terça-feira, 4 de novembro de 2025

Usina que transforma entulho em brita vai ajudar na recuperação de estradas rurais em Tatuí

Cada morador pode levar até três viagens de um metro cúbico por dia. O material precisa estar limpo, sem madeira ou resíduos orgânicos.

Por g1 Itapetininga e região com edição do DT

Usina de reciclagem da construção civil é inaugurada em Tatuí — Foto: Divulgação/Prefeitura de Tatuí


03/11/2025 18h07 |  Uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil foi inaugurada em Tatuí (SP). O equipamento vai transformar restos de obras em brita para ser usada na recuperação das estradas rurais do município.

Segundo a Secretaria de Zeladoria e Serviços Urbanos, o equipamento pode processar até 80 toneladas de resíduos por hora. A brita produzida será usada em ações de manutenção nas estradas de terra, o que também deve ajudar a reduzir os buracos e melhorar o tráfego na zona rural.

Instalada no Ecoponto Sul, no bairro Jardim Rosa Garcia II, a usina faz parte de um projeto da Prefeitura, em parceria com o Consórcio de Estudos, Recuperações e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso). O objetivo é dar destino correto ao entulho e reduzir custos públicos com transporte e destinação do material.

Cada morador pode levar até três viagens de um metro cúbico por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30; aos sábados, das 8h às 16h; e aos domingos, das 8h às 12h. O material precisa estar limpo, sem madeira ou resíduos orgânicos.

A usina ficará instalada na cidade por 12 meses e servirá como projeto piloto para que o consórcio amplie o modelo para outras regiões.

Atualmente, a Prefeitura gasta cerca de R$ 75 mil por mês com o transporte e a destinação de cerca de 300 metros cúbicos de entulho. Com a nova usina, a expectativa é reduzir esse custo e promover uma gestão mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário