terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Prefeitura alerta para a infestação de escorpiões

Veja a matéria da Secretaria da Saúde:

Os escorpiões são artrópodes e, juntamente com as aranhas, pertencem à classe dos aracnídeos, chamados de peçonhentos devido à peçonha (veneno).

Em nossa região são encontrados dois tipos de escorpiões, ambos venenosos: o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo e considerado o mais venenoso da América do Sul; e o Tityus bahiensis, também chamado de escorpião marrom ou preto, igualmente venenoso, porém com moderada intensidade na toxina do veneno.

Eles têm hábitos noturnos e habitam preferencialmente lugares quentes e úmidos, como pedras, cascas de árvores, folhas, paus, madeiras, restos de materiais de construção e frestas de paredes e pisos. À noite saem à procura de alimentos (insetos em geral), porém as baratas são o alimento preferido desses peçonhentos. Uma vez alimentados, eles retornam ao seu habitat, permanecendo ali por um longo período, que em alguns casos chega a quase um ano, sem a necessidade de se alimentar novamente e beber água, dependendo do tipo de escorpião e da quantidade de alimento ingerido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário