terça-feira, 11 de novembro de 2025

Formação, títulos e impacto social: a essência do sucesso do Basquete Tatuí


10/11/2025 |  O Podcast Ellenco recebeu Emanuel Lopes, o Manu, diretor da Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí, para um papo que vai muito além das quadras. Durante o episódio, ele conta os bastidores da gestão esportiva, os desafios de manter uma equipe competitiva e, principalmente, o papel transformador do projeto social que ensina crianças de 6 a 13 anos a jogar basquete.

Como narrado por Manu, o projeto foi fundado por seu pai, em 2008, e sua prioridade sempre foi a formação de pessoas, principalmente, em relação a caráter, disciplina e respeito. “Para nós, é mais importante a formação que fazemos com esses jovens do que propriamente os títulos”, declara.

Conquistas que elevaram o patamar

Manu também destaca as conquistas do projeto. Segundo ele, a base é referência regional há anos, sempre entre os melhores, também, no nível estadual. No adulto, o time se destaca por ser Bicampeão Paulista, Bicampeão da Copa São Paulo, Top 4 no Campeonato Brasileiro (Série B) e pela participação em jogos transmitidos em mídia nacional (ESPN/BandSports). “Agora, nosso objetivo a médio prazo é disputar a Liga Ouro e conquistar o acesso ao NBB”, revela.

Metodologia e desenvolvimento

Sobre a rotina e metodologia aplicada no projeto, Manu explica que os grupos são divididos em:

Iniciação (6–12 anos): fundamentos, motricidade, regras e convivência.
Competitivo (13-18 anos): treinos técnicos e físicos graduais.

Profissional (adulto): treinos diários pela manhã, trabalho físico à tarde e periodização conforme o calendário.

Na visão de Manu, dessa forma, a metodologia combina exigência e acolhimento e cita casos reais. “Temos como exemplos o caso de um jovem ansioso que encontrou no basquete um caminho de foco e o caso de um menino com TEA que evoluiu na socialização, reproduzindo gestos e rituais dos atletas que ele admira. “É mais do que basquete: é dar perspectiva”, afirma.

Durante o bate-papo, Manu ainda aborda como participar, quais os patrocínios e redes sociais do projeto e os próximos passos. Confira a entrevista completa e descubra como o basquete tem mudado vidas em Tatuí, dentro e fora das quadras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário