terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pernilongos trazem TV Tem a Tatuí

Tatuí foi escolhida pela TV TEM para uma matéria exclusiva sobre o combate aos pernilongos que se proliferam em toda região, devido à falta de chuva que gera desequilíbrio no sistema. O município tem feito diversas ações de nebulização, limpeza de terrenos e áreas ribeirinhas. O Nebam Ayrton Senna vem fazendo um trabalho especial de conscientização entre os alunos. Cabe à população fazer a sua parte, evitando acúmulo de lixo e de água, evitando criadouros que podem servir ao mosquito da dengue.

Tatuí recebe 3 pluviômetros em parceria com o Governo Federal

O primeiro dos quatro pluviômetros semi-automáticos recebidos por Tatuí, através de parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi instalado na Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. O local também é a sede administrativa da Defesa Civil do município. O aparelho possui a tecnologia de monitorar em tempo real a quantidade de chuva que cai nas regiões onde são instalados. Os outros três pluviômetros serão instalados nos próximos dias em locais estratégicos segundo análise da Defesa Civil, sendo eles as Bases Comunitárias da Guarda Municipal nos Bairros da Americana, Jardim Santa Rita e na Escola de Enfermagem Dr. Gualter Nunes, no Bairro Valinho.

Copa Craques do Futuro segue com muitos gols

No sábado, 20, seis jogos movimentaram mais uma rodada da Copa Craques do Futuro. O estádio Menotti de Campos, do Santa Cruz, foi palco de três goleadas. O DRAC de Itapetininga venceu a equipe da casa em duas categorias, 10 a 0 no sub-11 e 8 a 0 no sub-13. Também pelo sub-11, a Associação Atlética XI de Agosto venceu a equipe da Prefeitura de Torre de Pedra por 6 a 0. Já no estádio municipal Paulo Francisco Maciel, no Jardim Santa Rita, o Craque do Amanhã da cidade de Sorocaba ficou no empate de 4 a 4 diante do Criança Para o Futuro pelo sub-15. Fechando a rodada, o São Bento de Sorocaba empatou por 1 a 1 com a equipe da casa, a Associação Atlética Santa Rita, pela categoria sub-15, e venceu a Secet de Pereiras pelo placar de 1 a 0 no sub-17. As próximas partidas da competição acontecem quinta-feira, no estádio Itatibão, do Clube de Campo, a partir das 19h15 e no sábado a partir das 8h, nos estádios Professor Simeão Sobral, na Vila Jurema e Itatibão, do Clube de Campo, todos os jogos tem entrada franca.

Diretoria do Meio Ambiente doa mudas no Paço

Na manhã desta segunda-feira, 22, cerca de 100 mudas de árvores foram doadas pela equipe do departamento de Meio Ambiente em uma tenda montada ao lado do Paço Municipal de Tatuí. Em menos de três horas, todas as mudas foram distribuídas aos cidadãos que por ali passavam. Entre as mudas estavam ipês, cerejeiras, goiabeiras e cabreúvas, além de outras árvores nativas da região. As pessoas que não conseguiram ou não se interessavam pelas mudas disponíveis na tenda ganharam um "vale muda" que pode ser retirada no dia 15 de Outubro na Secretaria da Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura.

Equipes de Tatuí estream na Copa Regional de Futebol Amador

No domingo, 21, as equipes de Tatuí estrearam na primeira Copa Regional de Futebol Amador. Jogando no estádio do Sindicato dos Metalúrgicos, a FBA perdeu por 3 a 1 para o Cinco da Manhã da cidade de Cerquilho. Em Iperó, teve jogo no estádio Praxedão. A Associação Atlética Santa Rita ficou no 1 a 1 com os donos da casa, a equipe do George Oeterer. Os times do município voltam a campo no próximo domingo, 28, pelas partidas de volta do confronto. A FBA vai a Cerquilho precisando vencer o Cinco da Manhã por três gols de diferença para avançar no torneio. Já o Santa Rita recebe o George Oeterer no estádio do Sindicato dos Metalúrgicos jogando por um empate sem gols ou uma vitória por qualquer placar para seguir na competição. Os dois jogos acontecem às 9h15, com entrada franca.

Equipe do SBT entrega casa em Tatuí


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Santa Casa recebeu ambulância

No dia 18 último, a Santa Casa de Tatuí recebeu, simbolicamente, das mãos do vereador Marquinho da Santa Casa/PP, uma ambulância proveniente de emenda parlamentar ao Orçamento Geral do Estado, requerida pelo vereador ao deputado estadual Antonio Salim Curiati/PP.

João Antonio Fonseca
Assessor parlamentar do vereador Marquinho da Santa Casa

cartas SINAL DO SBT ESTÁ PÉSSIMO

O sinal do SBT em HD canal 35.1 não está funcionando. Talvez tenha funcionado apenas no dia 11/08/2014.

De acordo com alguns comentários, o sinal em Tatuí é repetição da torre de retransmissão de Boituva.

Durante o dia o sinal é péssimo e à noite nem sinal existe. Fico no aguardo de explicações dos responsáveis.

Antonio Carlos de Morais

Filarmônica de Pasárgada lança disco no Conservatório de Tatuí

Do G1- A banda Filarmônica de Pasárgada lança o CD “Rádio Lixão” na próxima terça-feira (23) no Conservatório de Tatuí. O evento começa às 20h30 e a entrada franca.

O disco “Rádio Lixão” foi lançado em agosto pela gravadora do Guilherme Arantes, Coaxo do Sapo. No repertório do show, todas as 15 canções do novo álbum, como “Mil Amigos”, “Fiu Fiu” e “Amor e Carnaval”, além de algumas músicas do primeiro disco do grupo. O albúm tem produção musical de Alê Siqueira, projeto gráfico de Guto Lacaz e participações especiais de Guilherme Arantes, Tom Zé, Kassin e Tatá Aeroplano. O CD contou com apoio do ProAC.

A banda paulista Filarmônica de Pasárgada foi formada em 2008. Em 2013, o grupo lançou o primeiro disco, “O hábito da força”, produzido por Alê Siqueira e com participações de Ná Ozzetti e Luiz Tatit. No mesmo ano, a banda participou da bravação do EP “Tribunal do Feicebuqui”, do compositor Tom Zé, juntamente com Emicida, Trupe Chá de Boldo, o Terno e Tatá Aeroplano.

Adolescente é detido portando revólver com munições no Santa Rita

Do G1- Um adolescente de 17 anos foi detido em flagrante por porte ilegal de arma na madrugada de domingo (21) em Tatuí. De acordo com a Guarda Civil Municipal, o menor estava portando um revólver calibre 22 com um pente carregado de munições.

Ainda segundo a GCM, o suspeito foi detido no Bairro Santa Rita após chamar a atenção de guardas que faziam ronda no bairro. Ele foi levado à delegacia, prestou depoimento e depois foi liberado aos pais. A arma ficou apreendida.

domingo, 21 de setembro de 2014

Jazz Combo une música com arte plástica no Conservatório de Tatuí

O Jazz Combo do Conservatório de Tatuí realizará duas apresentações com a participação especial da artista plástica Elisa Lobo nesta segunda-feira (22) em Tatuí. São atividades que envolvem artes plásticas e música.

A primeira apresentação, um concerto didático com entrada franca, será promovido às 16h. Já às 20h30, o ingresso para o espetáculo custará R$ 12 e R$ 6 meia-entrada. Ambas apresentações serão realizadas no Teatro Procópio Ferreira, localizado na Rua São Bento, 415, Centro.

Da renascença ao contemporâneo o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tocará releituras de obras dos compositores Josquim des Prez, Arboit Thoinot, Bach, Stravinsky, Debussy e Villa-Lobos. A participação da artista plástica se dará por meio da exposição “Janelas Contemporâneas – Arte na inclusão social”. O projeto é uma ação multicultural que apresenta temas como a inclusão social, ecologia, artes visuais, música e dança.

Elisa Lobo ainda assina outra mostra na cidade. A instalação “A Água é Viva” esta em cartaz no Centro Cultural Municipal, que fica na Praça Martinho Guedes, 12, Centro, com visitação gratuita até 1º de outubro. A mostra, que estreia em Tatuí, é composta por obras bordadas a mão. São representações de águas vivas medindo de oito a doze metros, feitas em seda e que interagem com uma composição concreta na forma de missa num surround de oito vozes. Cada obra necessitou de 10 a 14 meses para ser concluída.

Marcos Quadra é multado por propaganda paga na internet

TRE - O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) des. Carlos Eduardo Cauduro Padin aplicou, neste sábado (20), multa de R$ 5 mil ao candidato a deputado federal pelo PRB Marcos Rogério de Campos Camargo (Marcos Quadra) pela contratação de links patrocinados no Facebook. A legislação eleitoral não permite propaganda paga na internet.

Segundo a decisão, que confirma a liminar concedida anteriormente, os links patrocinados questionados configuram propaganda eleitoral paga na internet, que fere o princípio da isonomia entre os candidatos e afronta a legislação eleitoral.

Para o magistrado “os anúncios patrocinados têm inequívoco conteúdo eleitoral; constam deles o nome de urna do candidato, seu número, partido, cargo almejado e mensagem, nitidamente, eleitoral.” Ele considerou moderado o valor gasto com o anúncio e aplicou ao candidato a multa prevista no mínimo legal.

Consta da sentença que o próprio candidato foi o responsável pela contratação, conforme informação prestada pelo Facebook, que já procedeu à retirada do referido anúncio.

A representação foi proposta pelo candidato a deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB).

Da decisão monocrática, cabe recurso ao plenário do TRE-SP.

Representação: 414667

Câmara votará projeto que proíbe espetáculos com animais em Tatuí

A Câmara Municipal de Tatuí irá votar projeto de lei do vereador José Franson que proíbe usar animais em espetáculos. Se aprovado, estarão proibidos na cidade os rodeios, circos com animais, provas de laço, rinhas de cães, rinhas de canários, rinhas de galos, vaquejadas etc. O vereador , que também é candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, está conclamando os defensores dos animais para que compareçam à sessão, que deverá acontecer no final de setembro ou início de outubro.

Clique aqui para ver o teor do projeto.

sábado, 20 de setembro de 2014

Alunos do Conservatório de Tatuí apresentam-se em concertos gratuitos

O Conservatório de Tatuí sedia dez concertos gratuitos de 29 de setembro a 3 de outubro. Todos terão como principais atrações os alunos da escola de música, luteria e artes cênicas. A série de apresentações, denominada Semana de Prática de Conjunto, são provas bimestrais, abertas ao público. A coordenação geral do evento é de Max Ferreira.

A série de apresentações tem início na segunda-feira, dia 29, com três concertos. O primeiro será às 18h, no Auditório da Unidade 2 (rua São Bento, 808), quando octeto, cameratas e orquestra jovem de violões apresentam repertório brasileiro sob coordenação de Márcia Braga.

Ainda na segunda, 29, às 19h, a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415), sob regência de José Antonio Pereira, faz apresentação com repertório marcado por clássicos do rock, especialmente arranjados para a formação. São músicas de Deep Purple, Cold Play, Aaron Copland, entre outros. O grupo leva mais de 80 músicos ao palco.

Para encerrar a segunda-feira, às 20h30, também no teatro Procópio Ferreira, apresenta-se o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, coordenado por Edmilson Baía de Oliveira. No programa, destaque para obras de Alexandre Guilmant (Morceau Symphonic, com solo de trombone de Everton Belchior de Souza) e arranjo de João Victor Bota da obra “Killer Queen”, de Freddie Mercury.

Na terça-feira, 30, às 19h, acontece concerto do Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí, também no Teatro Procópio Ferreira. Coordenado por Altino Toledo, o grupo apresenta obras de K-ximbinho, Guio de Moraes, Canhoto da Paraíba, Pixinguinha e Benedito Lacerda, e Waldir Azevedo. Em seguida, às 20h30, apresentam-se as Orquestras de Cordas Infantil e InfantoJuvenil do Conservatório de Tatuí, coordenas por Eduardo Augusto e Daniel Lazala.

Na quarta-feira, dia 1º, às 9h, o primeiro concerto será no Auditório da Unidade 2, onde o Grupo de Performance Histórica Jovem e o Ensemble de Performance Histórica Jovem do Conservatório de Tatuí apresentam-se sob coordenação de Débora Ribeiro e João G. de Figueiredo.

Já às 18h, também na quarta-feira, 1º, no mesmo Auditório da Unidade 2, unem-se os Coros Infantil e de Câmara do Conservatório de Tatuí. O Coro Infantil, coordenado por Miriam Cândido e que tem Rogel Junior como pianista, conta com 22 integrantes e apresentará obras de Caetano Veloso (Alguém Cantando), Adoniran Barbosa (Mariposa), Gonzaguinha (Sementes do Amanhã), entre outras. O Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí, coordenado por Marcos Baldini e tendo a aluna coreana Yoon Kyeong Chui ao piano, apresentará obras de Willian Byrd, Cesar Franck, Gabriel Fauré, Ennio Morricone e Eliza Gilkson. O Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí é formado por 60 integrantes.

A quarta-feira, 1º, termina com concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira. A regência é de Juliano de Arruda Campos. Em 2014, a orquestra realiza a série “Professores Solistas”, quando professores da instituição são convidados a solar com o grupo. Neste concerto, a solista convidada é a violonista Angela Muner. No programa, estão obras de Heitor Villa-Lobos e Jean Sibelius.

Na quinta-feira, 2, às 18h, apresenta-se a Jazz Combo Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores, no Auditório da Unidade 3 (Rua São Bento, 412).

A série de apresentações será concluída às 20h30 da sexta-feira, 3, quando o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira, sob coordenação de Agnaldo Silva. No repertório, estão obras de Thomas Davis (Bossa Novacaine), Alan Hovhaness (Bacchanale), Thomas O’Connor (Orientale), Vicki Eaklo (4 for 4), Agnaldo Silva (Tic-Tac), Chico Santana (Pandeirá), Thomas Davis (Snares, Traps and Other Hunting Devices), Pete O’Gorma (Fire), Andres Soto (El Tamalito, com arranjos de Alvaro Ponce de Leon).

Música de Câmara

Também a partir de segunda-feira, 29, os alunos do curso de música de câmara fazem provas abertas ao público, sob coordenação de Míriam Braga. As provas serão no Salão Villa-Lobos, às 9h, 11h, 14h, 16h e 18h.

A cada dia, até o sábado, 4, haverá um evento especial, dentro da programação da denominada Semana de Música de Câmara, que é realizada a cada bimestre.

Na terça-feira, 30, às 19h, acontece apresentação do Duo Favoriti, formado por Patrícia Nogueira e Dagma Eid.

Na quarta-feira, dia 1º, às 19h, haverá concerto do BR Brass, grupo que representou a Área de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí no Festival Internacional de Música de Campina Grande, com a participação especial do professor Joaquim das Dores.

Na quinta-feira, 2, às 19h, é a vez do workshop “A Ansiedade na Performance Musical”, apresentado pelas professoras Dalila Ribeiro e Eliana Wagner responsáveis pelo Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí.

Na sexta-feira, 3, desta vez às 18h, haverá uma comunicação apresentada pela professora Selma Marino sob o título “Itália Magnífica” - Museu de instrumentos do Castelo Sforzesco de Milano e Curso de Música Antiga em Urbino (cidade renascentista).

No sábado, 4, a atração especial será um recital agendado para o meio-dia com o Duo Abeto, integrado por Tulio Pires (cello) e Dartiu Silveira (piano).

Todos os eventos têm entrada franca.

SERVIÇO

III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto
Max Ferreira e Míriam Braga, coordenação
De 29 de setembro a 4 de outubro
Entrada franca
Programação completa em conservatoriodetatui.org.br
Informações: 15 3205-8444

Parceria de sucesso: Edu Piano e Solon Mendes os hexacampeões, nos Caminhões, do Rally dos Sertões

Com trajetórias diferentes no off-road, Piano é um dos recordistas de títulos nos Caminhões, enquanto Mendes é o cearense com mais títulos na prova

Desde que o piloto Edu Piano e o navegador Solon Mendes formaram dupla há sete anos subiram ao pódio em todas as edições, entre 2007 e 2014, na principal prova off-road do Brasil. A parceria entre o paulista e o cearense, na Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, deu tão certo que foram campeões do Rally dos Sertões, em seis edições, sendo o mais recente título conquistado há 12 dias. Piano é heptacampeão porque, antes de faturar os seis títulos nos Caminhões foi campeão na Geral dos Carros em 2005, já Mendes, com seis vitórias, é de longe o cearense com mais títulos na competição.

Após liderar a 22ª edição da competição, de ponta a ponta, e vencer com mais de 1h1min de vantagem no acumulado, o trio Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales cruzou a rampa de chegada, em Belo Horizonte (MG), com mais um troféu nas mãos A prova aconteceu de 23 a 30 de agosto, entre os estados de Goiás e Minas Gerais, e teve aproximadamente 2.600 quilômetros de percurso, disputado em sete etapas. O gosto da vitória ainda é comemorado na sede da equipe, em Tatuí, interior paulista, porque o oitavo título consecutivo da equipe oficial da Ford Caminhões na competição veio com um sabor diferente. Os campeões da categoria Caminhões só tiveram a confirmação que iriam disputar a prova dias antes da largada, devido à dificuldade em captar patrocínio que atingiu a equipe nesta temporada.

"Terminamos o rali com o dever cumprido mas conquistamos este título mesmo foi na raça e pela paixão que temos pelo rali! Fomos com uma equipe reduzidíssima com apenas seis pessoas e não tínhamos nem peças de reposição. Para se ter uma ideia, o caminhão terminou com oito amortecedores estourados, talvez se fossem dez dias, correríamos o risco de perder esse título", confidencia Piano, veterano na prova com 19 participações consecutivas.

Com uma trajetória de 16 participações na competição, dos quais nove dedicados à Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, o experiente navegador reúne seis troféus de campeão nos Caminhões. "Estou feliz por fazer parte deste time e poder cruzar a linha de chegada mais uma vez em primeiro lugar. Este ano foi o mais difícil para a equipe, mas isto só serviu de estímulo, pois foram as dificuldades que nos deram forças para mais esta vitória. Como bom cearense o humor superou qualquer obstáculo", afirma Mendes. "Mas nada disso seria possível se não fosse a permissão de Deus. Quero agradecer à equipe e nossas famílias que sempre estiveram ao nosso lado mesmo nas horas ruins", completa.

"Edu e eu temos um entrosamento muito forte, nos entendemos muito bem um ao outro e isto é importante para a conquista de bons resultados", diz o navegador. Piano não poupa elogios: "A parceria com Solon é sensacional. Ele é uma pessoa amiga, do bem, divertido e, principalmente, comprometido com o que faz."

Ao invés de dez etapas, a edição 2014 teve sete, sendo que os três primeiros dias somaram pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Como a equipe venceu as etapas obteve uma pontuação considerável e, agora, avalia possibilidade de competir mais algumas provas. "Estamos avaliando se vamos disputar outras provas do calendário até o final da temporada, mas certamente vontade e garra, depois de mais este título, não faltam à equipe", finaliza Piano.

Para conhecer como foi o dia-a-dia da equipe durante a 22ª edição do Rally dos Sertões acessem o site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou a página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4x4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Futsal de Tatuí se classifica na prorrogação


BLOG DO HAMILTON - Aos 5 minutos de jogo, Piedade fez o primeiro dos quatro gols que a equipe dirigida pelo Diogo Gil sofreria na cidade de Pilar do Sul na noite desta Quinta (18). A partida valia a classificação para as Quartas de Final e foi mesmo sofrida e emocionante. Em seguida Guilherme Dias empatou para Tatuí (1 x 1). Em dois minutos aconteceram três gols. Piedade fez o segundo, Barata empatou para Tatuí aos 11 e aos 12 minutos Piedade fez o terceiro (2 x 3).

Na volta para o segundo tempo, Tatuí fez logo dois gols com China e Barata ( 4 x 3). Com um gol contra na metade do segundo tempo, Piedade fez seu quarto gol. Depois disso foram muitas oportunidades desperdiçadas por ambas as equipes. Bolas na trave, gols perdidos, foi emoção pura, relata o técnico Diogo. Mas a partida terminou mesmo empatada em 4 x 4 provocando a prorrogação

Faltando um minuto para o término do primeiro tempo da prorrogação, o ala Gui Dias fez o quinto gol para Tatuí e último do jogo. Com a vitória, Tatuí se classificou para as Quartas de Final

Tatuí jogou com Edmilson, Denão, Paulo Cezar, Barata, Biel e Dioguinho. Matheus China, Fogueira, Guilherme, Thesco, Pará, Bruno e Dieguinho. Técnico Diogo Gil.

Câmara sedia 2 audiências públicas e um fórum

Nas próximas semanas, a Câmara Municipal sediará duas audiências públicas, organizadas pela Secretaria Municipal da Fazenda, Finanças e Planejamento, em cumprimento à Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

A primeira acontece na quarta-feira, dia 24, às 16 horas, para debater a elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2015. A abertura deverá ser feita pelo presidente da Câmara, vereador Oswaldo Laranjeira Filho. Em seguida, técnicos da secretaria irão explicar os dispositivos e ações contidas no projeto. Após a audiência, aberta à participação de entidades da sociedade civil e membros da comunidade, interessados em conhecer e esclarecer dúvidas sobre a LOA, o Poder Executivo deverá encaminhar o projeto do orçamento à Câmara Municipal, para apreciação, discussão e votação dos vereadores em dois turnos, antes do período de recesso legislativo, em dezembro. Os parlamentares poderão ainda apresentar emendas à peça orçamentária.

A segunda audiência, também aberta à população, está agendada para o dia 29, segunda-feira, às 15 horas, quando serão apresentadas e discutidas as metas fiscais do 2º quadrimestre de 2014. 

Na terça-feira, dia 23, das 8 às 13 horas, a Câmara Municipal deverá sediar o fórum "Sou Capaz", de inclusão social e profissional, organizado pela Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico, Bem Estar e Cidadania. O evento será realizado no plenário do Legislativo e deverá contar com a presença de autoridades e convidados.

Jovem morre durante perseguição e troca de tiros em Tatuí

Adolescente, de 17 anos, levou dois tiros e morreu no hospital.
Junto com um comparsa, ele roubou uma moto e um posto de combustíveis.



Moto que a dupla roubou e usou para tentar fugir da polícia (Foto: Divulgação/ PM Tatuí)

Do G1 - Um adolescente de 17 anos morreu depois de ser perseguido e trocar tiros com policiais na noite desta sexta-feira (19) em Tatuí. Segundo a Polícia Militar, a vítima levou dois tiros e morreu durante atendimento no hospital.

De acordo com o boletim de ocorrência, o jovem roubou uma motocicleta e assaltou um posto de combustíveis no Centro junto com um comparsa de 20 anos. A dupla pegou dinheiro do posto e fugiu na motocicleta roubada.

A polícia foi acionada começou a perseguir os suspeitos. Um dos integrantes da dupla atirou contra a viatura policial durante a perseguição. Os policiais revidaram e atingiram os suspeitos. O rapaz de 20 anos levou quatro tiros e está internado no hospital sob escolta policial.

A moto e o dinheiro roubado no posto de combustíveis foram recuperados pela PM. Uma arma calibre 32 e uma réplica de revólver também foram apreendidos.
Com a dupla foram apreendidos um revólver e uma réplica (Foto: Divulgação/ PM Tatuí)

Suspeitos assaltaram posto de combustíveis no Centro de Tatuí (Foto: Divulgação/ PM Tatuí)

Empresa de Tietê imprimirá livro da história do Conservatório de Tatuí

A AACT - Associação dos Amigos do Conservatório de Tatuí anunciou a empresa vencedora da cotação de preço nº 004/2014 para confecção de livro comemorativo aos 60 anos do Conservatório de Tatuí. Mazer e Cia Ltda - Santa Edwiges Artes Gráficas, de Tietê/SP, fará a impressão da obra que conta a história da maior escola de música da América Latina.

Ford preserva área verde em Tatuí

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, e a Ford ressalta o cuidado que mantem para preservação das árvores dentro de suas unidades, além do trabalho de conscientização que faz com seus funcionários e colaboradores periodicamente. Para ter uma ideia do tamanho do espaço dedicado às áreas verdes nas unidades da Ford, a fábrica de São Bernardo do Campo conta com 250.000 m² de área verde, Tatuí tem 933.000 m², Taubaté 540.000 m², e Camaçari 2,4 milhões de m².

Em Tatuí, no interior de São Paulo, onde a Ford possui seu Campo de Provas, também foi criado um Centro Ambiental. Trata-se de uma área de convivência para os empregados e colaboradores, com criação de mudas, horta de ervas aromáticas para utilização no próprio refeitório da fábrica e minhocário. O espaço também é palco de workshops sobre educação ambiental e conta com um programa de plantio interno de mudas de árvores nativas (já foram mais de 3.100) e doação de mudas para os funcionários. Atualmente, a área de vegetação do Campo de Provas é maior do que quando o terreno foi adquirido, cobrindo 3,636 milhões de metros quadrados, ou 78% da área total.

Prefeito anuncia construção do Centro de Hemodiálise

Nesta sexta-feira, 19, o prefeito Manu anunciou que já foi aprovada a planta para construção do Centro de Hemodiálise em Tatuí, um de seus principais compromissos de campanha. O prefeito recebeu, pela manhã, em seu gabinete, o médico nefrologista Alcir Ferrari e a secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França. As construções devem ser iniciadas ainda em 2014, conforme Manu. Não foram divulgados mais detalhes.

Gestantes recebem enxoval do Fundo Social

Na manhã de quinta-feira, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí realizou a entrega de 71 kits de enxovais às mães que realizaram os exames pré-natais na rede pública municipal de saúde. O evento aconteceu no centro de capacitação da Vila Esperança. O enxoval é composto de calça, manta e um casaquinho. Eles foram confeccionados pelas voluntárias do curso de tricô a máquina do Fundo Social. O programa de pré-natal do município oferece acompanhamento multidisciplinar com psicólogos, dentistas e fisioterapeutas.

Inauguração da escola do Senai em Tatuí aconteceu nesta sexta-feira

O Centro de Formação Profissional José Ferreira Coelho (escola do SENAI) em Tatuí fica à Rua Maneco Pereira, 619, antiga escola do SESI, Faculdade Paulo Setúbal e Secretaria da Educação.
Foto: Evandro Ananias/Prefeitura

CIESP Sorocaba transfere fórum Sou Capaz, em Tatuí, para 9 de outubro

Em virtude da visita dos presidentes da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Benjamim Steinbruch e Rafael Cervone Netto, respectivamente, à sede do CIESP Sorocaba no dia 23 de setembro, o Fórum Sou Capaz em Tatuí, agendado para a mesma data, foi transferido para o dia 9 de outubro.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com o CIESP Sorocaba, por meio do telefone (15) 4009-2900.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Michel Temer, vice de Dilma, esteve em Tatuí nesta sexta-feira



Escolas da região selecionam trabalhos para Concurso de Redação

Do G1- Na próxima quarta-feira (24), será encerrado o prazo para que as escolas da região de Tatuí façam as inscrições dos trabalhos selecionados para o Concurso de Redação organizado pela TV TEM. O evento é aberto aos estudantes do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares.

Em uma escola municipal de Tatuí, muitos alunos estão criando textos, mas de acordo com a professora de Língua Portuguesa Cristiane Villanueva, de todos os textos que estão sendo feitos apenas um será escolhido para participar do concurso. A seleção é de responsabilidade dos educadores, uma tarefa difícil segundo a professora. Ela conta que a estratégia usada será selecionar os cinco melhores. Os trabalhos passarão por uma comissão de professores que deverá votar no melhor trabalho. “Nós participamos das Olímpiadas de Língua Portuguesa. Na ocasião eu li as redações para os meus colegas e eles fizeram uma votação. Pretendo adotar a mesma estratégia com esse concurso”, afirma.

Os alunos do 9º ano devem escrever uma crônica sobre a ‘Importância da Família’, tema da edição 2014 do Concurso de Redação. Os textos precisam estar adequados ao gênero e tema e serem escritos de forma original, com criatividade. A estudante Juliana Galvão Machado, de 13 anos, vai participar pela primeira vez do concurso. Ela diz que gosta bastante de escrever e está empolgada com a oportunidade. “A gente tem que pensar, escrever, ler, reler, escrever novamente, pensar no tema para fazer tudo com calma”, diz.

Já para os alunos do 5º ano, a categoria é poesia. Em outra escola municipal da cidade, os estudantes já escreveram os textos, mas o melhor ainda não foi selecionado. Segundo a professora Marlene Fernandes, os trabalhos também vão passar por uma comissão. “Todos saíram bonitos, por isso, nem seremos nós que vamos decidir sobre qual será mandado ao concurso. Iremos selecionar e passar para a comissão da escola para análise. Às vezes até é escolhido um professor de fora para não ter essa coisa de querer mandar todos”, comenta.

A estudante Danielly Cruz Santos, de 10 anos, está ansiosa pra saber se a poesia dela vai ser a escolhida. Ela caprichou no texto e nas rimas e até revelou um trecho da obra. “Onde vivo, onde nasci. Ninguém me tira daqui. Um lugar lindo e especial nunca vi outro igual”, recita.

Hoje tem coral e exposição no Museu

O Coral da Cidade Prof. José dos Santos se apresentará, sob a regência da maestrina Cibele Sabioni, no Museu Paulo Setúbal, de Tatuí, nesta sexta-feira, 19, a partir das 19 horas. O programa será o projeto O Mar Amou Caymmi, homenagem ao compositor baiano, e terá acompanhamento de Sidinei Gama e cenografia de Jorge Colina.

Também haverá a abertura da exposição e instalação Naturaleza, da artista plástica Zilamar Takeda, Os eventos acontecerão na Praça do Museu e no Hall Superior.

fotografia de RUBENS OFICIAL

Ipê amarelo. Casa da Nova Tatuí.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Vice-Presidente do Brasil estará em Tatuí nesta sexta

O vice-presidente da República, Michel Temer, estará em Tatuí nesta sexta-feira, 19. Ele fará caminhada no comércio, acompanhado de lideranças políticas locais e regionais. A concentração será na Praça da Matriz, às 14h30.

Michel Temer, do PMDB, é candidato à reeleição como vice-presidente na chapa da presidenta Dilma Rousseff, do PT.

Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu no vizinho município de Tietê, no 23 de setembro de 1940 (73 anos). É advogado, doutor em Direito e presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, e atual vice-presidente do Brasil.

Governo anuncia marginal de acesso para novo distrito industrial na SP-127

Christian Pereira de Camargo

O Governo do Estado, através da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) confirmou na quarta-feira (17) um pacote de obras para a região no valor de R$ 243 milhões. As obras beneficiam Tatuí, Porto Feliz, Avaré e Sorocaba.

Em Tatuí, a obra será na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), que receberá implantação de marginal e um novo acesso, na altura do km 116, em frente às áreas onde estão se instalando importantes indústrias, como a Noma e a Zoomlion, conquistas da administração do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Noma assinou protocolo de intenções com Tatuí em 2011 e a Zoomlion, em 2012

Os investimentos somam R$ 6 milhões nos serviços que estão a cargo da concessionária CCR SPvias e a obra iniciará em dezembro de 2014 com conclusão prevista para outubro de 2015.

Avaré - Começam em fevereiro as obras de duplicação na Rodovia João Mellão (SP-255), no km 254 ao km 262, no município de Avaré. Serão investidos R$ 141 milhões na ampliação da rodovia. A obra está prevista para ser concluída até agosto de 2016 pela Concessionária SPVias e trará mais segurança e fluidez para o trecho urbano da rodovia.

Porto Feliz - O município de Porto Feliz receberá uma passarela no km 132, da Rodovia Marechal Rondon (SP-300). Serão investidos R$ 2 milhões na obra que iniciará em dezembro de 2014 e será concluída até abril de 2015 pela Concessionária Colinas.

Sorocaba - A marginal da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) será prolongada em aproximadamente um quilômetro na pista sentido capital na altura do km 106, em Sorocaba. As obras tem previsão de início para janeiro de 2015, e ampliam a marginal já existente no local, do km 95 ao km 105, que foi implantada em 2011. Os serviços serão executados pela concessionária ViaOeste e o custo da obra está estimado em R$ 24 milhões.

Todas essas obras integram Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e são gerenciadas e fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP.

Copa Craques do Futuro tem 6 jogos neste fim de semana

Neste sábado, 20, seis jogos acontecem em dois estádios do município dando continuidade à Copa Craques do Futuro. No estádio Menotti de Campos, do Santa Cruz, a equipe da casa enfrenta o DRAC de Itapetinga nas categorias sub-11 e sub-13. Também pelo sub-11 a Associação Atlética XI de Agosto joga diante da equipe da Prefeitura de Torre de Pedra. No estádio do Jardim Santa Rita, o Craque do Amanhã de Sorocaba encara o Criança Para o Futuro pelo sub-15. Fechando a rodada o Esporte Clube São Bento de Sorocaba joga duas partidas, enfrentando a equipe da casa, a Associação Atlética Santa Rita no sub-15 e a Secet de Pereiras na categoria sub-17. A rodada terá inicio às 8:30h, com entrada franca.

Banda Filarmônica de Pasárgada faz show e lançamento de CD em Tatuí

Na próxima terça-feira, 23, a banda Filarmônica de Pasárgada irá lançar o seu segundo CD, Rádio Lixão, no palco do Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí.

Com espírito irreverente, letras inusitadas e utilizando vários gêneros musicais (a canção romântica, a música eletrônica, o axé e o funk carioca) a banda apresenta as canções de seu novo CD, que contou com participações especiais de Guilherme Arantes e Tom Zé.


Lançamento do CD "Rádio Lixão"
Dia 23 de setembro às 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
GRÁTIS

Natal e culinária são temas de cursos gratuitos da Coop

A Coop - Cooperativa de Consumo iniciará no dia 22 de setembro as inscrições gratuitas para o Ciclo de Palestras do mês de outubro, que podem ser realizadas por meio da Central de Relacionamentos - 0800-772-2667. As vagas são limitadas e os cursos acontecerão na unidade Tatuí, localizada na rua XI de Agosto, 3.045.

O Ciclo de Palestras é um programa focado na educação, treinamento e informação dos cooperados, uma iniciativa pioneira no mercado varejista que tem como objetivo exercitar o 5º princípio cooperativista - educação, treinamento e informação – proporcionando aos cooperados novas experiências e aprendizados nas áreas de saúde, bem-estar, estética, beleza, culinária e artesanato.

Em outubro, os cooperados poderão optar pelos temas: Faça e venda com Medley: árvore de Natal com fuxicos; Festa mexicana: guacamole, molletes, burritos e salsa chipotle e Faça e venda: pingentes para árvore de Natal.

Anunciadas obras selecionadas para Concurso de Composição para Bandas

Dezoito composições originais e inéditas estão entre as selecionadas para concorrer a prêmios do 1º Concurso Nacional de Composição para Bandas, ação do Coreto Paulista, programa do Governo de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura do Estado. A listagem divulgada nesta semana apresenta obras em seis níveis, que variam conforme a duração.

Seis composições, com tempo entre dois e cinco minutos, estão selecionadas para o nível um. Quatro concorrem no nível dois, com duração entre três e sete minutos. Os demais níveis registram duas obras selecionadas, cada.

No nível três, as composições têm duração total de seis a dez minutos; no quatro, estão as obras entre sete e 12 minutos; no nível cinco, entre nove e 15; e no nível seis, entre 12 e 17 minutos. Dos níveis três ao seis, o tempo de duração pode ser “distribuído livremente entre os movimentos, a critério do compositor”.

Jovem é morto a tiros em construção no Jardim Santa Rita

Do G1- Um rapaz de 23 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (18) em Tatuí. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada baleada em uma construção no Jardim Santa Rita. O jovem chegou a ser levado para o pronto-socorro, mas não resistiu.

Ainda segundo a polícia, uma moradora acionou a PM depois de ouvir disparos de arma de fogo. No local uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou o homem com dois tiros na cabeça. Segundo o pronto-socorro da cidade, a vítima morreu antes de chegar ao hospital.

O jovem de 23 anos foi identificado. Ele era morador do bairro. Nenhum suspeito do crime foi preso. Na área da construção, a polícia localizou cápsula de munição e acionou a perícia. O homicídio é investigado.

Quatro homens são presos por tráfico no Jardim do Junqueira

Na noite de segunda-feira, 15, a Guarda Civil Municipal prendeu quatro homens por tráficos de drogas. Através de denúncia anônima, a GCM abordou 4 homens na Praça Cesário Mota (Jardim do Junqueira), no centro, que estaria vendendo os entorpecentes. Com eles foram encontrados 10 porções de maconha e R$ 5 reais. Na casa de um dos suspeitos estava um tijolo de maconha de aproximadamente 400 gramas, que estava escondido dentro do fogão. Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia e permanecem à disposição da Justiça.

Tatuí tem jogo decisivo nesta quinta pela Copa Record de Futsal

Nesta quinta-feira, 18, a seleção masculina de futsal de Tatuí volta à quadra pela disputa da Copa Record. Após conseguir duas vitórias e um empate na primeira fase da competição, a equipe tatuiana enfrenta Piedade, às 20h15, no Ginásio Municipal da cidade de Pilar do Sul. O jogo é válido pela segunda fase da competição. Para seguir no torneio, Tatuí precisa vencer, pois se trata de uma partida eliminatória.

Combate à Dengue tem evento na BRF

Na manhã desta quarta-feira, 17, a responsável pelo IEC - Informação, Educação e Comunicação de prevenção à dengue da Secretaria da saúde, Rosana Alves dos Santos Lopes, participou da IV Semana Nacional de SSMA -Saúde, Segurança e Meio Ambiente na empresa BRF. O setor de combate à dengue da secretaria da Saúde ficou responsável pelo estande de orientação sobre a prevenção e os perigos da doença. Os funcionários da empresa receberam panfletos informativos e puderam observar um copo com larvas do mosquito aedes aegypti - transmissor da dengue, para entenderem melhor o ciclo evolutivo do mosquito.

fotografia de RUBENS OFICIAL

Ipê amarelo, Nova Tatuí.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Vera Holtz lidera elenco de 27 atores em montagem de Shakespeare

TEATRO EM CENA - A atriz tatuiana Vera Holtz (de “Palácio do Fim”) vai encarar o desafio de protagonizar “Timon de Atenas”, de William Shakespeare, a partir do mês que vem. Ela será Timon, sem se travestir de homem, apostando na tendência internacional teatral do “gênero neutro” – como fez a Cia. dos Atores no aclamado “Conselho de Classe”. Com ela, estão em cena outros 26 atores, entre personagens e coro.

O elenco inclui Tonico Pereira (de “O Matador de Santas”), Alice Borges (de “Zé Trindade: A Última Chanchada”), Paulo Giardini (de “Aos Domingos”), Jaime Leibovitch (de “Diários do Paraíso”), Iano Salomão (de “Nem Mesmo Todo o Oceano”) e Lorena da Silva (de “euÉumoutro”). A direção da montagem é de Bruce Gomlevsky (de “Blackbird”), e o texto foi traduzido por Barbara Heliodora, profunda estudiosa de Shakespeare, e atualizado para os dias de hoje por Sir Nicholas Hytner e Ben Power. As informações são da assessoria de imprensa da peça.

Em “Timon de Atenas”, é contada a história de um mecenas que patrocina políticos, artistas, filósofos, prostitutas e qualquer um que se diga seu amigo. Nos banquetes em que oferece, comparecem figuras ilustres de Atenas, todas sempre rasgando elogios a ele. A figura alegórica, no entanto, é abalada quando tem um problema financeiro e põe a amizade de todos a prova.

A estreia está marcada para o dia 9 de outubro no Teatro Maison de France, no Rio.

Eleições 2014 - Entrevistas Candidatos Tatuí (Primeira semana, Bloco 2)


Segundo bloco com as entrevistas dos candidatos a deputado por Tatuí. O vídeo apresenta resposta dos políticos que participaram de sabatina realizada pelo jornal O Progresso no início do mês. Todos os dois candidatos (seis a deputado estadual e dois a federal) integraram a iniciativa que será publicada semanalmente. (Imagens de Kazuo Watanabe e edição de Cristiano Mota).

Centro Cultural expõe esculturas em seda até o fim do mês


Concessionária realiza Semana do Trânsito em Tatuí

Do G1, editado - Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, a concessionária que administra parte da malha viária da região de Tatuí irá promover atividades educativas. Entre as ações está prevista blitz educativa com a participação de estudantes.

As atividades começam nesta quinta-feira (18) e seguem até o próximo dia 25. A data, que é comemorada anualmente, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. A semana tem a finalidade de veicular informações e atividades sobre o comportamento seguro no trânsito, estimulando a prevenção de acidentes e a conscientização.

Este ano o tema é “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. De acordo com a concessionária, além de blitz haverá orientação de saúde para motoristas, alerta aos pedestres sobre o uso de passarelas. Faixas com mensagens de segurança também foram instaladas nas estradas.

Confira a programação:

AtividadesDataHorárioLocal




Blitz Educativa Urbanasegunda-feira (22)10h30 / 11h30 / 14h / 15h / 16hEscola Municipal Eugênio Santos – Praça Adelaide Guedes, 150 - Centro - Tatuí
Blitz Educativaterça-feira (23)8h30 / 14hBase da Polícia Rodoviária - Rodovia Castello Branco (SP-280), km 129 - Tatuí




Blitz Educativaquarta-feira (24)8h30 / 14hBase da Polícia Rodoviária - Rodovia
Castello Branco (SP-280), km 129-
Tatuí
Blitz Educativaquinta-feira (25)8h30 / 14hBase da Polícia Rodoviária - Rodovia Castello Branco (SP-280), km 129 - Tatuí
Estrada para a Saúdequinta-feira (25)9h às 16hBase da Polícia Rodoviária - Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), km 122,6 - Tatuí






PAT de Tatuí divulga novas vagas de emprego

Do G1, editado - A unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tatuí, divulgou as vagas de emprego disponíveis nesta semana. Em Tatuí, são 15 vagas abertas.
A unidade fica na rua Professor Adauto Pereira, 352, Vila Minghine.

Confira as vagas:

Promotor de vendas 1
Atendente de loja 5
Auxiliar de mecânico 1
Cortador de tecidos 1
Costureiros 1
Cozinheiro 1
Mecânico de autos 1
Serralheiro 1
Técnico de Segurança no trabalho 1
Supervisor de loja com prática 2

terça-feira, 16 de setembro de 2014

CIESP Sorocaba realiza fórum “Sou Capaz - Promovendo a Inclusão Profissional” em Tatuí

Encontro tem o objetivo de reunir poderes público e privado, profissionais da indústria, entidades e sociedade civil para informar sobre inclusão de pessoas com deficiência e aprendizes

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), regional Sorocaba, em parceria com a Prefeitura de Tatuí, realiza no dia 23 de setembro, das 8h30 às 12h, na Câmara Municipal de Tatuí, o fórum “Sou Capaz- Promovendo a Inclusão Profissional”, que tem o objetivo de orientar e fomentar discussões sobre a inclusão profissional de pessoas com deficiência e aprendizes na indústria, a fim de contribuir para a promoção da inclusão.

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), por intermédio do Departamento de Ação Regional (Depar), o fórum “Sou Capaz- Promovendo a Inclusão Profissional” tem o intuito de reunir os setores público e privado, poderes executivo, legislativo e judiciário, sindicatos, profissionais da indústria, entidades e sociedade civil para informar e tirar dúvidas sobre a inclusão profissional.

O evento terá a participação do 1º Vice-diretor do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, do prefeito de Tatuí, José Manoel Coelho, de Cristiane Gouveia, do Departamento de Ação Regional (Depar) da FIESP/ CIESP, da Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Sorocaba, Valquíria Camargo Cordeiro, do Gerente de Qualidade de Vida SESI-SP, Eduardo Arantes. O fórum também terá a participação do SENAI, SESI e Prefeitura de Tatuí, parceiras no evento.

Os convidados abordarão questões relacionadas à inclusão no mercado de trabalho, elevação da escolaridade e formação profissional, saúde e segurança do trabalhador e boas práticas de empresas que promovem a inclusão.

O fórum é gratuito e será realizado na Câmara Municipal de Tatuí, localizada na Av. Cônego João Clímaco, 226. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Eleições 2014 - Entrevistas Candidatos Tatuí (Primeira semana, Bloco 1)



Jornal O Progresso de Tatuí Primeiro bloco com as entrevistas dos candidatos a deputado por Tatuí. O vídeo apresenta resposta dos políticos que participaram de sabatina realizada pelo jornal O Progresso no início do mês. Todos os dois candidatos (seis a deputado estadual e dois a federal) integraram a iniciativa que será publicada semanalmente. (Imagens de Kazuo Watanabe e edição de Cristiano Mota).

Big Band do Conservatório de Tatuí recebe orquestra de cordas neste domingo, 21

A Big Band do Conservatório de Tatuí, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado, faz concerto especial no próximo domingo, 21, a partir das 18h. A apresentação, que acontece no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415), com entrada franca, terá participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. São mais de 60 jovens músicos que apresentam concerto exclusivo.

O programa terá duas obras apresentadas exclusivamente pela Big Band do Conservatório de Tatuí: “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (Gilberto Gil) e “Etiene et Margot” (Idriss Boudrioua). Já a Orquestra Sinfônica da FASCS apresenta “Mourão” (de Guerra-Peixe) e “Baião” (de Edmundo Villani-Côrtes). Juntas, Big Band e Orquestra apresentam “Suíte Nordestina” e “Suíte Pernambucana de Bolso”, de José Ursino da Silva (Mestre Duda), além de “Twice a Week”, de Philip Catherine e “Caymminiana - Fantasia sobre temas de Dorival Caymmi”, de Cyro Pereira.

Esta é a primeira vez que a Big Band do Conservatório de Tatuí recebe a Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. A orquestra tem regência de Geraldo José Olivieri Junior, enquanto a Big Band do Conservatório de Tatuí é coordenada por Celso Veagnoli.

A Orquestra Sinfônica Jovem há cinco anos vem cumprindo valioso papel no cenário musical da grande região metropolitana de São Paulo, ABC paulista e capital, exibindo programação artística de qualidade e relevância, destacando importantes compositores da música erudita universal.

Conservatório abre 61 vagas remanescentes em Tatuí

Do G1- O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para 61 vagas remanescentes em 13 cursos. O prazo para cadastro segue até sexta-feira (19) e pode ser feito na secretaria da unidade ou pelo site. A taxa de inscrição é de R$ 40.

As vagas são para cursos nas áreas de cordas, sopros – metais, percussão sinfônica, performance histórica, violão clássico MPB & Jazz e choro. São oferecidas vagas para violino (12 vagas somente para candidatos com até 11 anos); trompete (6), trompa (9), trombone (12), percussão sinfônica (1), violoncelo barroco/viola da gamba (2), violão clássico (7), guitarra (2), piano popular (1), saxofone popular (3), trompete popular (2), bateria (3) e flauta transversal – choro (1).

Para fazer as inscrições pela internet, o site é conservatoriodetatui.org.br/vagas. As inscrições também podem ser feitas pessoalmente em terminais disponibilizados na Secretaria Pedagógica, localizada à rua São Bento, 808, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os candidatos que concorrem às vagas voltadas a quem já possui conhecimento musical participarão de testes presenciais e/ou entrevista. Para os que não possuem conhecimento musical, uma entrevista é realizada. As composições solicitadas nas performances podem ser acessadas diretamente no regulamento, encontrado no site.

Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar. As datas de realização dos testes, bem como divulgação dos aprovados devem ser conferidas no site do Conservatório a partir do dia 22 de setembro.

Serviço
Inscrições Novos Alunos – Vagas Remanescentes
15 a 19 de setembro
Taxa de inscrição: R$ 40

Dois menores são detidos por tráfico de drogas na Vila Esperança

Do G1, editado- Dois menores foram detidos por tráfico de drogas em Tatuí. A ocorrência foi registrada na Vila Esperança na noite desta segunda-feira. Um adolescente de 15 anos e outro de 17 foram localizados após denúncia anônima. Eles estavam com 15 porções de crack, três porções de maconha e R$ 9. Eles foram encaminhados para a delegacia e seguem à disposição da Justiça.

Sala São Paulo recebe concerto dos 60 anos do Conservatório de Tatuí

Trechos da Ópera “L’Elisir d’Amore”, de G. Donizetti, compõem o repertório a ser apresentado por dois importantes grupos do Conservatório de Tatuí na noite de segunda-feira, 29. A Orquestra Sinfônica e o Coro Sinfônico – que levam o nome do Conservatório de Tatuí – têm concerto especial a partir das 21h na Sala São Paulo, na capital. O Conservatório de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

Os grupos se unirão para as comemorações dos 60 anos da maior escola de música, luteria e artes cênicas, com participação de cinco solistas. O concerto tem regência dos maestros João Maurício Galindo (da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí) e Cadmo Fausto (do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí).

Participam da apresentação de trechos da ópera, os solistas Camila Titinger, Jean William Silva, Johny França, Pedro Ometto e Taiane Ferreira Gomes.

Os ingressos para assistir ao espetáculo são retirados na bilheteria da Sala São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou até o início do concerto.

Aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria funciona quando houver apresentação. Nos sábados, o funcionamento vai das 10h às 16h30, ou até o início do concerto. Nos domingos e feriados, as retiradas podem ser feitas duas horas antes do concerto ou até o início da apresentação.

Também nos domingos e feriados, no caso de haver mais de um concerto, a bilheteria fecha após o início de uma apresentação e reabre duas horas antes do início da próxima.

O endereço é a praça Júlio Prestes, 16, tanto para a Bilheteria Boulevard (andar térreo) como para a Bilheteria Estacionamento (localizada no 1º subsolo). Mais informações sobre o espaço são fornecidas pelo fone (11) 3223-3966.

O concerto é uma das ações a marcar os 60 anos da única instituição mantida pelo Governo de São Paulo a funcionar seis décadas sem nenhuma interrupção. Nesse período, a escola formou milhares de músicos, atores e luthiers que, hoje, atuam em todo país e exterior.