segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Conservatório de Tatuí recebe workshops sobre canto coral

Aulas técnicas são gratuitas e abertas a qualquer interessado

O Conservatório de Tatuí recebe dois workshops especiais sobre canto coral. As atividades ocorrem nos dias 23 e 30 de setembro (sextas-feiras), a partir das 13h, no salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415). Elas serão ministradas por Fábio Miguel e Gisele Cruz e são gratuitas. Ambas têm coordenação da professora Cristine Bello Guse. As inscrições podem ser feitas no próprio local do evento, momentos antes das aulas.

No dia 23, o workshop é sobre “Técnica Vocal para Coro Adulto” e será ministrado pelo professor Fábio Miguel, via parceria com o Grupo de Estudos Geppevozia.

A palestra fará abordagem da concepção de técnica e aquecimento vocal por meio de exercícios específicos para ativação do corpo, da respiração e ressonância vocal; vocalizes diversos com a contextualização de seus objetivos, estratégias para o aperfeiçoamento da afinação, dicção, mistura entre as vozes do naipe e entre os naipes. Além disso, a partir de excertos do repertório coral, o professor abordará questões relacionadas à técnica vocal e sugestões de soluções para os problemas encontrados nos exemplos tomados. “Em síntese, buscarei demonstrar a relevância do desenvolvimento vocal no resultado musical e como trabalhar os aspectos da técnica vocal no contexto coral”, diz o professor Fábio Miguel.

Miguel é cantor, professor de canto, preparador vocal e regente coral. Graduado e Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formado, em nível técnico, em Piano pela Fundação das Artes em São Caetano do Sul, com Ulisses de Castro. Estudou canto com Maria Cecília de Oliveira e repertório com Vânia Pajares. Bacharel em Regência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” no Instituto de Artes de São Paulo. Mestre em Música pela mesma universidade. Doutor em Música, também, pela UNESP. Lecionou na Universidade Cruzeiro do Sul no bacharelado em Canto de agosto de 2004 a junho de 2009, nas disciplinas: Canto, Fisiologia da Voz e Dicção; Pedagogia Vocal. Lecionou, em 2008 e 2009, na Fundação das Artes em São Caetano do Sul. Atualmente é professor no Instituto de Artes da UNESP, nas disciplinas: Técnica Vocal para o Bacharelado em Instrumento, Composição, Regência e Licenciatura em Educação Musical; Canto Coral, Coro de Câmara; Abordagens de Técnica Vocal para Coro. Possui experiência na área de Canto e Canto Coral, atua como cantor, preparador vocal e regente coral e, na área de Ecologia Acústica, pesquisa acerca dos significados da voz em diferentes ambientes sonoros. Pesquisa, ainda, acerca da Expressão Vocal no Canto Coral. Líder do GEPPEVOZIA (Grupo de Estudo, Prática e Pesquisa em Voz do Instituto de Artes da UNESP).

O Geppevozia (Grupo de Estudo, Prática e Pesquisa em Voz do Instituto de Artes da UNESP) foi fundado em agosto de 2012 e atualmente tem oito integrantes e é liderado por Miguel. As atividades e pesquisa do grupo estão focalizadas na voz humana em suas diferentes manifestações, faladas ou cantadas, em diferentes contextos. Aborda-se a voz entrelaçando conhecimentos práticos e teóricos que possam auxiliar na compreensão desse fenômeno presente em diferentes culturas. Acredita-se que esse entendimento acerca da voz possa indicar diversos aspectos da vida, da maneira de ser e pensar, daqueles que a ouvem ou produzem. Além disso, são contemplados outros aspectos, tais como os relacionados a expressão e técnica vocal que aprofundarão a pesquisa, o ensino e a extensão nesse campo de atuação podendo, ainda, estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, a saber: Fonoaudiologia, Antropologia, Educação Musical, entre outras.

Atividade Vocal com Crianças – Já no dia 30 de setembro, o workshop terá como tema: “En Cantar na Escola – Reflexões Sobre a Atividade Vocal Com Crianças”, com orientação de Gisele Cruz. O workshop é voltado para pessoas interessadas em formar e/ou conduzir um grupo coral/vocal infantil. Nele, serão vivenciadas e discutidas propostas que possam tornar as aulas mais dinâmicas, produtivas e agradáveis tanto para o grupo como para o professor e também abordados aspectos fundamentais da atividade coral como a preparação do regente, a voz infantil, repertório, dinâmica de ensaio e a organização de um coral.

Gisele Cruz é bacharel em música pela UNESP e mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO. Sua formação em regência coral e pedagogia musical incluem professores como Samuel Kerr, Marisa Fonterrada, Elza Lakschevitz, Violeta Gainza (Arg.), Henry Leck (EUA), Sofia Lopez-Ibor (ES) além de muitos cursos no Brasil e no exterior.

Coordena várias atividades vocais do Centro de Música do SESC Vila Mariana, entre elas o coral infantil com o qual participou do CD e DVD da cantora Fortuna, Na Casa da Ruth. Também pelo SESC editou o manual Canto, Canção, Cantoria – Como Montar um Coral Infantil. É regente dos corais infantil e juvenil do Colégio Dante Alighieri. Sua atividade pedagógica inclui a participação em de Festivais de Música, workshops e cursos de reciclagem e formação para regentes corais e professores de música. Integra a equipe de professores dos Painéis de Regência Coral realizados pelo Centro da Música da Funarte-MINC, em todo o país. Escreveu para a AAPG – Associação de Amigos do Projeto Guri o “Livro Didático para Coral Infanto-Juvenil – Básico I” – versão para o educador, e versão para o aluno.

Apoio Cultural – Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Workshop Técnica Vocal para Coro Adulto
Quando: 23 de setembro . Sexta-feira . 13h00
Workshop: En Cantar na Escola – Reflexões Sobre a Atividade Vocal Com Crianças
Quando: 30 de setembro . Sexta-feira . 13h00
Cristine Bello Guse, coordenação
Local: Salão Villa-Lobos / Rua São Bento, 415 / Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário