sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Recitais de Piano marcam próxima semana

Apresentações serão em três horários distintos, todas com entrada franca - Recitais das classes de aperfeiçoamento em piano, mantidas pelo Conservatório de Tatuí, serão realizados em duas datas na próxima semana. Com coordenação de Cristiane Bloes e entrada franca, os recitais acontecem às 16h, 18h e 20h da segunda-feira, 28; e às 16h e 18h da quarta-feira, dia 30, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415). Os recitais visam a apresentar publicamente os resultados de estudos de alunos da área de aperfeiçoamento em piano, especialização que oferece a pianistas a oportunidade de aprofundar conhecimento e atuação como recitalista, solista ou camerista.

Na segunda-feira, às 16h, apresenta-se Luis Gustavo Bueno, sob orientação da professora Zoraide Mazzulli Nunes; Leonardo Faiçal e Ramses Hussni, ambos orientados pela professora Míriam Braga. Ainda na segunda-feira, às 18h, é a vez da aluna Lilian Graziela de Oliveira, que faz recital de conclusão de curso, com aperfeiçoamento em música de câmara, tendo como orientador Juliano Kerber. Para seu recital, Lilian receberá como convidados especiais o cantor Alexandre Antunes Rodrigues e Lúcio Marcelo Paiva – este último atuando como narrador. Na noite de segunda, às 20h, também faz recital de conclusão de curso em piano solo a aluna Bruna Antunes Ferreira, orientada pela professora Cristiane Bloes.

Já na quarta-feira, 30, a série de recitais tem início às 16h, com apresentação do pianista Marcelo Brum, que é orientado pela professora Míriam Braga e terá como acompanhadora a pianista Deborah Melissa Kerber. Ainda na quarta-feira, 30, às 18h, finaliza a série de apresentações o aluno Everton Cardoso, que também faz recital como conclusão de curso, com orientação da professora Míriam Braga.

Piano - Um dos mais tradicionais da instituição, o curso de piano teve sua primeira classe de alunos formados no final da década de 50. Grandes pianistas atuantes no cenário musical nacional e internacional construíram suas carreiras com base no ensino de excelência proporcionado pelo Conservatório de Tatuí. Nesse sentido, diversas pesquisas indicam que os alunos de piano dessa instituição têm obtido importantes premiações nos principais concursos nacionais, sem deixar de citar a grande relação com a área acadêmica com o frequente ingresso nas principais Universidades Estaduais e Federais do país. O curso está fundamentado em uma ampla visão do campo de atuação do pianista aliada a uma especialização suficiente, ou seja, prioriza a formação de um músico reflexivo e dinâmico, capaz de atender às demandas impostas pelas transformações econômicas, sociais e do mercado de trabalho atuando como solista, camerista, correpetidor e/ou participando de grupos de diversas formações como orquestras e bandas sinfônicas. Para tanto, o curso conta com um quadro de professores de excelência, que unem subsídios pedagógicos em constante atualização à experiência como intérpretes profissionais podendo gerir com criatividade e autonomia o processo de ensino-aprendizagem. Durante o início de 2009, o curso passou por grandes mudanças estruturais. O curso de piano regular tem seu conteúdo programático distribuído em 18 (dezoito) semestres, sendo que os dois primeiros correspondem ao preparatório. Após a conclusão do 18º semestre o aluno pode iniciar o curso de aperfeiçoamento (estruturado em 4 semestres).

O Curso de Aperfeiçoamento foi reformulado no início de 2013 e está estruturado em dois semestres. O curso visa a oferecer aos alunos uma especialização em determinadas áreas musicais direcionando e focando o aperfeiçoamento no instrumento por meio do estudo de um conteúdo programático temático. As especialidades são: 1 – Recitalista (estudo e execução de obras do repertório do instrumento), oferecendo as opções de Repertório Clássico, Repertório Romântico, Repertório do Século XX/XXI e Repertório Brasileiro; 2 – Solista (estudo e execução de concertos para piano e orquestra e/ou transcrição para outro grupo sinfônico); ou 3 – Camerista (estudo e execução de obras camerísticas com instrumento e/ou canto) – em parceria com a Área de Música de Câmara.

SERVIÇO
Recitais da Área de Piano – Classes de Aperfeiçoamento
Segunda-feira, 28 – 14h, 16h, 18h e 20h
Quarta-feira, 30 – 16h e 18h
Cristiane Bloes, coordenação
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário