Do jornal Cruzeiro do Sul, com edição do DT
![]() |
| Teatro Procópio Ferreira, inaugurado em 1979 (Crédito: Fábio Rogério) |
04/11/2025 16h20 | A cidade de Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é reconhecida pelos seus doces, mas também recebe a alcunha de “capital nacional da música”. O conservatório da cidade é considerado o maior da América Latina, de acordo com informações do Governo do Estado de São Paulo.
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, na cidade de Tatuí, foi fundado em 11 de agosto de 1954. A homenagem a Carlos de Campos foi um reconhecimento aos méritos musicais dele, que compôs peças líricas como “A Bela Adormecida” e “Um Caso Singular”. Ele também foi político e membro fundador da Academia Paulista de Letras.
Caminhar pelo local é uma viagem pela história da música. Ouvidos mais treinados podem ser capazes até de reconhecer as melodias que retumbam pelas paredes e jardins do local. No conservatório, existem aulas de diversos instrumentos desde os mais comuns, como piano, violino e violão, passando pelos curiosos, como a tuba, o contrabaixo e a harpa, até instrumentos históricos e pouco conhecidos, como o cravo, a viola da gamba e o fortepiano.
Além da música erudita, o local também tem cursos voltados para ritmos contemporâneos, como a MPB, o choro e o jazz. Os instrumentos conversam como que em uma grande reunião: enquanto sozinhos possuem seus timbres e ressoam de determinada forma, quando unidos se transformam. Um exemplo disso é o Grupo de Percussão, que completou 50 anos de fundação em 2025 e está preparando a Toccata Amazônica, composta pelo músico brasileiro Dimitri Cervo.
O conservatório conta com diversas salas de aula, salas de apresentações e com o Teatro Procópio Ferreira, que foi inaugurado em 1979. O espaço tem capacidade para 433 pessoas e conta com fosso para posicionamento de orquestra.
Além da sede, o conservatório ainda tem mais três unidades, sendo a Unidade Chiquinha Gonzaga e a Unidade de Educação Musical e Artes Cênicas, todas no centro de Tatuí. A quarta sede é um polo na cidade de São José do Rio Pardo.
Atualmente, o conservatório conta com mais de 100 cursos, entre cursos livres, regulares, de aperfeiçoamento e especializações. Anualmente, o local recebe mais de 3.000 alunos. A idade mínima é de oito anos. Entre os cursos de especialização está o de Musicografia Braille, que possibilita às pessoas com deficiência visual acesso à leitura, escrita e teoria musical. Além dos cursos de instrumentos, também existem cursos de canto e de teatro.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o conservatório também é palco de festivais, recitais e encontros que acontecem praticamente todos os dias. Apenas no mês de novembro estão previstos mais de cem eventos. Com sua tradição e compromisso com a formação artística, o espaço segue como referência para quem sonha viver da arte e fazer da música o seu idioma cotidiano.
Processo seletivo aberto
O processo seletivo para o ano de 2026 ficará aberto até o dia 30 de novembro e pode ser feito por pessoas com ou sem conhecimento musical. Porém, as vagas são diferentes é necessário confirmar a quantidade em cada instrumento e curso. Todos os cursos oferecidos pelo conservatório são gratuitos.
A gerente pedagógica de música, Valeria Zeidan, afirmou que pessoas interessadas que tenham conhecimento musical precisam fazer uma prova classificatória para conferir o nível básico, intermediário ou avançado. Pessoas sem conhecimento musical podem se inscrever a partir dos oito anos de idade, e as vagas são decididas por sorteio. Já para as áreas de MPB e jazz, é preciso ter conhecimento prévio.
Para consultar os editais do processo seletivo, é necessário acessar o site do Conservatório de Tatuí. (Vernihu Oswaldo)

Nenhum comentário:
Postar um comentário