sábado, 26 de outubro de 2013

Recital de canto lírico reúne músicos convidados e coro do Lar Donato Flores, dia 30

Formando em canto lírico, Luís Gustavo Laureano recebe convidados especiais em noite de conclusão de curso, entrada franca. O curso de canto lírico integra a grade pedagógica do Conservatório de Tatuí. O recital está agendado para o dia 30, quarta-feira, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Na ocasião, o aluno faz a apresentação de encerramento de seus estudos, tendo participação de músicos convidados e do Coral do Projeto Lar Espaço Feliz, do Lar Donato Flores.

Na apresentação, Laureano será acompanhado pela pianista Lúcia Bismara. O recital tem orientação da professora Marilane Bousquet e coordenação de Cadmo Fausto e terá programa eclético. A abertura, a cargo do Coral do Projeto Lar Espaço Feliz – que tem regência de Luís Gustavo Laureano dentro das atividades dele como bolsista no Conservatório de Tatuí – será com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes. A seguir, Laureano apresenta “Panis Angelicus” (de Cezar Franck), “Recitative: Ye people rend your hearts - Aria: If with all your hearts” (de Felix Mendelssohn), “L’invitation au voyage” (de Henri Duparc) e “In Waldeseinsamkeit” (de Johannes Brahms). O programa inclui ainda “In der Nacht” (de Robert Schumann), com a soprano Marilane Bousquet, “Cantares”, de Ronaldo Miranda com arranjo para clarinete de Luís Gustavo Laureano e participação do Trio Jouer et Chanter. De Fulvio Ferrari, será apresentada a obra “O Amor”, com participação do Trio Cantábile.

Serão apresentadas ainda “Assobio a Jato”, de Heitor Villa-Lobos (com participação do Duo do Villa), Una furtiva lagrima (de Gaetano Donizetti), Recitativo e Aria de Micaela, da Ópera Carmen, de Georges Bizet (com participação de Camila Rabelo), “Tonight” de Leonard Bernstein, “Salmo 23”, de Marcos Gatz; e “Brindisi”, de Giuseppe Verdi.

O recital contará com as participações de André Estevez (na direção cênica), Cibele Sabioni (regente convidada), Camila Rabelo (como a personagem Violetta em La Traviata), Nathielle Rodrigues (como a personagem Maria - West Side Store), Marilane Bousquet (Soprano Duet e piano), Cesar Urbina (clarinete), Everton Cardoso (piano), Wesley Sampaio (flauta), Maíni Moreno (harpa), Mayara Rogeri (violoncelo) e ainda, do Coro Brindisi, formado por Bruna Gavioli, Cristiane Silva, Débora Campagna, Nathielle Rodrigues, Taiane Gomes, Tauana Assumpção, Alexandre Rodrigues, Fábio de Paula, Ricardo Silva, Robson Branco e Roger Silva. Também fará participação o Coral do Projeto Lar Espaço Feliz, formado por meninas do projeto. 

O tenor Luís Gustavo Laureano é formado em regência coral pelo Conservatório de Tatuí sob orientação de Cadmo Fausto e formando em canto lírico, sob orientação de Suely Freitas e atualmente Marilane Bousquet. Foi premiado com o “Prêmio Especial Melhor Arranjo da Música Cantares” de Ronaldo Miranda, no I Prêmio Estímulo “Música de Câmara” pelo Conservatório de Tatuí. Cantou no Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, atuou como monitor de naipe na Academia Concerto de Sorocaba, idealizou e coordenou o I Festival de Música Sacra da Igreja Presbiteriana Independente em Votorantim. É regente do Coral do Projeto Lar Espaço Feliz e participou de importantes eventos como o I e II Encontro Nacional de Canto do Conservatório de Tatuí, nos quais teve masterclasses com Ângela Barra, Laura de Souza e Ricardo Ballestero; 2º e 3º Encontro Nacional de Corais do Conservatório de Tatuí, nos quais participou de oficinas com Mara Campos, Sonia Campos e Naomi Munakata; I Festival de Inverno do Rio de Janeiro onde fez cursos com Mara Campos e Eliane Sampaio; Gran Finale – X Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens onde fez cursos com Henry Leck e Reynaldo Puebla; Bauru/Atlanta – Festival das Américas onde teve cursos com Patrick Freer e participou de masterclasses com Kathryn Hartgrove e Carroll Freeman; e FIO Américas quando foi orientado por Ben Smolder, Gail Dubinbaum, Carroll Freeman, Leonardo Vordoni, John Massaro, Gabriel Rebolla, dentre outros. Participou de masterclass com Rachel Inselman e Caroline Stein e fez cursos e aulas de Técnica de Alexander com Izabel Padovani, Reinaldo Renzo, Geórgia Dias e Kathleen Juhl. Participou recentemente do “Festival of Internacional of the Opera”, no qual atuou como Le Chevalier em Dialogues des Carmelites, sob a direção cênica de Carroll Freeman e direção musical de Gabriel Rebolla e como Pitichinaccio em Les Contes d’Hoffmann sob a direção cênica de William Florescu. Foi, ainda, corista em La Cenerentola, sob a direção cênica de Carroll Freeman e corista em La Cenerentola no Theatro São Pedro, sob a regência de Emiliano Patarra e a direção cênica de Davide Garattini e em Cavalleria Rusticana em Concerto no Centro Cultural de Mogi Guaçu. Desenvolve seus estudos de Canto na Escola de Música de São Paulo, sob orientação de Andrea Kaiser e Piano Erudito no Conservatório de Tatuí sob orientação de Marina Campos. É aluno de Habilitação Técnica em Instrumento Musical da ETEC de Artes de São Paulo/Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Recital de Conclusão de Curso de Canto Lírico
Luís Gustavo Laureano, formando
Lúcia Bismara, piano
Marilane Bousquet, professora orientadora
Cadmo Fausto, coordenação
30 de Outubro . 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário