07/11/2025 | Durante Sessão Solene realizada na Câmara de Tatuí na quarta-feira (5), foram homenageados os alunos da Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, em reconhecimento aos projetos vencedores do Ideathon 2025, com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”. Cerca de 90 pessoas estiveram presentes, entre estudantes e profissionais da FATEC, familiares dos estudantes e a comunidade.
O tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”, do Ideathon 2025, foi desenvolvido numa parceria entre a FATEC de Tatuí e a Frente Parlamentar de Inovação, Sustentabilidade e Energias Renováveis, que é formada pelos vereadores Alex Mota, Cintia Yamamoto e Renan Cortez. Com a participação ativa dos alunos dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a iniciativa teve o objetivo de estimular a proposição de soluções criativas e tecnológicas para os desafios locais, fortalecendo o vínculo entre a formação acadêmica e a aplicação prática do conhecimento em benefício do desenvolvimento sustentável do município.
Os coordenadores José Maria Novaes dos Santos e Rafael Pilan foram à tribuna e agradeceram a experiência proporcionada aos alunos por meio da parceria entre a FATEC de Tatuí e o Legislativo, destacando a importância da aproximação entre a Câmara de Tatuí e a instituição de ensino, bem como a vivência acadêmica e a relevância dos projetos focando as necessidades da população tatuiana.
O diretor da FATEC de Tatuí, Anderson Luiz de Souza, ressaltou que a solenidade na Câmara de Tatuí foi um dia histórico para a instituição de ensino, parabenizou e agradeceu à parceria com a Câmara, por meio da Frente Parlamentar, por “se debruçar sobre a inovação, se antecipar aos problemas futuros e antever soluções que possam trazer ganho social, econômico e cultural ao nosso município”.
Após homenagear os professores, coordenadores e a vice-diretora da FATEC de Tatuí, o diretor se dirigiu aos alunos. “A gente faz acontecer na certeza de que temos ótimos alunos, pessoas com vontade de transformar inicialmente as próprias vidas e depois o seu entorno, a cidade e o país. Estamos falando aqui de inovação e sustentabilidade. Não se faz inovação sem sonhar. Ao sonhar, um dia vocês prestaram vestibular e ingressaram numa instituição pública. Ao sonhar, vocês aceitaram o desafio e fizeram mais do que simplesmente vir à sala de aula. Se tornaram vencedores e vieram hoje aqui para serem reconhecidos pelas autoridades do município, por esta Casa de Leis”, comentou Anderson Luiz de Souza
“Hoje, meus caros alunos, vivemos um dia muito especial, graças aos nossos parceiros, mas sobretudo graças aos esforços de muitos, entre os quais os nossos professores, a nossa vice-diretora e vocês. Parabéns, mais uma vez”, concluiu o diretor da FATEC de Tatuí.
O presidente da Câmara de Tatuí, Renan Cortez, destacou a parceria com a FATEC de Tatuí. “Por que a Frente Parlamentar decidiu procurar a FATEC? Porque respeitamos a FATEC e os jovens da nossa cidade. Nos interessa o que vocês, jovens, querem para a nossa Tatuí, para o futuro da nossa cidade, que vocês mesmos vão vivenciar e deixar para os próximos que virão. Isso é muito necessário. Quero que vocês saiam daqui sabendo que esta Casa dá muita importância para as falas de vocês, pois precisamos estar com os ouvidos inclinados a vocês”, falou.
“Parabenizo os familiares, que são o apoio principal. Sei que às vezes tem um puxão de orelha, mas é para o bem de cada um. São esses puxões que fazem noites como a de hoje acontecerem. Parabenizo todo o empenho dos grupos, que levaram muito a sério como propostas que precisam sair do papel. Isso foi muito lindo e é por isso que chegamos aqui na noite de hoje. Parabéns e que Deus abençoe a todos”, concluiu Renan Cortez.
O vereador Alex Mota, que presidiu a Sessão Solene, explicou sobre a parceria entre a Câmara de Tatuí e a FATEC de Tatuí, lembrando do surgimento da proposta para que o Ideathon 2025 tivesse a temática relacionada ao Poder Público. “Essa Frente Parlamentar da Inovação, Sustentabilidade e Energias Renováveis é uma sementinha que estamos plantando e já deveríamos ter plantado há anos. Mas na própria Bíblia diz que há tempo para tudo. E hoje, acredito, estamos começando a colocar uma sementinha no nosso solo, na nossa Tatuí. Vocês estão sendo peças fundamentais para isso”, salientou.
“Ficamos muito satisfeitos com as propostas e as portas da nossa Casa estão sempre abertas para vocês, para que possamos ouvi-los e tê-los por perto, porque vocês são o futuro da nossa cidade”, finalizou Alex Mota.
Em seguida, os grupos vencedores do Ideathon 2025, com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”, apresentaram os trabalhos.
No período da manhã, venceu o projeto “Cortex”, uma idealização do grupo formado pelos estudantes Guilherme Pavani Manoel de Paula, Diogo Mello da Crus, Davi Henrique Ribeiro de Souza, Amália Pereira Camandona, Vitor Henrique de Sousa, Fernanda Prestes Lisboa, Gustavo Wellyngton Souza Silva, Lucas Oliveira Terto, Stefany Gabriela Conrado Carvalho e Carla Bruna de Camargo). A iniciativa propõe um sistema inteligente integrado que utiliza Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) para monitorar em tempo real dados sobre mobilidade, clima, segurança, saúde e turismo em Tatuí, visando transformar a cidade em uma “smart city”, melhorando a qualidade de vida e a comunicação entre cidadãos e poder público.
Já no período da tarde, venceu o projeto “Ecomaps”, uma idealização do grupo formado pelos estudantes Cleyton Lúcio da Silva, Guilherme Cristian Bernardino Ferreira, João Otávio Bragheroli Cardoso, Guilherme Barros Gomes, Pedro Henrique Porfírio de Moraes, Letícia Coelho de Freitas, Raquel de Almeida Silva e Emanuelle Maria Vieira de Moraes. A iniciativa propõe uma plataforma de Gestão Ambiental Participativa inspirada no modelo do “Reclame Aqui” e permite que cidadãos registrem ocorrências de descarte irregular de lixo e entulho, anexando fotos e localização geográfica em um mapa interativo da cidade. Os alertas permanecem ativos até a resolução do problema, promovendo transparência e engajamento cívico.
E no período da noite, venceu o projeto “Cross Guild”, uma idealização do grupo formado pelos estudantes David Arruda, Welinson Mendes de Brito, Entari Laurindo, João Palermo, Josiane Cruz, Kauany Fidelis, Maira Camargo, Matheus de Paula Moraes, Vinicius Pereira e Arthur Bassi do Santo. A iniciativa propõe uma plataforma para monitorar o consumo de água, energia e geração de resíduos em prédios públicos, além de mapear pontos de descarte e permitir denúncias de lixo irregular, visando aumentar a transparência, reduzir desperdícios e promover a sustentabilidade na gestão municipal, usando inteligência preditiva e dados integrados para tornar Tatuí uma cidade mais inteligente e eficiente.
Ao término das apresentações, a vice-diretora da FATEC de Tatuí, Patrícia Gláucia Moreno, explanou sobre o desenvolvimento dos trabalhos no decorrer do Ideanthon 2025, enfatizando que teve “muitas mãos envolvidas”, ao citar todas as pessoas que se empenharam junto aos estudantes “para fazer todo esse desenvolvimento, toda essa solução que os alunos apresentaram”. E completou que “tivemos outros grupos também. Para chegar nesse primeiro da manhã, primeiro da tarde e primeiro da noite, muitos professores estavam envolvidos. Temos um grupo grande de professores e eles formaram uma banca justamente para chegar nesse resultado que estamos vendo”.
“Estamos aqui juntos para trazer essa tecnologia, essa solução para a cidade que a gente tanto ama. É muito gratificante. A gente fica até emocionado. É maravilhoso assistir o que vocês apresentaram, a desenvoltura de vocês. Estamos muito felizes com os resultados. Esperamos conseguir fazer outras atividades como essa, para apresentar à nossa comunidade aquilo que podemos fazer juntos”, comemorou Patrícia Gláucia Moreno.
Na sequência, os vereadores Alex Mota, Cintia Yamamoto e Renan Cortez entregaram as Moções de Aplausos e Congratulações, aprovadas na Sessão Ordinária da última segunda-feira (3) e direcionadas aos grupos vencedores do Ideathon 2025, com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”.
Na fase final da solenidade, o presidente da Câmara, Renan Cortez, retomou a fala para convidar alunos, docentes e direção da FATEC de Tatuí para retornarem à Câmara de Tatuí e participarem de uma roda de conversa, bem como a utilização do espaço da “tribuna livre” por um representante da instituição de ensino para falar sobre o Ideathon 2025. “Fiquei com uma impressão muito grande, que os três formam um super trabalho. Talvez possamos ver a execução e não precisemos trabalhar com três projetos separados, mas sim chegar na unificação para que tenhamos algo gigantesco que o município possa usufruir. É um grande desafio e fica essa proposta”, comentou Renan Cortez.
O vereador Alex Mota, que presidiu a Sessão Solene, parabenizou os grupos vencedores e os demais grupos participantes, agradeceu ao corpo docente, ao diretor e à vice-diretora da FATEC de Tatuí. “Abriram as portas para nós e os projetos de vocês têm muito a contribuir com o nosso município. Agradeço a todos os vereadores também e a nossa Frente Parlamentar está muito satisfeita com o que foi apresentado hoje aqui”, encerrou.
Os grupos PECIT, SOSGPS, Harmonia Solidária, Tatuí Circular, Mindscape, Tatuí Conecta, Gestão de Documentos com LogicalDoc, Eco Conecta, Notatui, MentLab e Reinventa, que também participaram do Ideathon 2025 com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”, receberam um Moção de Aplausos e Congratulações conjunta, destacando a relevante participação, empenho e dedicação demonstrados durante as atividades.
O tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”, do Ideathon 2025, foi desenvolvido numa parceria entre a FATEC de Tatuí e a Frente Parlamentar de Inovação, Sustentabilidade e Energias Renováveis, que é formada pelos vereadores Alex Mota, Cintia Yamamoto e Renan Cortez. Com a participação ativa dos alunos dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a iniciativa teve o objetivo de estimular a proposição de soluções criativas e tecnológicas para os desafios locais, fortalecendo o vínculo entre a formação acadêmica e a aplicação prática do conhecimento em benefício do desenvolvimento sustentável do município.
Os coordenadores José Maria Novaes dos Santos e Rafael Pilan foram à tribuna e agradeceram a experiência proporcionada aos alunos por meio da parceria entre a FATEC de Tatuí e o Legislativo, destacando a importância da aproximação entre a Câmara de Tatuí e a instituição de ensino, bem como a vivência acadêmica e a relevância dos projetos focando as necessidades da população tatuiana.
O diretor da FATEC de Tatuí, Anderson Luiz de Souza, ressaltou que a solenidade na Câmara de Tatuí foi um dia histórico para a instituição de ensino, parabenizou e agradeceu à parceria com a Câmara, por meio da Frente Parlamentar, por “se debruçar sobre a inovação, se antecipar aos problemas futuros e antever soluções que possam trazer ganho social, econômico e cultural ao nosso município”.
Após homenagear os professores, coordenadores e a vice-diretora da FATEC de Tatuí, o diretor se dirigiu aos alunos. “A gente faz acontecer na certeza de que temos ótimos alunos, pessoas com vontade de transformar inicialmente as próprias vidas e depois o seu entorno, a cidade e o país. Estamos falando aqui de inovação e sustentabilidade. Não se faz inovação sem sonhar. Ao sonhar, um dia vocês prestaram vestibular e ingressaram numa instituição pública. Ao sonhar, vocês aceitaram o desafio e fizeram mais do que simplesmente vir à sala de aula. Se tornaram vencedores e vieram hoje aqui para serem reconhecidos pelas autoridades do município, por esta Casa de Leis”, comentou Anderson Luiz de Souza
“Hoje, meus caros alunos, vivemos um dia muito especial, graças aos nossos parceiros, mas sobretudo graças aos esforços de muitos, entre os quais os nossos professores, a nossa vice-diretora e vocês. Parabéns, mais uma vez”, concluiu o diretor da FATEC de Tatuí.
O presidente da Câmara de Tatuí, Renan Cortez, destacou a parceria com a FATEC de Tatuí. “Por que a Frente Parlamentar decidiu procurar a FATEC? Porque respeitamos a FATEC e os jovens da nossa cidade. Nos interessa o que vocês, jovens, querem para a nossa Tatuí, para o futuro da nossa cidade, que vocês mesmos vão vivenciar e deixar para os próximos que virão. Isso é muito necessário. Quero que vocês saiam daqui sabendo que esta Casa dá muita importância para as falas de vocês, pois precisamos estar com os ouvidos inclinados a vocês”, falou.
“Parabenizo os familiares, que são o apoio principal. Sei que às vezes tem um puxão de orelha, mas é para o bem de cada um. São esses puxões que fazem noites como a de hoje acontecerem. Parabenizo todo o empenho dos grupos, que levaram muito a sério como propostas que precisam sair do papel. Isso foi muito lindo e é por isso que chegamos aqui na noite de hoje. Parabéns e que Deus abençoe a todos”, concluiu Renan Cortez.
O vereador Alex Mota, que presidiu a Sessão Solene, explicou sobre a parceria entre a Câmara de Tatuí e a FATEC de Tatuí, lembrando do surgimento da proposta para que o Ideathon 2025 tivesse a temática relacionada ao Poder Público. “Essa Frente Parlamentar da Inovação, Sustentabilidade e Energias Renováveis é uma sementinha que estamos plantando e já deveríamos ter plantado há anos. Mas na própria Bíblia diz que há tempo para tudo. E hoje, acredito, estamos começando a colocar uma sementinha no nosso solo, na nossa Tatuí. Vocês estão sendo peças fundamentais para isso”, salientou.
“Ficamos muito satisfeitos com as propostas e as portas da nossa Casa estão sempre abertas para vocês, para que possamos ouvi-los e tê-los por perto, porque vocês são o futuro da nossa cidade”, finalizou Alex Mota.
Em seguida, os grupos vencedores do Ideathon 2025, com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”, apresentaram os trabalhos.
No período da manhã, venceu o projeto “Cortex”, uma idealização do grupo formado pelos estudantes Guilherme Pavani Manoel de Paula, Diogo Mello da Crus, Davi Henrique Ribeiro de Souza, Amália Pereira Camandona, Vitor Henrique de Sousa, Fernanda Prestes Lisboa, Gustavo Wellyngton Souza Silva, Lucas Oliveira Terto, Stefany Gabriela Conrado Carvalho e Carla Bruna de Camargo). A iniciativa propõe um sistema inteligente integrado que utiliza Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) para monitorar em tempo real dados sobre mobilidade, clima, segurança, saúde e turismo em Tatuí, visando transformar a cidade em uma “smart city”, melhorando a qualidade de vida e a comunicação entre cidadãos e poder público.
Já no período da tarde, venceu o projeto “Ecomaps”, uma idealização do grupo formado pelos estudantes Cleyton Lúcio da Silva, Guilherme Cristian Bernardino Ferreira, João Otávio Bragheroli Cardoso, Guilherme Barros Gomes, Pedro Henrique Porfírio de Moraes, Letícia Coelho de Freitas, Raquel de Almeida Silva e Emanuelle Maria Vieira de Moraes. A iniciativa propõe uma plataforma de Gestão Ambiental Participativa inspirada no modelo do “Reclame Aqui” e permite que cidadãos registrem ocorrências de descarte irregular de lixo e entulho, anexando fotos e localização geográfica em um mapa interativo da cidade. Os alertas permanecem ativos até a resolução do problema, promovendo transparência e engajamento cívico.
E no período da noite, venceu o projeto “Cross Guild”, uma idealização do grupo formado pelos estudantes David Arruda, Welinson Mendes de Brito, Entari Laurindo, João Palermo, Josiane Cruz, Kauany Fidelis, Maira Camargo, Matheus de Paula Moraes, Vinicius Pereira e Arthur Bassi do Santo. A iniciativa propõe uma plataforma para monitorar o consumo de água, energia e geração de resíduos em prédios públicos, além de mapear pontos de descarte e permitir denúncias de lixo irregular, visando aumentar a transparência, reduzir desperdícios e promover a sustentabilidade na gestão municipal, usando inteligência preditiva e dados integrados para tornar Tatuí uma cidade mais inteligente e eficiente.
Ao término das apresentações, a vice-diretora da FATEC de Tatuí, Patrícia Gláucia Moreno, explanou sobre o desenvolvimento dos trabalhos no decorrer do Ideanthon 2025, enfatizando que teve “muitas mãos envolvidas”, ao citar todas as pessoas que se empenharam junto aos estudantes “para fazer todo esse desenvolvimento, toda essa solução que os alunos apresentaram”. E completou que “tivemos outros grupos também. Para chegar nesse primeiro da manhã, primeiro da tarde e primeiro da noite, muitos professores estavam envolvidos. Temos um grupo grande de professores e eles formaram uma banca justamente para chegar nesse resultado que estamos vendo”.
“Estamos aqui juntos para trazer essa tecnologia, essa solução para a cidade que a gente tanto ama. É muito gratificante. A gente fica até emocionado. É maravilhoso assistir o que vocês apresentaram, a desenvoltura de vocês. Estamos muito felizes com os resultados. Esperamos conseguir fazer outras atividades como essa, para apresentar à nossa comunidade aquilo que podemos fazer juntos”, comemorou Patrícia Gláucia Moreno.
Na sequência, os vereadores Alex Mota, Cintia Yamamoto e Renan Cortez entregaram as Moções de Aplausos e Congratulações, aprovadas na Sessão Ordinária da última segunda-feira (3) e direcionadas aos grupos vencedores do Ideathon 2025, com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”.
Na fase final da solenidade, o presidente da Câmara, Renan Cortez, retomou a fala para convidar alunos, docentes e direção da FATEC de Tatuí para retornarem à Câmara de Tatuí e participarem de uma roda de conversa, bem como a utilização do espaço da “tribuna livre” por um representante da instituição de ensino para falar sobre o Ideathon 2025. “Fiquei com uma impressão muito grande, que os três formam um super trabalho. Talvez possamos ver a execução e não precisemos trabalhar com três projetos separados, mas sim chegar na unificação para que tenhamos algo gigantesco que o município possa usufruir. É um grande desafio e fica essa proposta”, comentou Renan Cortez.
O vereador Alex Mota, que presidiu a Sessão Solene, parabenizou os grupos vencedores e os demais grupos participantes, agradeceu ao corpo docente, ao diretor e à vice-diretora da FATEC de Tatuí. “Abriram as portas para nós e os projetos de vocês têm muito a contribuir com o nosso município. Agradeço a todos os vereadores também e a nossa Frente Parlamentar está muito satisfeita com o que foi apresentado hoje aqui”, encerrou.
Os grupos PECIT, SOSGPS, Harmonia Solidária, Tatuí Circular, Mindscape, Tatuí Conecta, Gestão de Documentos com LogicalDoc, Eco Conecta, Notatui, MentLab e Reinventa, que também participaram do Ideathon 2025 com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital”, receberam um Moção de Aplausos e Congratulações conjunta, destacando a relevante participação, empenho e dedicação demonstrados durante as atividades.
Junto ao vereador Alex Mota, que presidiu a solenidade, compuseram a Mesa dos Trabalhos o vereador Renan Cortez, presidente da Câmara; a vereadora Cintia Yamamoto; o diretor da FATEC de Tatuí, Anderson Luiz de Souza; o coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da FATEC de Tatuí, Rafael Pilan; e o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FATEC de Tatuí, José Maria Novaes dos Santos. A vice-diretora da FATEC de Tatuí, Patrícia Gláucia Moreno, e os vereadores Elaine Leite de Camargo Miranda e Kelvin Joelmir de Morais, também participaram.
A Sessão Solene em Reconhecimento aos Projetos Vencedores do Ideathon 2025, com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital” está disponível nos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaratatui
Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui
A Sessão Solene em Reconhecimento aos Projetos Vencedores do Ideathon 2025, com o tema “Câmara 4.0: Inovação e Cidadania Digital” está disponível nos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaratatui
Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui
Nenhum comentário:
Postar um comentário