segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Evento em Tatuí bate recorde de inscrições e consolida a funcionalidade do Cavalo Árabe

Com provas em sete modalidades, exposição registrou crescimento e ainda, consagrou o melhor criador brasileiro da raça na Conformação.

Flávia Torres, do Haras FT -  criadora levou o Premium Cup, destinado ao melhor animal da competição, com FT Valentim

21/11/2025 |  A capacidade esportiva, a agilidade e a funcionalidade do Cavalo Árabe ganharam evidência na última exposição da oficial da raça realizada em 2025, que distribuiu R$ 170 mil em premiações. Entre 8 e 16 de novembro, o Centro Hípico de Tatuí (SP) recebeu 280 animais e cerca de 800 inscrições, reunindo competidores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, consolidando o crescimento das provas montadas da raça no país.

A programação do evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), reuniu provas válidas para três grandes exposições, que, juntas, ofereceram um panorama completo da funcionalidade da raça. A 5ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte movimentou as pistas com Três Tambores, Salto, Hipismo Rural, Seis Balizas e Maneabilidade.

Ao mesmo tempo, a Brazilian Breeders’ Cup concentrou atenções no Halter, categoria em que a conformação é analisada nos mínimos detalhes, tipo árabe, movimentação e beleza geral. Completando o ciclo, a Exposição Internacional do Cavalo Árabe ampliou o alcance do evento ao integrar provas de Halter e apresentações de Performance, como English Pleasure, Western Pleasure, Hunter Pleasure e a tradicional Montaria em Traje Típico, evidenciando a adaptação da raça a diferentes estilos de montaria.

O presidente da ABCCA, Francisco Carrasco, ressaltou o avanço das provas montadas como um todo:“Houve um salto expressivo nas inscrições de Três Tambores, Seis Balizas e Maneabilidade. Vieram competidores de vários estados, especialmente do Rio Grande do Sul, onde as provas têm crescido muito. Foi um grande sucesso para todos nós”.

Flavia Torres leva título de melhor criadora na Brazilian Breeders’ Cup

A Brazilian Breeders’ Cup, uma das premiações mais prestigiadas da raça no país, destacou novamente a excelência genética do Cavalo Árabe na modalidade de Halter , cada criador pode apresentar até quatro animais, todos de criação e propriedade própria, valorizando a consistência do plantel e a qualidade de seleção.

Em 2025, 14 expositores concorreram ao título. Após quatro anos de liderança ininterrupta, o troféu de Melhor Criador do Cavalo Árabe da Brazilian Breeders’ Cup ganhou um novo nome: Flávia Torres, do Haras FT. A criadora também levou o Premium Cup, destinado ao melhor animal da competição, com FT Valentim.

Emocionada, Flávia reforçou o significado da conquista. “É inexplicável receber esse prêmio. São 30 anos de criação. Tenho muito orgulho da minha equipe e de todos que tornaram esse resultado possível”.

A competição foi marcada por alto nível técnico, com notas elevadas ao longo de toda a avaliação, um reflexo do avanço genético da criação brasileira e da competitividade do Cavalo Árabe no país. “Os juízes estiveram muito atentos. As notas foram altas do começo ao fim, e o nível técnico dos dez primeiros colocados foi impressionante. Foi uma das edições mais disputadas que já tivemos”, concluiu o presidente da ABCCA.

Texto: Natália de Oliveira
Fotos: Tupa e Machado Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário