terça-feira, 16 de agosto de 2016

Conservatório de Tatuí recebe 332 inscrições para novas vagas

Provas práticas e entrevistas serão realizadas a partir desta sexta-feira, 19; candidatos vêm de seis países diferentes

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – recebeu 332 inscrições para as 134 vagas para novos alunos abertas para o segundo semestre letivo. As vagas são destinadas a 33 cursos de música, nas áreas de cordas sinfônicas, sopros – madeiras e metais, percussão sinfônica, performance histórica, violão clássico, canto lírico, MPB&Jazz, choro e regência. Há vagas para candidatos com e sem conhecimento musical, conforme a idade inicial.

Os candidatos vêm de seis países diferentes: Peru, Equador, Uruguai, Chile, França e Brasil. Do Brasil, foram recebidas inscrições de candidatos do Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Do Estado de São Paulo, de onde vêm a grande maioria dos inscritos, há candidatos de mais de 100 cidades diferentes.

Os candidatos irão, agora, participar de testes práticos e/ou entrevistas, conforme o nível de conhecimento e o curso pretendido. As provas serão realizadas a partir desta sexta-feira, dia 19, até a terça-feira, dia 23.

Nesta sexta, dia 19, os testes serão para três áreas diferentes. Os candidatos dos cursos da área de cordas sinfônicas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) fazem testes a partir das 9h, no setor de cordas, à Praça da Bandeira, 35.

Já os candidatos de MPB&Jazz fazem provas em dois horários diferentes na sexta, dia 19: a partir das 8h, os testes são para contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, violão, guitarra, piano, clarinete, saxofone, bateria e percussão. Já a partir das 13h, os testes são para trompete, flauta transversal e trombone popular, sempre no setor de MPB e Jazz (rua São Bento, 415).

Ainda na sexta, dia 19, fazem provas os candidatos dos cursos da área de performance histórica (flauta doce, cravo, fortepiano, violino/viola barroca), às 10h ou 14h, na Unidade 2, à rua São Bento, 808.

Na segunda-feira, dia 22, os testes são para sopros-madeiras, dois cursos de sopros-metais e percussão sinfônica. Os testes para fagote serão às 9h, no setor de Sopros/Madeiras (rua São Bento, 415). Ainda na segunda, 22, das 14h às 16h, ocorrem os testes para trompa e trombone, no setor de Sopros/Metais (rua São Bento, 415). Também na segunda, 22, às 8h30, ocorrem testes para percussão sinfônica, à rua São Bento, 415.

Na terça-feira, dia 23, serão realizados os últimos testes: às 9h, ocorrem testes para violão clássico (Unidade 2, Rua São Bento, 808); às 14h, os testes são para Regência Coral (Unidade 2, rua São Bento, 808); às 14h30, os testes são para os cursos de choro (flauta transversal, bandolim, cavaquinho e violão), também na Unidade 2; às 15h, os testes são para trompete, tuba e eufônio (setor de sopros-metais, à São Bento, 415) e, às 17h, na unidade 2, os testes serão para canto lírico.

Dentre os cursos, o que obteve o maior número de inscrições foi o de canto lírico, com 52 candidatos para 12 vagas. Também estão entre os mais concorridos os cursos de guitarra (10 por vaga) e violino (cinco candidatos por vaga).

O processo seletivo será simplificado para o segundo semestre: após a inscrição, o candidato será submetido a uma entrevista (para os candidatos sem conhecimento musical) e avaliação de performance tocando o instrumento escolhido ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto, e por uma entrevista (caso candidatos com conhecimento musical). Para o teste de performance, o conteúdo varia conforme idade e curso pretendido.

Matrículas – Os candidatos aprovados nos testes serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório, munidos de documentos e foto. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos. Para os alunos que ingressarem neste processo seletivo, as aulas de instrumentos serão ministradas coletivamente pelos dois primeiros semestres, a fim de se ajustarem às requisições artísticas e pedagógicas da instituição. Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matrícula, conforme disponibilidade de cada área/curso.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Inscrições novos alunos – 2º semestre letivo
Provas e Entrevistas
Quando: 19, 22 e 23 de agosto, vários horários
Mais informações:
Email: secretaria@conservatoriodetatui.org.brTelefones: (15) 3205-8443/8448/8447
Secretaria Pedagógica: Rua São Bento, 808, (das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário