sábado, 23 de agosto de 2014

Cão aposentado da GCM de Tatuí será homenageado em evento

Marley, um cão da raça Golden Retriever que trabalhou por mais de cinco anos nas ruas de Tatuí com a Guarda Civil Municipal (GCM), receberá uma homenagem de despedida durante o Estimacão, evento promovido pela TV TEM e que deve reunir diversas atividades para cães e donos. O evento é neste domingo (24) e começa às 9h, na Praça Ayrton Senna.

De acordo com o GCM Juceil Batista Rodrigues, condutor de Marley, o cão participou de 90% das operações realizadas nos últimos cinco anos. Ele ajudou a apreender aproximadamente 50 quilos de drogas e mais de 1.000 pessoas foram presas.

Com a aposentadoria, que saiu em junho deste ano, ele recebe o reconhecimento. “Houve até um clamor público para que se fizesse essa solenidade de despedida. Realmente ele merece”, comenta Rodrigues que também agora é o responsável pelo cão que deixou o canil da GCM para morar na casa da família do condutor.

Além da homenagem ao Marley, a GCM também participará do Estimacão com apresentações de outros animais que atuam nos patrulhamentos. O objetivo é mostrar a conduta dos cães treinados para o combate ao crime.

O comandante Doraci Dias de Miranda explica que é preciso muito treino para preparar os cachorros. São pelo menos 12 meses de preparação antes de serem levados para as operações.

Além do trabalho de obediência, esses cachorros são treinados para farejar drogas e fazer a proteção dos agentes. “O indivíduo que está vendo esse cachorro vai pensar antes de cometer algum ato criminoso contra o próprio guarda ou contra a população”, comenta.
Na apresentação do Estimacão estarão Raica, uma cachorra da raça Pastor Alemão, que está há um ano em treinamento; Aristo, que tem 5 anos e já está acostumado com as operações; e Thor, um labrador que vai substituir Marley.

Polícia Militar
Quem também vai marcar presença no evento são os cães da Polícia Militar de Tatuí. Ao todo, serão nove. O sargento Ivan Moraes explica que o treinamento é diário para que os animais estejam estarem aptos a participar de operações. Mas os animais também recebem treinamentos para serem sociais. “A gente procura sociabilizá-los bastante com a população para trazer essa população e deixá-la mais próxima à Polícia Militar” ressalta.

Estimação
O Estimação é aberto ao público, mas quem for com cachorro para a praça Ayrton Senna precisa seguir algumas normas, entre elas, não deixar o animal solto, colocar guia e coleira nele, além de focinheira, se for cão de médio ou grande porte. Os participantes também podem levar um quilo de alimento não perecível e doar para a campanha Bem Legal promovida pela TV TEM. Os alimentos arrecadados são encaminhados para entidades da cidade.
(Foto: Fábio Campos / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário