quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Coleta mecanizada de lixo tem início em Capela do Alto

Contêineres já estão à disposição da população no Centro expandido da cidade; campanha conscientiza sobre o papel de cada cidadão para o sucesso do sistema. 

Em linha com as grandes cidades no mundo todo, Capela do Alto passou a contar com o moderno sistema de coleta mecanizada de lixo. A distribuição dos contentores teve início no começo do mês de julho, após a empresa Contemar Ambiental, líder no processo de conteinirização e coleta mecanizada no Brasil, ter sido a vencedora do processo licitatório realizado pela prefeitura municipal de Capela do Alto. Na primeira fase, foram instalados 118 contentores, com capacidade para 1.000 litros, sendo 180 azuis, para não recicláveis e 20 verdes, para recicláveis.

Neste mês de agosto, está prevista a entrega das papeleiras (lixeiras de poste) para descarte de resíduos gerados pela população, em locais com grande movimentação, tais como papéis de bala, embalagens de comida, latinhas de bebidas, entre outros itens, nas quantidades de 260 unidades azuis e 120 verdes, para não recicláveis e recicláveis, respectivamente. Os contêineres e as papeleiras estão distribuídos em 100% do Centro expandido de Capela do Alto, que representa 50% da área total urbanizada da cidade. Há a meta de conteinerizar 100% do município.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Rodrigo Bueno, a implantação do sistema superou as expectativas, tendo sua primeira fase concluída em um tempo menor do que o planejado. “O retorno da população foi muito positivo. A aceitação dos novos contêineres foi geral e as pessoas enxergam que o novo sistema ajudará a manter a cidade limpa”, afirma.

Saúde, segurança e eficiência A mecanização da coleta e o sistema de conteinerização do lixo oferecem diversos benefícios para a cidade. O principal ganho é com a limpeza do município, que apresenta uma forte evolução, após a instalação do sistema. Outra vantagem é a prevenção à saúde, pois os resíduos ficam armazenados e isolados do meio, protegidos da ação de animais, insetos e roedores. Além disto, explica Camila Bortoletto, gerente de projetos da Contemar Ambiental, reduz o risco de poluição ao meio ambiente, por meio da ação das chuvas, que carregam os resíduos e seus subprodutos - o chorume (líquido produzido pela putrefação dos orgânicos, altamente poluente) - para as águas e o solo. Por fim, previne o entupimento de galerias de drenagem, impactando, também, na minimização de enchentes e enxurradas.

Outros benefícios da implantação são os ganhos em eficiência operacional e em segurança. Camila explica que a coleta mecanizada dispensa o contato manual dos operadores com os resíduos, sendo realizado, mecanicamente, pelo dispositivo adaptado no caminhão de coleta. “A implantação do sistema reduz o número de acidentes durante a execução do serviço, minimizando o esforço físico, já que não é mais necessário o carregamento dos sacos e as corridas atrás do caminhão, permitindo, assim, a possibilidade de contratar pessoas com mais idade, por exemplo e oferecendo condições de trabalho mais humanizadas para esses profissionais”, detalha.

Mudança de hábito Apesar de amplamente difundida na Europa e nos Estados Unidos, a coleta mecanizada de resíduos ainda é recente no Brasil. Assim, em paralelo à implantação do sistema em Capela do Alto, é realizada uma campanha de conscientização ambiental com a população, desde o último dia 20 de junho. As ações tiveram início com uma capacitação a professores e coordenadores, em todas as escolas públicas da cidade. Na sequência, foi a vez dos profissionais e membros da Associação dos Comerciantes e funcionários públicos.

O objetivo da capacitação foi informar e destacar a importância do papel de cada cidadão e da coletividade para o sucesso do projeto, que demanda a atenção de todos quanto à separação dos resíduos e seu depósito adequado nos locais corretos. Ainda, a campanha se estendeu para as equipes operacionais, que realizam a limpeza pública de Capela do Alto. Este grupo também recebeu informações sobre a coleta, manutenção e higienização adequada dos equipamentos que compõem o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário