solução caseira ameniza o problema: uma mistura de álcool com cravos que ela espirra nas classes. “Os pernilongos, além de picar, estavam incomodando pela gradne quantidade. A gente até brincava dizendo para tomar cuidado para não engolir. Então foi uma alternativa que achei para usar, pois não posso usar inseticida”, conta.

O ciclo reprodutivo do inseto ocorre rapidamente e a fêmea chega a pôr 200 ovos de uma vez. A picada não faz mal a saúde, de acordo com o Centro de Controle de Zoonozes. Mesmo não fazendo mal, as picadas atrapalham o sono de muita gente, garante o estudante Igor Airton Barbosa, de 11 anos. “O pernilongo vem e começa a picar a perna. Aí tenho que cobrir a perna e eles vêm na cabeça. O único jeito é passar calor dormindo debaixo das cobertas”, comenta.

O setor de zoonozes da prefeitura faz a pulverização com inseticidas nos locais mais críticos, onde a incidência do mosquito é maior como as áreas ribeirinhas e próximo a lagoas. Mas o fumacê, como também é chamado, elimina apenas os pernilongos adultos.

Segundo o visitador sanitário Samuel Gimenez, as condições climáticas dos últimos meses tornaram o ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito. “O ciclo reprodutivo do mosquito é de 7 a 10 dias. Nossas ações não são frequentes assim. Em face dessa distância entre as ações e a rapidez da proliferação dos pernilongos. Torna-se um pouco difícil o combate e até o extermínio do pernilongo”, afirma.

Reflexo na economia - O incômodo causado pelos pernilongos influenciou as vendas nos supermercados de Tatuí. É que a saída dos inseticidas cresceu muito nos últimos três meses.

Em um comércio da cidade, por exemplo, as vendas de inseticidas cresceram 422% de julho a setembro. De 2,5 mil tubos de inseticida para quase 13 mil. Algumas marcas chegaram a faltar nas prateleiras tamanha a procura. A gerência teve de recorrer a central de distribuição e reforçar os estoques. “Uma loucura. Nesses últimos três meses a venda cresceu bastante e nós até fizemos um pedido maior. Está difícil, até levei alguns frascos para casa porque a quantidade de pernilongos é muito grande”, revela o subgerente Alexandre Moreira.

O produto que antes era dispensável na lista de compras de muitas famílias agora se tornou essencial. Os preços variam de R$ 2,99 a R$ 22,99. Na casa do segurança Moisés Rasquinho não pode faltar. “Tenho que estar sempre jogando inseticida para dormir, senão não durmo”, diz.

E a procura pelos repelentes também é grande. Uma farmácia da cidade vendeu no último mês 20% mais desses produtos. Os consumidores estão procurando até os medicamentos para alergia a picadas de mosquito, revela o farmacêutico Felipe Vila Nova. “Principalmente as crianças sofrem com as picadas. Está sendo complicado para a população de Tatuí.”

Dicas de especialista - Em entrevista a TV TEM, a especialista em alergia Camila Nunes Cardoso Sora salienta que a mistura de álcool e cravo utilizada como repelente pela diretora de uma escola de Tatuí, não é comprovada cientificamente. “Tanto o álcool como o cravo ainda não existem comprovações cientificas em que eles repelem os insetos. Já a planta citronela é um repelente natural e é bastante incentivada para pacientes que são alérgicos às picadas de alguns insetos, como abelhas, formigas e vespas”, afirma.

Camila Sora indica ainda outras maneiras de repelir os insetos: “Podemos usar meio de barreiras, como telas de proteção nas janelas. Também pode-se evitar a exposição em horários de picos dos insetos, que é o fim da tarde e o começo da manhã. Pode-se usar também alguns tipos de repelentes seguindo a orientação da quantidade a ser usada”, completa.

Escola Ary Sinisgalli recebe palestra sobre combate à dengue

Na terça-feira, 30, no período da manhã, aproximadamente 250 alunos do ensino fundamental e médio da escola Professor Ary de Almeida Sinisgalli, na Vila Esperança, assistiram a palestra da equipe de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma pouco mais sobre o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, como combatê-lo e como tratar a doença. Para os alunos do período da tarde a palestra aconteceu às 16h.

Duas pessoas são detidas com entorpecentes no 'Santa Rita'

Na noite de segunda-feira, 29, após uma denúncia anônima de tráfico de entorpecentes no jardim Santa Rita, a Guarda Civil Municipal prendeu dois traficantes, um maior e um menor. Com eles foram apreendidas 30 cápsulas de cocaína e R$18 reais. Ambos foram conduzidos à Delegacia Central e permanecem à disposição da Justiça.

Homem é detido por embriaguez após acidente

Mais uma vez a embriaguez ao volante causa acidente. Na segunda-feira um veículo atingiu o portão de uma residência na Rua Capitão Lisboa, no centro. Ao ser abordado pela Guarda Civil Municipal, o condutor que apresentava sinais de embriaguez foi imediatamente encaminhado ao Pronto Socorro Municipal onde ficou confirmado o consumo de álcool através do exame clínico. O veículo foi recolhido e encaminhado ao pátio e o motorista permanece à disposição da justiça.

Copa Craques do Futuro chega à última rodada da primeira fase

A última rodada da primeira fase da Copa Craques do Futuro contará com quatro partidas, disputadas em dois dias da semana. Na quinta-feira, a partir das 19:15h, pelas categorias sub-11 e sub-13, se enfrentam Clube de Campo e Santa Cruz. No sábado, às 8:30h, a Associação Atlética XI de Agosto joga diante da Associação Atlética Santa Rita pelo sub-17. Fechando a rodada, a equipe do Clube de Campo terá o Bom de Bola como adversário pela categoria sub-13. Todas as partidas serão disputadas no estádio Itatibão, do Clube de Campo, com entrada franca.

Prefeitura faz limpeza nas ruas do Jardim XI de Agosto

A equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio ambiente e Agricultura realizou hoje pela manhã serviços de limpeza no Jardim XI de Agosto. Dentre as ações estão a retirada de mato, entulhos, limpeza das calçadas e sarjetas. De acordo com a lei municipal 4.280, de 23 de novembro de 2009, os proprietários de terrenos edificados ou não, situados na zona urbana, devem cercá-los e manter as calçadas em perfeito estado de conservação.

Mais de 2 mil alunos visitam expsição no Centro Cultural

Os alunos da rede municipal de educação tiveram a oportunidade de conhecer a exposição A Água É Viva, criada pela artista plástica Elisa Lobo. Todas as obras são feitas com seda, agulha e linha. Trata-se de uma exposição sensorial, visual e auditiva já que é possível tocar as obras, observar suas cores e formas e ainda ouvir uma composição concreta do musico tatuiano Paulo Flores. Durante a visita as crianças puderam tocar e sentir as obras, uma forma diferente de apreciar a arte.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Geração de empregos cai 70% na região

No mês de agosto de 2014 foram criadas 441 vagas; por sua vez, no mesmo mês de 2013, foram 1.469 vagas
Anderson Oliveira
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br

CRUZEIRO DO SUL - A geração de empregos na região de abrangência do jornal Cruzeiro do Sul, composta por 14 cidades - exceto Sorocaba e Sarapuí -, foi 70% menor em agosto, na comparação com igual mês de 2013. No conjunto dos municípios, tiveram a carteira assinada 441 trabalhadores nesse mês, contra 1.469 de agosto do ano passado. O acumulado dos oito primeiros meses de 2014, por sua vez, registra queda de 62% na criação de novos postos de trabalho. Enquanto de janeiro a agosto de 2013, foram gerados 7.118, esse número caiu para 2.700 no acumulado desse ano. 

As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e abrangem as cidades de Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Itapetininga, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Tatuí e Votorantim. Sarapuí, por onde também circula o Cruzeiro do Sul, não tem os dados informados pelo Caged, por ter menos de 30 mil habitantes. 

As cidades que registraram o melhor saldo na criação de postos de trabalho, em agosto, foram Votorantim, com 206 novos trabalhadores no mercado; São Roque, que registrou 179 empregos a mais; e Itapetininga, com saldo positivo de 115 empregos. Também tiveram geração de vagas os municípios de Alumínio (7), Capela do Alto (23), Piedade (109), Salto de Pirapora (18), São Miguel Arcanjo (11) e Tatuí (103). Por outro lado, Mairinque perdeu 135 carteiras assinadas, enquanto Boituva registrou menos 113 trabalhadores em agosto. Perderam postos de trabalho, ainda, Araçoiaba da Serra (-13), Iperó (-11) e Pilar do Sul (-58). 

As cidades que mais registraram carteiras de trabalho, de janeiro a agosto deste ano, foram Itapetininga, com 778 novos trabalhadores; Boituva, com saldo de 580 postos; e São Roque, com 405 trabalhadores inseridos no mercado. O saldo positivo se estende a Alumínio (24), Araçoiaba da Serra (263), Capela do Alto (305), Piedade (286), Pilar do Sul (69), Salto de Pirapora (184), São Miguel Arcanjo (189) e Votorantim (43). Tatuí, nesse mesmo período, perdeu 225 postos de trabalho, enquanto Iperó perdeu 185 e Mairinque teve saldo negativo de 16 empregos. 

TSE aprova registro de candidatura de Gonzaga


Nesta quarta-feira, 1º de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, deferiu o registro de candidatura do ex-prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo ao cargo de deputado estadual pelo PSDB. De forma unânime (sete votos a zero), os ministros do TSE afastaram todas as acusações formalizadas pelo denunciante Auro de Jesus Soares Coelho, candidato a deputado estadual pelo PMDB.

O relator da matéria foi o Ministro Henrique Neves, que seguiu jurisprudência do próprio TSE, onde vários casos semelhantes foram julgados recentemente. A sessão extraordinária do tribunal foi transmitida ao vivo pela TV Justiça.

O Recurso Ordinário (RO) do candidato Gonzaga, frente à decisão que havia lhe negado o deferimento do registro no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP), no último dia 29 de agosto, teve atuação dos advogados Marino Pazzaglini Filho, Maria Fernanda Pessatti de Toledo, Renato Pereira de Camargo e José Eduardo Rangel de Alckmin, entre outros.

Na tese de defesa apresentada, os advogados sustentaram que a sentença do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), no caso de suposta contratação de funcionários em cargos de comissão, através de uma lei considerada irregular, não apresentou que Gonzaga praticou danos ao erário nem houve enriquecimento ilícito. Portanto, Gonzaga não se enquadraria no que dispõe os requisitos de inelegibilidade expostos na Lei Complementar 64/1990, com redação dada pela Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).

Os ministros que acataram a tese jurídica da defesa e do relator Henrique Neves, de forma unânime, foram Luciana Lóssio, Maria Thereza de Assis Moura, Gilmar Mendes, Luiz Fux, João Otávio de Noronha e Dias Toffoli (Presidente).

O Acórdão foi publicado em Sessão, ainda no dia 1º de outubro, estando disponível através do site: www.tse.jus.br.

Christian Pereira de Camargo

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Espetáculo Antígona marca abertura do 26º Fetesp, dia 13

A discussão sobre até onde o poder do Estado é legítimo e até onde é legítimo o direito do indivíduo é o foco de “Antígona”, peça que abre o XXVI Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo). A montagem da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí estreia no dia 13 de outubro, às 20h30, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). A apresentação integra a Mostra Principal, composta por espetáculos selecionados dentre mais de 30 inscritos. O Fetesp acontece até o dia 18, contando, ainda, com Mostra Paralela.

Realizado pelo Conservatório de Tatuí, o festival evidencia e garante espaço para o teatro estudantil. Ao mesmo tempo, oferece ao público oportunidade de assistir peças gratuitas. Os ingressos para assistir as apresentações da Mostra Principal são trocados por um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Eles serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

O espetáculo “Antígona” será apresentado por ocasião dos 60 anos de criação do Conservatório de Tatuí. Segundo o coordenador do festival, Carlos Ribeiro, a tragédia grega retorna ao palco do teatro Procópio Ferreira também por outros dois motivos. O primeiro é a retomada da discussão de direitos, tema atual nos tempos de conflitos bélicos; o segundo, em função da própria história do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí. Ribeiro lembra que o primeiro curso de iniciação teatral na escola foi instalado em 1976 e Antígona foi a primeira peça encenada.

“A primeira apresentação aconteceu com o teatro do Conservatório ainda em obras, tendo direção de Moisés Miastkwosky. Junto aos textos ‘Édipo Rei’ e ‘Édipo em Colono’, ‘Antígona’ forma a chamada ‘trilogia tebana’ de Sófocles e narra os desdobramentos da maldição lançada por Apolo sobre o rei Laios, pai de Édipo”, disse ele. “Na montagem, procuramos contextualizar o mito de forma a dialogar com nossa realidade contemporânea, repleta de Antígonas, Ismênias, Etéocles, Polinices e Creontes (personagens da mitologia grega)”, conta o coordenador que também assina a direção da montagem com classificação de 12 anos.

O elenco é formado por Fernanda Mendes (Antígona), Daniele Silva (Ismênia), Rogério Vianna (Creonte), Marcos Caresia (Guarda), Phellipe Souza (Hémon), Carlos Doles (Tirésias), Dalila Ribeiro (Eurídice), Rebert Nunes (1º Mensageiro), Hugo Muneratto (2º Mensageiro) e Adriana Afonso (Corifeu). Participam, também, Lucimara Portela, Maria Taddei Taddone, Nycoly Silva Costa e Roberta Marcondes (coro), Jefferson Rodrigues (1º Guarda), Leo Camargo (2º Guarda) e Pedro Vercelino (Percussão).

SERVIÇO

XXVI FETESP - Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
MOSTRA PARALELA - 9 a 17 de outubro - Entrada franca
MOSTRA PRINCIPAL - 13 a 18 de outubro – Ingresso: 1 quilo de alimento não-perecível
Carlos Ribeiro, coordenação
Programação completa: conservatoriodetatui.org.br/fetesp

Saiba o que ver na Mostra Principal

As apresentações da Mostra Principal, no teatro “Procópio Ferreira”, serão realizadas de 13 a 18 deste mês e contemplam oito espetáculos selecionados e um convidado – com encenação que marca o encerramento.

Os selecionados integram as categorias “Escola de Teatro” e “Teatro na Escola”. Pela categoria “Escola de Teatro”, foram selecionados “Cogitação Feita de Farinha, Leite e Ovos”, montado pela Cia. Aleatória, da Escola Livre de Teatro de Santo André (SP); “Édipo Rei”, pelo Grupo Laminicac, do Centro de Artes Cênicas “Walmor Chagas”, de São José dos Campos (SP); “Asterios Polyp”, encenado pela Sarcástica Companhia de Teatro, da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira (SP); e “Ocupação”, espetáculo da Indac Escola de Atores, de São Paulo.

Pela categoria “Teatro na Escola”, a lista de espetáculos inclui “Auto de Antonio Santinho”, do Grupo Teatral Trupe do Trupé, da Escola Estadual “Professora Maria Angela Batista Dias”, de Paraguaçu Paulista (SP); “Raízes”, do Grupo Casca Grossa, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Barão de Piratininga”, de São Roque (SP); “Descobreu”, da Cia. de Teatro UTA, da Escola Estadual “Dr. Afonso Vergueiro”, de Salto de Pirapora (SP); e “Por Enquanto Antônio”, que será montado pelo Grupo Teatro Singular, pertencente ao Colégio Singular, de Santo André (SP).

A Mostra Principal da 26ª edição do Fetesp termina com espetáculo convidado e de gênero experimental. A peça “As Estrelas são para Sempre?” será encenada no teatro “Procópio Ferreira”, às 20h30 do dia 18.

Na encenação, o Grupo Katharsis traz para o palco personagens anônimos, que falam línguas diferentes e que habitam um espaço sem referência e um tempo que só existe enquanto dura a percepção. O texto é classificado como “um hipertexto que remete à infância, à vida adulta e à velhice das personagens”.

Com direção de Roberto Gill Camargo, “As Estrelas são para Sempre?” tem classificação livre. Durante o espetáculo, o Grupo Katharsis estabelece um tipo de comunicação dinâmica com o espectador.

A peça começa com a voz de um comissário de bordo de uma companhia aérea. O membro da tripulação sugere um “tour” através do tempo e da memória, com referências a Cervantes, Shakespeare, Beckett, Verdi, Carlos Gomes, Guimarães Rosa, Bumba-Meu-Boi, Violeta Parra, Beatles e Edith Piaf.

O Fetesp recebe inscrições de escolas estaduais, municipais e particulares de ensino fundamental, médio, técnico e universitário sediadas no Estado de São Paulo. Ele contempla, ainda, quatro oficinas técnicas gratuitas, voltadas a qualquer interessado. As oficinas serão ministradas por Aline Meyer (sonoplastia), Bartholomeu Haro (direção), Cadu Witter (a voz e o canto na cena) e Suzana Aragão (interpretação e humor). Ao todo, são oferecidas 80 vagas, destinadas a interessados que já se inscreveram previamente.

Acompanhe os espetáculos do Fetesp 2014

Concorrente na categoria “Teatro na Escola”, a peça “O Auto de Antonio Santinho” será apresentada no “Procópio Ferreira” dentro da Mostra Principal às 14h do dia 14, pelo Grupo Teatral Trupe do Trupé, da Escola Estadual “Professora Maria Angela Batista Dias”, de Paraguaçu Paulista (SP).

Também no dia 14, às 20h30, pela categoria “Escola de Teatro”, será a vez da montagem de “Cogitação Feita de Farinha, Leite e Ovos”. O espetáculo da Cia. Aleatória, da Escola Livre de Teatro de Santo André (SP), tem direção coletiva.

No dia 15, às 14h, o público assistirá “Raízes”, montagem de gênero infantil com direção de Amanda Sobral e concorrente na categoria “Teatro na Escola”. A peça integra repertório do Grupo Casca Grossa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Barão de Piratininga”, de São Roque.

A Mostra Principal segue na quarta-feira, 15, com encenação da tragédia grega “Édipo Rei”, às 20h30, pela categoria “Escola de Teatro”. O espetáculo, uma adaptação feita por Edson Gory, de obra de Sófocles, tem elenco formado pelo Grupo Laminicac, do Centro de Artes Cênicas “Walmor Chagas”, de São José dos Campos.

Na quinta-feira, 16, haverá duas apresentações, às 14h, e às 20h30. Na data, o teatro “Procópio Ferreira” receberá, respectivamente, os espetáculos “Descobreu” e “Asterios Polyp”, pelas categorias “Teatro na Escola” e “Escola de Teatro”. A primeira encenação será feita pela Cia. de Teatro UTA, da Escola Estadual “Dr. Afonso Vergueiro”, de Salto de Pirapora; a segunda, pela Sarcástica Companhia de Teatro, da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira).
As duas últimas peças concorrentes serão apresentadas na sexta-feira, 17. Pela categoria “Teatro na Escola”, o Grupo Teatro Singular, do Colégio Singular de Santo André, encenará “Por Enquanto Antônio”, a partir das 14h. À noite, às 20h30, a INDAC Escola de Atores, de São Paulo, encenará o espetáculo “Ocupação”, um dos quatro que competem pela categoria “Escola de Teatro”.

Conheça também a Mostra Paralela

A 26ª edição do mais longevo festival de teatro estudantil do Estado de São Paulo conta, ainda, com Mostra Paralela. Ela acontece de 9 a 17 deste mês, contemplando oito apresentações. Sete serão levadas à Sala Preta, do Setor de Artes Cênicas do Conservatório. O endereço é a rua Coronel Aureliano de Camargo, 550, 1º andar. A última acontece na praça Manoel Guedes, 98, no centro.

Na Sala Preta, a peça “Presentes Memórias de Kaspar Hauser” abre a série de apresentações da Mostra Paralela. Ela será encenada às 19h30 do dia 9, pela Nossa Trupe Teatral, contando a história de Kaspar Hauser que viveu quase toda sua vida em um porão, sem contato algum com o mundo exterior ou com outros seres humanos. Hauser conhece apenas um cavalo de madeira, pão e água.

Na sexta-feira, 10, às 19h30, será exibido longa-metragem “Na Frieza do Seu Olhar”. O filme conta a história de um homem chamado Anderson. O personagem central é, basicamente, ambicioso. Por uma mulher, ele toma “várias decisões erradas”, que acabam levando-o ao mundo do crime.

“Pra Lavar” dá sequência à Mostra Paralela, com apresentação às 19h30 do sábado, 11. Na montagem da Cia. Ímpares, as peças de roupas tomam o lugar das palavras que são lavadas aos olhos do público.

Na terça-feira, 14, às 18h, a Nossa Trupe Teatral traz a montagem “Seu Bonanza”, cuja história trata do cotidiano de palhaço de mesmo nome, detido em uma cela apertada em meio a vários objetos.

Também às 18h, na quarta-feira, 15, o grupo de alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Teatro do Conservatório de Tatuí traz espetáculo “Quimera”, peça que propõe uma série de indagações.

Na quinta-feira, 16, às 18h, a Sala Preta recebe a Cia. Os Horrorosos para encenação de “Paráguas”. A peça aborda instantes recolhidos das memórias dos dias chuvosos dos espectadores.

A última peça a ser encenada na Sala Preta retrata a história de três irmãs que vivem em Carinhanha, na Bahia. Trata-se do premiado espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”, com montagem agendada para as 18h de sexta-feira, 17. O espetáculo será apresentado pela Companhia de Teatro Atores em Conserva.

A praça “Manoel Guedes” sediará “Dois Corações e Quatro Segredos”, com encenação às 16h do dia 12. O espetáculo conta a viagem de Mário de Andrade e seu assistente Felisberto pelo interior do Brasil. A apresentação ficará a cargo do Núcleo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí.

O festival de teatro do Conservatório nasceu em 1977

O Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo nasceu como “Festival Estudantil de Teatro Amador” no ano de 1977. Ao longo de sua história, ele passou de municipal a estadual tendo, ainda, diferentes denominações até que em 15 de fevereiro de 1982, sendo oficializado pelo decreto 18.434.
Assim, ele passou a integrar o calendário de eventos culturais do Estado de São Paulo. O mais longevo evento realizado no Conservatório de Tatuí também teve suas características alteradas ao longo dos anos – passando de competitivo a estritamente educacional e, depois, voltando a reunir focos competitivo e educacional -, mas sempre mantendo um grande sucesso de público e participantes. Atualmente, ele reúne grupos teatrais do Estado de São Paulo.

“O evento ampliou-se, tornando-se estadual e é, até hoje, um dos principais canais de veiculação e estímulo à atividade teatral de caráter formativo”, destaca o coordenador, Carlos Ribeiro.

Ele acontece com objetivos de estimular o interesse o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes do Estado de São Paulo; promover o intercâmbio cultural entre os estudantes de teatro das cidades participantes; incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos teatrais nas escolas e universidades; incentivar o estudo do teatro, da história, dramaturgia e teoria, visando uma sadia formação cultural; e divulgar e premiar as artes cênicas.

Big Band Tributo a Elis Regina


Evento promovido em 2009 por ocasião de tributo a Elis Regina, com participação da Big Band do Conservatório de Tatuí.

Seis pessoas são detidas por tráfico de drogas no Centro e na Vila Esperança

Do G1- Seis pessoas foram detidas por tráfico de drogas nesta terça-feira (30) em Tatuí. Segundo a Guarda Civil Municipal, entre os detidos estão quatro adolescentes, sendo que um deles tem 13 anos. As prisões e apreensões aconteceram em duas ocorrências diferentes.

A primeira ocorrência foi registrada na Vila Esperança. Após denúncia anônima uma equipe da GCM foi até ao local. Um menino de 13 anos e uma menina de 17 foram detidos com 10 porções de maconha e R$ 100. Os adolescentes foram encaminhados à delegacia e após o registro do boletim foram encaminhados para unidades da Fundação Casa.

Ainda na tarde de terça-feira, na Praça Cesário Mota, no Centro da cidade, a GCM deteve outras quatro pessoas, sendo um homem de 28, outro de 18 e dois adolescentes de 17 e 16 anos. Com o grupo os guardas apreenderam duas porções de maconha e R$ 30. Todos foram encaminhados para delegacia e após o registro do boletim por tráfico de entorpecente e associação ao tráfico, os homens foram encaminhados para cadeias da região e os menores para Fundação Casa.

ARTIGO: O desmonte do Conservatório de Tatuí (Luis Nassif)

QUA, 01/10/2014 - 17:14 ATUALIZADO EM 01/10/2014 - 17:40
GGN - Marcus Toscano, a jovem grande promessa do violão brasileiro me escreveu para passar a dica: o clássico “Catedral”, do paraguaio Agustin Barrios, pelo violonista Geraldo Ribeiro é a melhor interpretação de uma das peças mais tocadas pelo violão mundial.

Na sexta-feira, em Guaratinguetá, conversei com algumas pessoas ligadas ao Conservatório de Tatuí. Até alguns anos atrás, era exemplar, um dos maiores celeiros da música instrumental brasileira, de reputação internacional.

Na gestão José Serra começou o desmonte da área cultural. Os ativos culturais do Estado foram entregues a organizações sociais apadrinhadas de Serra e de Andrea Matarazzo. E o Conservatório começou a definhar.

Burocratizou-se o ensino e montou-se uma estratégia de esvaziamento. Alunos da região que costumavam juntar dois dias da semana para as aulas, foram impedidos por novas exigências, de se colocar um dia no início da semana e outro no final, inviabilizando sua permanência no Conservatório.

Professores de renome internacional foram proibidos de tirar licença para excursões internacionais. Valem-se de vários expedientes para encolher o tamanho do Conservatório pela truculência, demitindo professores e inviabilizando cada vez mais a frequencia dos alunos.

Chegou-se ao ápice de exigir de Geraldo Ribeiro que enfrentasse um concurso público para continuar lecionando em um local em que ele vem formando centenas de alunos desde os anos 70. Pelo que me informam, Ribeiro desistiu do Conservatório.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Inauguração da nova delegacia de Tatuí


A. A. Santa Rita está classificada para a próxima fase da Copa Regional de Futebol Amador

No domingo, 28, aconteceram as partidas de volta dos confrontos da primeira fase da Copa Regional de Futebol Amador. Em jogo disputado no estádio do Sindicato dos Metalúrgicos, a equipe da Associação Atlética Santa Rita garantiu vaga na próxima fase da competição ao vencer o George Oeterer, da cidade de Iperó, pelo placar de 1 a 0. Na soma dos resultados, o confronto ficou em 2 a 1 para o time tatuiano.

Já na cidade de Cerquilho, no Centro Olímpico Municipal Octávio Pilon, a FBA foi goleada pelos donos da casa, o Cinco da Manhã, por 7 a 0. Somando os dois jogos, a equipe de Cerquilho levou a melhor com o placar de 10 a 1.

A próxima fase do torneio terá inicio no dia 19 de outubro e contará com seis equipes divididas em dois grupos de três, onde as duas melhores colocadas seguirão às semifinais. O Santa Rita está na mesma chave do Zambianco, da cidade de Tietê, e Almadina, de Boituva.

Inscrições a Oficinas Técnicas Itinerantes terminam no dia 8

Terminam neste mês as inscrições das Oficinas Técnicas Itinerantes oferecidas pelo Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado. São cursos gratuitos voltadas a regentes e músicos, com objetivo de propiciar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado. As oficinas são coordenadas por Marcelo Maganha.

Elas integram a edição 2014 do Coreto Paulista e recebem inscrições de instrumentistas das cidades de Adamantina, Leme e Itapeva até as 18h do dia 8, segunda quarta-feira do mês. Para participar, os músicos interessados deverão se inscrever nos respectivos municípios-sede. Outra opção é o site do evento, acessível em www.coretopaulista.com.br, preenchendo formulário próprio.

Preferencialmente, as oficinas são abertas a músicos com conhecimento musical. Os participantes podem, ou não necessariamente, ser instrumentistas que integram grupos, como: banda sinfônica, banda musical, banda marcial, fanfarras, corporações e demais corpos musicais.

Na edição 2014, os músicos selecionados nas três cidades participarão de cursos de regência, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão, por professores gabaritados. A lista divulgada nesta semana pela coordenação inclui nomes como os de Akira Miyashiro, Marcos Virmond e Max Ferreira (regência); Edson Beltrami, Isaura Melo e Otávio Blóes (flauta transversal); e Julio José de Oliveira Neto, Marcelo Afonso e Rafael Pelaes (clarinete).

O conteúdo do curso de saxofone será repassado por Maikel Morelli, Giancarlo Medeiros e Rafael Migliani. Em trompete, as oficinas a serem ministradas ficarão a cargo de Claudio Cambé Sampaio, Gerson Brandino e Lino Martins. Os conhecimentos em tuba serão repassados por Luciano Vaz, Marco Antonio de Almeida Junior e Ricardo de Souza Francisco. As oficinas em percussão serão ministradas por Agnaldo Silva, Luis Marcos Caldana e Robson Moraes (Bob).

As cidades-sedes foram escolhidas dentre 21 inscritas para receber os cursos ministrados gratuitamente. Adamantina, Leme e Itapeva participaram de processo de escolha que envolveu análise, apresentação de propostas feitas pelos municípios que receberam visitas técnicas.

Eleições 2014 - Entrevistas Candidatos Tatuí (Considerações Finais)


Considerações finais apresentadas pelos candidatos a deputado por Tatuí ao final de série de entrevistas. A sabatina é realizada pelo jornal O Progresso de Tatuí, contando com participação dos oito concorrentes - sendo seis à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e dois à Câmara.

Cordel do Amor Sem Fim, da Cia. de Teatro Atores em Conserva, de Tatuí, é o melhor espetáculo do FESESTE de Avaré pelo Júri Popular

No último dia 22, a Cia. de Teatro Atores em Conserva participou do 8º Festival de Teatro de Avaré, primeiro festival competitivo de sua ainda curta carreira e foi contemplada com as seguintes premiações: 1º Melhor espetáculo Júri Popular / Imprensa; 3º Melhor espetáculo Júri Técnico; Melhor figurino; Melhor Trilha Sonora (Lala Nelly, Diego Guedes, Rafael Gandolfo Scherk e Maria Carolina Taddei); Melhor Atriz Coadjuvante (Rose Tureck); Melhor Atriz (Jú Assis), além das indicações Melhor Atriz Coadjuvante (Rafaele Breves) e Melhor Ator Coadjuvante (Dimitri Souza). Dando continuidade à sua agenda os “Atores em Conserva” participarão da mostra paralela do XXVI FETESP em Tatuí, que será realizada na sala preta do Setor de Artes Cênicas do CDMDCC de Tatuí, no dia 17/10/2014 às 18:00 hs., com entrada franca. A companhia conta com o apoio do Projeto Ademar Guerra e da Prefeitura Municipal de Tatuí.

Criada em Dezembro de 2012, por iniciativa de alunos do 3º ano do Curso de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, surgiu a Companhia de Teatro Atores em Conserva, com o anseio de aprofundamento em técnicas teatrais, trabalho de atuação e técnicas de palco.

A partir daí iniciou uma busca por dramaturgias e nessa pesquisa, encontrou aquele que seria seu primeiro trabalho “Cordel do Amor Sem Fim” (2003), de Claudia Barral (autora baiana radicada em São Paulo). Selecionada para integrar o Projeto Ademar Guerra criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, a companhia teve a grata satisfação de contar com a orientação do grupo campineiro “Os Geraldos” e iniciou suas apresentações no ano de 2013 em cumprimento à agenda estabelecida pelo citado projeto.

Em 2014 abriu temporada apresentando-se no Festival de Curitiba – FRINGE, Semana de Teatro de Lençóis Paulista, Festival de Inverno de Amparo 2014, Mostra de Teatro de Birigui 2014, FESTIVALE São José dos Campos 2014 e Esquenta Teatral de Pilar do Sul, além de apresentação no Centro Cultural de Tatuí durante as festividades de aniversário da cidade e apresentação beneficente para os internos do Lar São Vicente de Paulo.

CIESP Sorocaba realiza fórum “Sou Capaz - Promovendo a Inclusão Profissional” em Tatuí

Encontro tem o objetivo de reunir poderes público e privado, profissionais da indústria, entidades e sociedade civil para informar sobre inclusão de pessoas com deficiência e aprendizes

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), regional Sorocaba, em parceria com a Prefeitura de Tatuí, realiza no dia09 de outubro, das 8h30 às 12h, na Câmara Municipal de Tatuí, o fórum “Sou Capaz- Promovendo a Inclusão Profissional”, que tem o objetivo de orientar e fomentar discussões sobre a inclusão profissional de pessoas com deficiência e aprendizes na indústria, a fim de contribuir para a promoção da inclusão.

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), por intermédio do Departamento de Ação Regional (Depar), o fórum “Sou Capaz- Promovendo a Inclusão Profissional” tem o intuito de reunir os setores público e privado, poderes executivo, legislativo e judiciário, sindicatos, profissionais da indústria, entidades e sociedade civil para informar e tirar dúvidas sobre a inclusão profissional.

O evento terá a participação do 1º Vice-diretor do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, do prefeito de Tatuí, José Manoel Coelho, de Cristiane Gouveia, do Departamento de Ação Regional (Depar) da FIESP/ CIESP, da Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Sorocaba, Valquíria Camargo Cordeiro, do Gerente de Qualidade de Vida SESI-SP, Eduardo Arantes. O fórum também terá a participação do SENAI, SESI e Prefeitura de Tatuí, parceiras no evento.

Os convidados abordarão questões relacionadas à inclusão no mercado de trabalho, elevação da escolaridade e formação profissional, saúde e segurança do trabalhador e boas práticas de empresas que promovem a inclusão.

O fórum é gratuito e será realizado na Câmara Municipal de Tatuí, localizada na Av. Cônego João Clímaco, 226. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bombeiros fazem simulação de incêndio em prédio

A equipe do Corpo de Bombeiros de Tatuí participou de um treinamento prático de combate a incêndio em prédios. O objetivo foi capacitar a equipe para que quando for necessário o trabalho seja executado com segurança e êxito. A simulação foi realizada no antigo Hospital Avançado e contou com a presença de 18 profissionais do Corpo de Bombeiros e do SAMU. A equipe passa ainda por capacitação no Centro Experimental Aramar, em Iperó.

Veja os últimos resultados da Copa Craques do Futuro

No sábado, 27, seis jogos deram continuidade à Copa Craques do Futuro em dois estádios do município. No estádio Itatibão, do Clube de Campo, o DRAC de Itapetinga empatou com os donos da casa por 3 a 3 na categoria sub-13 e venceu a equipe da Secet de Pereiras no sub-11 pelo placar de 3 a 0. Fechando a rodada, a Secet derrotou o CCT, que representa o Clube de Campo na categoria sub-13, por 4 a 1.

Já no estádio Professor Simeão Sobral, na Vila Jurema, o Esporte Clube São Bento de Sorocaba entrou em campo em duas categorias, vencendo por 2 a 1 a equipe da Associação Atlética XI de Agosto pelo sub-15 e ficando no empate de 0 a 0 com o Bom de Bola B no sub-17. Pelo sub-15, o Bom de Bola venceu o Craque do Amanhã de Sorocaba pelo placar de 1 a 0.

A próxima rodada da competição acontece na quinta-feira, 2, a partir das 19h15, e no sábado às 8h30, ambas no estádio Itatibão, do Clube de Campo, com entrada franca.

Lei da Fumaça Preta

Na manhã desta segunda-feira os veículos da Secretaria da Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura passaram pela fiscalização da Lei Fumaça Preta, que proíbe os veículos de emitirem a fumaça tóxica no ar, geralmente causada por automóveis movidos a diesel. Os 14 veículos que passaram pela vistoria receberam o selo de aprovação, ou seja, não agridem a atmosfera e podem circular normalmente.

Eleições 2014 - Entrevistas Candidatos Tatuí (3ª semana, Bloco 2)


Domingo de Manhã - Rosan Camargo


Encontro Internacional de Saxofonistas 2014



Tatuí inaugura nesta terça-feira a Praça do Playground nos Jardins de Tatuí (não confundir com Jardim Tatuí, no Valinho)


domingo, 28 de setembro de 2014

Enquete de 'O Progresso' dá vitória a Marina em Tatuí

Segundo a enquete virtual feita pelo jornal O Progresso de Tatuí, a candidata à presidência da República Marina Silva/PSB aparece em primeiro lugar na cidade com 39% das intenções de voto. Em segundo, está o candidato Aécio Neves/PSDB, com 29% das intenções de votos. Dilma Rousseff/PT, que lidera em todas as pesquisas nacionais, aqui ficou na terceira colocação com 15%.

Luciana Genro/PSol tem 3% e Eduardo Jorge/PV surge com 2%. Com 1% das intenções de votos estão Pastor Everaldo/PSC, Levy Fidelix/PRTB, Eymael/PSDC, Mauro Iasi/PCB, Zé Maria/PSTU e Rui Costa Pimenta/PCO. De acordo com a enquete, 8% dos participantes votarão em branco.

Esses dados levaram em conta as opiniões dos leitores do bissemanário que participaram da enquete entre o sábado, 20, até a tarde de sexta-feira, 26. O levantamento foi promovido em 'O Progresso Digital', acessível em: www.oprogressodetatui.com.br.

Eleições 2014 - Entrevistas Candidatos Tatuí (2ª semana, Bloco 1)


Eleições 2014 - Entrevistas Candidatos Tatuí (2ª semana, Bloco 2)


Eleições 2014 - Entrevistas Candidatos Tatuí (3ª semana, Bloco 1)