sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bombeiros e SAMU de Tatuí recebem treinamento de resgate em desmoronamento

Capacitação foca catástrofes e salvamento de vítimas soterradas em escombros

Os integrantes do Corpo de Bombeiros e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Tatuí participaram do programa Busca e Resgate em Estrutura Colapsada - Brec. A capacitação foi realizada pelo 15º Agrupamento de Bombeiros de Sorocaba, na semana passada. Aproximadamente 30 bombeiros de municípios da região receberam o treinamento.

O programa faz parte de uma medida preventiva que visa capacitar membros de postos de bombeiros e serviços de emergência da região de Sorocaba para uma força tarefa emergencial em caso de grandes catástrofes. Além de Sorocaba e Tatuí, equipes das cidades de Votorantim, Itapetininga, Itapeva, Itu, Itararé e Boituva estiveram no encontro.

No treinamento teórico, o grupo aprendeu estratégias de entrada e saída de edificações desmoronadas. No ambiente prático, realizado em uma obra da cidade de Votorantim, foram executadas simulações de salvamento e retirada de vítimas desses ambientes.

Segundo a coordenadora municipal de Urgência e Emergência do SAMU de Tatuí, Roberta Lodi Molonha Machado, que também participou da capacitação, este tipo de treinamento é importante; pois, em casos extremos, as equipes vão estar preparadas para agir devidamente nessas situações, atendendo as vítimas da melhor maneira possível. “Esse tipo de capacitação é de extrema importância para que nosso time esteja preparado para atuar em todas as situações, até mesmo as mais caóticas e complicadas”, argumentou.

O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e o SAMU pelo 192. Os serviços funcionam por 24 horas, todos os dias da semana. Recentemente, o SAMU ganhou uma nova sede, em anexo ao “antigo” prédio do Tiro de Guerra, além de quatro novos veículos, sendo um para trabalho inclusive na zona rural, duplicando o número de carros, além de um carro para trabalho administrativo. Já o Corpo de Bombeiros acaba de receber uma nova viatura e, no ano passado, um caminhão de combate a incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário