quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Palestra e masterclass destacam ‘Expressividade da Palavra Cantada’

Atividades gratuitas serão ministradas por Juliana Starling, dia 21 de outubro



O Conservatório de Tatuí sedia no dia 21 de outubro palestra e workshop com o tema “A Expressividade da Palavra Cantada”. As ações serão ministradas por Juliana Starling, sob coordenação de Cristine Bello Guse, com entrada franca, a partir das 13h00, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415). As atividades são realizadas em parceria com o EVPM (Grupo de Estudos da Expressão Vocal na Performance Musical), do Instituto de Artes da Unesp.

A primeira parte da aula será um recital-palestra. Às 15h, haverá masterclass com alunos do curso de canto lírico do Conservatório de Tatuí. A entrada é aberta a qualquer interessado.

Juliana Starling é mestre em música e doutoranda, ambos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e graduada em Canto, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recebeu orientação vocal das professoras: Hermínia Russo; Martha Herr; Vânia Pajares, Elvira B. Crimi (Academia de Santa Cecília – Roma/Itália); Rita Patané e Maria Luisa Cioni, em Milão/Itália.

Destaca-se em sua carreira participação em recitais e concertos, e em óperas como “Psychè”, de J. B. Lully; “La Bohème” e “Turandot”; de G. Puccini; “Otello”, de G. Verdi; “Adriana Lecouvreur”, de F. Cilea; “O Barbeiro de Sevilha”, de G. Rossini e “Lohengrin”, de R. Wagner.

Apresentou-se em espaços como: Sala São Paulo; Theatro Municipal de São Paulo; Teatro Colón de Buenos Aires/Argentina; Kurhaus de Wiesbaden, Bad Schwalbach e Limburg (Alemanha), São Goar/Alemanha e no Palácio Foz (Lisboa/Portugal). Tem participado de trilhas sonoras das quais se destacam trabalhos para a MTV Brasil; para a DIESEL e para a Editora Abril. Desde 2008 integra o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.
O workshop “A expressividade da palavra cantada” faz parte do projeto EVPM . Difusão, em que integrantes do grupo EVPM levam seu conhecimento a estudantes da área de música e outras áreas relacionadas à suas pesquisas. O EVPM, Grupo de Estudos da Expressão Vocal na Performance Musical, surgiu em 2005 durante a organização do 4º Encontro Brasileiro de Canto: O Português Brasileiro Cantado, evento de projeção internacional realizado em São Paulo com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP, do Centro Tom Jobim de Estudos Musicais (atual EMESP), do SESC São Paulo e da ABC – Associação Brasileira de Canto.

Na ocasião, o grupo estabeleceu como principal foco de trabalho a elaboração das Normas de Pronúncia para o Português Brasileiro no Canto Erudito, publicadas em colaboração com outros pesquisadores pela revista Opus, da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (2008), e pelo Journal of Singing, da NATS – National Association of Teachers of Singing, EUA (2009).

Atualmente, além de manter o desenvolvimento das atividades sobre à questão do português brasileiro cantado, o grupo passou a desenvolver trabalhos no contexto de outros focos, tais como: Estudos Aplicados sobre Música e Linguagem Verbal, Técnicas, Estéticas e Pedagogias do Canto e Performance e Produção de Conhecimento.”

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
A Expressividade da Palavra Cantada – Recital, Palestra e Masterclass
Juliana Starling, palestrante
Cristine Bello Guse, coordenação
Evento integrante do Projeto EVPM Difusão – Unesp
Quando: 21 de outubro . quarta-feira . 13h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário