terça-feira, 19 de agosto de 2014

Perdas de produtos provocam prejuízos em supermercados

Do G1- Todos os dias milhares de produtos são descartados por vários supermercados. Geralmente são itens perecíveis, como alimentos próximos da data de vencimento. De acordo com alguns gerentes, outra situação que também causa prejuízos é o manuseio de alguns produtos que danifica embalagens e elas não podem permanecer nas prateleiras. Em um supermercado deTatuí (SP), por exemplo, das 60 toneladas de mercadorias à venda por mês, aproximadamente duas toneladas são perdidas.

Segundo o gerente, Renato Vieira, todos os dias várias caixas cheias com frutas, legumes e verduras são descartadas. São alimentos que estão com manchas e com pouca qualidade. Os prejuízos causados por produtos estragados ou danificados são grandes e ocorrem por diversos motivos. “Na hora da compra, do manuseio, os próprios clientes acabam derrubando e danificando, mas isso a gente não cobra dele. Tem também situações em que crianças brincam na loja e quebram produtos. Tudo isso causa prejuízo ao mercado”, comenta.

Em outro supermercado de Tatuí, o gerente Lexandre Moreira afirma que menos de 2% de tudo o que é colocado à venda se perde. O número é considerado dentro da média. As principais perdas ocorrem mais nos setores de perecíveis, principalmente de iogurtes, leite, hortifrúti e na padaria. Para tentar diminuir esses números é feito investimento em prevenção. “A gente tem um controle de estoque onde o próprio sistema mostra o quanto a gente perde. Por meio desse controle tentamos reduzir essas perdas da melhor forma possível”, explica.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as perdas nesses comércios chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013. Este valor representa 2,5% do faturamento líquido anual do setor que é de R$ 272 bilhões.

As perdas acontecem sempre que um produto registrado no estoque deixa de ser faturado por problemas como extravio, quebra e erros administrativos. Furtos e roubos de mercadorias também entram na lista de perdas dos supermercados. De acordo com gerentes, normalmente, os ladrões levam produtos pequenos como chocolates. Praticamente todos os dias são registrados pequenos furtos, mesmo com a presença de funcionários monitorando os corredores dos mercados.
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário