sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Prefeitura lança time juvenil de rugby na manhã de domingo

Time enfrentará equipe de Piracicaba no campo do Complexo Esportivo Municipal



10/01/2020 | Neste domingo (12), às 10h, a Secretaria Municipal de Educação realizará o lançamento oficial da sua equipe juvenil de Rugby. O jogo de estreia será no campo do Complexo Esportivo Municipal contra time de Piracicaba.

O time tatuiano é formado por alunos, com faixa etária entre 14 e 18 anos, do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), da E.E. “Chico Pereira”, da E.E. “Altina Maynardes Araújo” e da ETEC “Sales Gomes”, entre eles: Ágata Lima, Alan Soares, Bianca Borges, Eduardo Lima, Emily Miranda, Emilym Barros, Felipe Oliveira, Gabriel Dutra, Giovana de Fátima, Giovana Xavier, Guilherme Albuquerque, Guilherme Fernandes, Hellen Fernanda, Henrique Bueno, Hilchias Coelho, Isaac Silva, Jaqueline Carriel, João F. Arruda, João P. Coutinho, Kauã Martins, Leonardo Campos, Mateus Quintiliano, Michael Gomes, Murilo Hellmann, Rafael Santos, Rian Fraga, Ricardo Rodrigues, Rogério Bruno, Tiago Frangiotti e Wesley Queiroz. A orientação técnica da equipe é da professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, Daiani Cristini Camargo Fonseca, com assistência técnica de Thimothy Contrera.

No intervalo do jogo, acontecerá o lançamento da Cheerleaders, líderes de torcida, do Rugby de Tatuí. Onze meninas, com idades entre 14 e 16 anos, participaram de uma seletiva, na segunda-feira (06), para fazer parte deste grupo. Elas animarão a torcida nos intervalos dos jogos e, posteriormente, participarão de campeonatos de cheerleaders.

O jogo de estreia do Rugby de Tatuí será gratuito. O Complexo Esportivo Municipal, sede da partida, está localizado na Rua Oracy Gomes, nº 541, ao lado do Nebam.

Histórico – A ideia de se formar um time de Rugby em Tatuí começou por meio de uma capacitação de Rugby para professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino. Com o intuito de difundir o esporte, a Secretaria Municipal de Educação fez uma “ponte” entre um treinador profissional e os futuros engajadores dessa prática esportiva.

Após essa capacitação e passados alguns anos, aconteceu uma nova oportunidade de conhecimento: o projeto “Rugby Escolar Itinerante”, promovido pela Secretaria de Educação e pelo Instituto CCR/CCR SPVias, em parceria com CBRu (Confederação Brasileira de Rugby). A proposta foi um festival de Rugby, onde os alunos aprenderam a jogar o Rugby-Tag e, ao final do projeto, participaram de um festival.

A técnica da equipe de Tatuí e professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, Daiani Cristini Camargo Fonseca, conta que, após esses treinamentos, o Rugby terminou em nossa cidade. “Mas, eu resolvi continuar. Em 2018, fiz um projeto e apresentei para a Secretaria de Educação, em forma de turmas de ACD (Atividade Cultural Desportiva). Desde então, estamos com duas equipes mistas, que jogam o Rugby sem as tag”s””, comenta.

Daiani explica que, por tratar-se de um esporte que desenvolve valores como respeito, solidariedade, amizade, espírito em grupo e determinação entre outros, somente ensinar não estava sendo suficiente. “Decidimos, então, usar o esporte como meio de inclusão e contribuir na formação dos jovens como indivíduos e cidadãos. Nestes dois anos de existência já vivenciamos muitas alegrias, pois nossas experiências mostram o quanto acrescentamos no desenvolvimento dos jovens e, também, o quanto elas contribuem para o crescimento e o aperfeiçoamento. Prova disto, é que atendemos, em média, 50 jovens, sendo que todos são chamados pelo nome e respeitados dentro de sua individualidade”, comemora.

Inicialmente, os atletas são ensinados de forma lúdica e sem objetivo de competição. Porém, ao longo do período, é construída uma base para, posteriormente, quando avançarem para um nível mais elevado e tiverem condições de jogar sem tag, possam participar de competições.

De acordo com Daiani, recentemente o grupo fez vários intercâmbios em Piracicaba e São Paulo para conhecer atletas da Seleção Brasileira de Rugby, o cotidiano de um jogador profissional, obter vivências de jogo e experiências que servirão como um alicerce.

Os interessados em aprender Rugby devem comparecer na Pista Municipal de Atletismo do Complexo Esportivo “Major Sílvio de Magalhães Padilha”, a partir de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, e conversar com a treinadora Daiani. Não é necessário saber jogar, já que a intenção é montar equipes novas nas categorias Kids, Juvenil e Adulto. Os dias e horários dos treinos serão divulgados em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário