quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Tatuí terá Centro de Atenção e Rede Psicossocial já no início de 2015

Foto de Evandro Ananias/ Prefeitura de Tatuí
Manu assina contrato de locação para instalação do CAPS no bairro Nova Tatuí

Tatuí terá em breve um novo equipamento público de saúde. O município acaba de formalizar o contrato de locação de um imóvel no bairro Nova Tatuí para implantação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em convênio com o Governo Federal. A cidade contará a partir de 2015 com a chamada Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com atendimento terapêutico, psiquiátrico e atenção aos usuários de álcool e drogas. 

A expectativa é que a inauguração aconteça já no início do próximo ano. O cronograma de implantação segue a determinação do Ministério da Saúde. Após a instalação do CAPS, o atendimento nesse segmento será ampliado com a implantação de serviços residenciais terapêuticos, leitos psiquiátricos na própria Santa Casa, além da modalidade de CAPS exclusiva para usuários de álcool e drogas. O conceito psicossocial também será levado ao dia a dia das unidades básicas de saúde com o chamado primeiro atendimento, de menor complexidade. 

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, destacou que a rede psicossocial será uma revolução na qualidade e na modalidade de atendimento ao paciente. Ele lembrou que a articulação para implantação deste novo projeto foi iniciado logo no início da sua gestão, como trabalho do ex-secretário de Saúde José Luiz Barusso. “Infelizmente, o procedimento burocrático do setor público ainda gera demora, é preciso cumprir etapa a etapa. Graças à competência da nossa equipe técnica e à articulação política junto ao governo federal, conseguimos estruturar um projeto irretocável que mudará o conceito de atendimento psicossocial em nossa cidade. Mais importante, receberemos recursos integrais para esse projeto e como contrapartida ofereceremos servidores da rede municipal”, comemorou. 

O repasse para implantação e equipamento do CAPS é de R$ 60 mil. O mesmo valor será liberado mensalmente para manutenção das atividades. 

Tatuí receberá o CAPS modelo II, para cidades com mais de 100 mil habitantes. O conceito utiliza estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial, que se responsabilizam por atender indivíduos adultos com transtornos psiquiátricos graves, desenvolvendo programas de reabilitação psicossocial, estimulando sua integração social e familiar e apoiando suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento multidisciplinar. 

De acordo com a articuladora de Saúde Mental de Tatuí, Denise Matheiski Alkmim, os pacientes serão assistidos de acordo com um projeto terapêutico singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo. “A equipe será composta por médico psiquiatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, oficineiros, educador físico e farmacêutico. Além das consultas, o projeto será composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, encontros coletivos de conversa e orientações individuais ou em grupo”, explica. 

O CAPS funcionará em uma chácara de 3 mil metros quadrados. Em um local agradável e com muito espaço para atividades diversificadas, como horta e pomar, além dos consultórios e espaços para oficinas e atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário