quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Justiça determina vaga em hospital para paciente de Tatuí

Paciente está internado há um mês na Santa Casa à espera de cirurgia. Decisão judicial determinou que Hospital de Sorocaba realize a operação.

Do G1 Itapetininga e Região

A família do paciente Ralf Eland, que está internado na Santa Casa de Tatuí há mais de um mês à espera de uma cirurgia, conseguiu na Justiça uma vaga no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP). Segundo a decisão, o hospital tem 30 dias para realizar o procedimento cirúrgico após a notificação e, caso a ordem não seja cumprida, a instituição estará sujeita a uma multa de R$ 1 mil por dia.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo afirmou que o último atendimento ao paciente Eland ocorreu em 2 de agosto e que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba ainda não foi notificado da ação. Contudo, a Secretaria afirmou que a unidade está à disposição para prestar os esclarecimentos requisitados pela Justiça.

A decisão judicial foi expedida no dia 16 de agosto e determina que o hospital providencie a transferência do paciente. Além disso, determina que a Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) arrume uma vaga em outro hospital caso não seja possível ser atendido em Sorocaba.

O aposentado, que utiliza prótese no quadril há seis meses e sofre de câncer na laringe, fraturou a perna direita recentemente. Segundo a família, ele teve que interromper a radioterapia até que a cirurgia seja realizada. Porém, a demora na solução do problema motivou os parentes a entrarem com uma ação na Justiça.

Ainda segundo a família, apesar dele já ter sido encaminhado a uma unidade hospitalar de São Paulo (SP), Eland não conseguiu ser operado. A cirurgia precisou ser cancelada devido à falta de equipamentos para a realização do procedimento.
Aposentado teve que parar tratamento de câncer e espera operação (Foto: Reprodução/TV TEM)

Outro caso
A cozinheira Roseli Rodrigues Antunini, de 45 anos, também aguarda por cirurgia em Tatuí.Vítima de uma doença rara desde a infância, a paciente sofre para se locomover e precisa trocar a prótese que usa na perna direita. Há 11 meses ela também procurou a Justiça e conseguiu uma liminar em janeiro que determinava que a cirurgia dela fosse feita em um mês. Contudo, a operação não foi feita até o momento.

Cozinheira aguarda por cirurgia após determinação da Justiça (Foto: Reprodução/TV TEM)

Em nota na manhã desta quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde de Tatuí informou que a equipe do Cross entra em contato diariamente com o Hospital Regional de Sorocaba para tentar acelerar o procedimento cirúrgico dos dois pacientes que não podem ser atendidos na cidade devido à complexidade das operações.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo afirmou também, em nota, que o órgão estadual esclareceu que a última consulta da cozinheira Roseli Antunini foi realizada na segunda-feira (22) e que a equipe médica que a atendeu aguarda o resultado da tomografia para definir os procedimentos clínicos mais adequados. Somente depois disso a cirurgia dela poderá ser agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário