sábado, 20 de agosto de 2016

Rodrigo Ursaia integra corpo docente do Conservatório de Tatuí

Respeitado instrumentista irá lecionar na área de música popular e coordenar Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

O respeitado instrumentista Rodrigo Ursaia passa a integrar neste semestre o corpo docente e artístico do Conservatório de Tatuí. Ursaia assume as cadeiras de flauta e prática de conjunto no setor de MPB e Jazz, além da coordenação do grupo pedagógico-artístico Jazz Combo do Conservatório de Tatuí.

Rodrigo Ursaia passa a lecionar no setor coordenado pela professora Érica Masson, ao lado de outros importantes instrumentistas da cena musical brasileira, todos professores na instituição, como André Marques, Andrea dos Guimarães, Fabio Gouvea, Beto Corrêa, Celso Veagnoli, Fábio Leal, Felipe Brisola, Joseval Paes, entre vários outros.

O curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1989 e é um dos mais concorridos da instituição. Em princípio, o curso de MPB e Jazz seguiu como modelo a “Berkeley School”e, a partir de 1994, passou a ter como prioridade a construção de uma escola de música brasileira popular, o que se tornou o diferencial da área de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí, desenvolvendo também um importante departamento de choro que, em 2009, passou a funcionar como uma área independente.

O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade técnica e perceptiva do aluno em seu instrumento possibilitando-lhe tocar em grupos e fornecendo suporte necessário para que o mesmo entenda e aplique seus conhecimentos no cenário musical, tornando-o apto para enfrentar o mercado de trabalho tendo como foco principal a improvisação.

Durante o curso o aluno tem a possibilidade de participar de grupos com os mais diversos tipos de formações, tais como duos, trios, quartetos, combos, big bands reduzidas até big bands com formação completa. Essa oportunidade possibilita que o aluno coloque em prática todo o material fornecido pelos professores nas aulas de instrumento e de matérias teóricas melhorando a parte técnica, perceptiva e até mesmo expressiva do seu instrumento.

A área de MPB e Jazz compreende os seguintes cursos: bateria, baixo acústico, baixo elétrico, canto, clarinete, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, trompete, trombone, percussão e violão.

Rodrigo Ursaia passa a coordenar, também neste semestre, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, grupo pedagógico-artístico da instituição que une monitores e alunos bolsistas.

Rodrigo Ursaia Saxofonista, flautista e compositor, já se apresentou com importantes nomes do jazz e da música brasileira, tais como Milton Nascimento, Rosa Passos, Ivan Lins, Dom Salvador, Banda Mantiqueira, Heraldo do Monte, Grupo Pau Brasil, Toninho Horta, Nelson Ayres Quarteto, Cláudio Roditi, Arismar do Espírito Santo, Sandro Albert, André Marques, Fabio Gouvea, Jovino Santos Neto, Filó Machado, Matt Wilson, Ohad Talmor, Hélio Alves, Duduka da Fonseca, Sizão Machado, Bob Wyatt, Paulo Braga, Lupa Santiago, Vanderlei Pereira, Santi Debriano, Mossa Bildner, Toninho Ferragutti, Maurício Zottarelli, Portinho, Klaus Mueller, Alex Kautz, Guilherme Monteiro, Maúcha Adnet, David Berkman, Hendrik Meurkens, Joe Martin, Colin Stranahan, Victor Jones, Nir Felder, Cidinho Teixeira e Hector Martignon entre outros. Como membro do grupo de Rosa Passos, participou de várias turnês pela Europa, EUA e Ásia, se apresentando em importantes festivais e clubes de jazz tais como Lincoln Center, Blue Note NY, Umbria Jazz, Copenhagen Jazz Festival, Venetto Jazz, Calle 54, A Trane e Blue Note Milan, entre outros. Como membro do Daniel Marques/Rodrigo Ursaia Duo participou de várias turnês pela Europa, se apresentando inclusive para a família real da Suécia. Foi membro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (1997-2000) e se apresentou como solista convidado da Amazonas Jazz Band (2006 e 2010), Iowa University Jazz Band (2002 e 2008) e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí (2012). Participou da gravação de vários CDs, dentre eles Canta Caymmi, Amorosa e Samba Dobrado de Rosa Passos; e The Art of Samba Jazz de Dom Salvador, com o qual foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2012 – Melhor CD Instrumental.

Atualmente, retorna ao Brasil após residir por 12 anos em Nova York, nos Estados Unidos, onde cursou o mestrado na Manhattan School of Music (2002), como recipiente da ‘Bolsa Virtuose’ do Ministério da Cultura/2000. Além de atuar ativamente como educador – ministrou aulas regularmente e apresentou em 2002 e em 2009 um workshop na Universidade de Iowa sobre improvisação e saxofone brasileiro, em 2003 e 2004, no projeto Global Encounters do Carnegie Hall, em 2005 na Hartt School of Music em Hartford, de 2004 a 2008 como Teaching Artist pela renomada Midori Foundation em Nova York– se apresentou com vários artistas de Jazz e Música Brasileira como Matt Wilson, David Berkman, Sandro Albert, Cláudio Roditi, Santi Debriano, Hélio Alves, Dom Salvador, Hendrik Meurkens, Duduka da Fonseca, Nation Beat, Cidinho Teixeira, Jovino Santos Neto, Vanderlei Pereira, Maurício Zottarelli e Choro Ensemble, além de continuar integrando o Quinteto de Rosa Passos em gravações e turnês internacionais.

Lançou em janeiro de 2015 dois CDs autorais: ‘Chamado’ com Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto, com as participações do pianista André Marques, do contrabaixista Bruno Migotto e do baterista Vitor Cabral; e ‘O Espantalho’ com Daniel Marques e Rodrigo Ursaia Duo. Se apresentou com seu próprio quinteto no festival ‘Ilhabela in Jazz’ em 2015.

Foi professor de saxofone e improvisação na Universidade de Campinas (Unicamp – 1998 a 1999). Apresentou masterclasses sobre improvisação e saxofone brasileiro em 2014 no Festival de Ourinhos, 2012 no Painel Instrumental do Conservatório de Tatuí, BrazilCamp na Califórnia e Berklee on the Road em São Paulo, em 2010 no Conservatório Souza Lima, em 2006 no Liceu Cláudio Santoro em Manaus, em 2002 e 2009 na Universidade de Iowa, em 2005 na Hartt School of Music em Hartford, em 2003 e 2004 no projeto Global Encounters do Carnegie Hall, e em 1999 no Festival de Inverno da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, além de atuar em Nova York de 2004 a 2008 como Teaching Artist pela renomada Midori Foundation e de 2002 a 2004 como Program Assistant – Office of Educational Outreach na Manhattan School of Music. Atualmente leciona na Faculdade Souza Lima em São Paulo e no Conservatório de Tatuí.

Apoio Cultural – Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário