terça-feira, 23 de julho de 2019

Bombeiros de Tatuí fazem treinamento para salvar vítimas de acidentes de trânsito

Objetivo é atualizar técnicas para resgate. Ação faz parte do Campeonato Interno de Salvamento Veicular.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Corpo de Bombeiros de Tatuí treina para salvamento de vítimas — Foto: Reprodução/TV TEM

23/07/2019 | O Corpo de Bombeiros de Tatuí fez treinamento para salvamento de vítimas de acidentes de trânsito nesta terça-feira (23).

Os acidentes de trânsito compõem cerca de 60% de todos os chamados da corporação no estado de São Paulo e, dentre os chamados, estão as ocorrências com vítimas presas em ferragens. Por isso, o 15º Grupamento de Bombeiros está fazendo um Campeonato Interno de Salvamento Veicular.

O objetivo é treinar técnicas atualizadas para resgate de vítimas acidentadas. São usados carros em situação de acidente, onde a equipe precisa resgatar a vítima das ferragens.

Segundo o Capitão Corpo de Bombeiros de Tatuí, Márcio de Lima Renó, o treinamento é importante para garantir um melhor atendimento às vítimas. “Simulamos um acidente de trânsito com vítimas presas nas ferragens envolvendo dois veículos. Estamos trazendo nossa equipe para que ela seja testada com os treinamentos que fazemos no dia a dia", diz.

Ele ainda afirma que uma ocorrência desse nível envolve diversas vistorias antes do resgate. "Uma ocorrência como essa vai envolver desde a vistoria inicial do local, verificar riscos como energia elétrica e vazamento de combustível, estabilização do veículo, o acesso à vitima para verificar o estado e a abertura dos acessos para retirada da pessoa”, explica.

Segundo o capitão, o treinamento é um incentivo para que as equipes realizem um melhor atendimento.

Competição

No campeonato, equipes de toda a região de Sorocaba (SP) realizam uma simulação com todos os riscos e dificuldades de uma ocorrência real.

A equipe vencedora seguirá para a Etapa Paulista de Salvamento Veicular e tentam a vaga para o World Rescue Challenge, que é a competição mundial de salvamento veicular.

A participação do Brasil na competição foi efetiva após o país se tornar signatário do programa das Nações Unidas denominado "Década da Segurança Viária", onde um dos objetivos é a redução da mortalidade dos acidentes a partir do treinamento das equipes responsáveis pelo "pós-acidente".

A competição regional foi realizada nesta terça-feira (23), no Pelotão de Bombeiros de Tatuí. Cerca de sete profissionais foram avaliados por uma equipe técnica, que julgou os desempenhos durante 20 minutos de prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário