domingo, 20 de outubro de 2013

André Mehmari e Ensemble SP fazem única apresentação no Conservatório

O pianista e compositor André Mehmari, acompanhado do Ensemble SP, faz no domingo, dia 27 de outubro, a partir das 17h30, única apresentação no Conservatório de Tatuí. O lançamento do CD “Angelus – Música de Câmara de André Mehmari”, que será antecedido de bate-papo com o compositor, é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

As atividades começam às 17h30, no Salão Villa-Lobos, com o “Encontro com o Compositor”. Em seguida, às 18h, será realizado concerto de lançamento do CD no mesmo local, tendo André Mehmari ao piano e o Ensemble SP, que é formado por Nelson Rios e Betina Stegmann (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo).

O projeto Angelus reúne pela primeira vez em CD algumas composições de André Mehmari para expressivos grupos de câmara. O quinteto “Angelus”, que dá nome ao projeto, foi encomendado pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo em 2005 para a comemoração de aniversário do grupo criado por Mário de Andrade.

No concerto, Mehmari divide o palco com os músicos do quarteto, interpretando esse quinteto e outras peças para a mesma formação, fazendo uma música de câmara viva e atual que prescinde de rótulos.


André Mehmari é pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista. Tornou-se mais conhecido pelo grande público quando venceu em 1998 o primeiro Prêmio Visa de MPB. Apontado como uma das revelações da música brasileira recente e premiado tanto na área erudita (Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri) quanto popular (Prêmio Visa, Nascente-USP), já teve suas composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais e de câmara brasileiros, entre eles OSESP, OSUSP, Banda Sinfônica do Estado (para a qual compôs “Enigmas” em 1999), OER, Jazz Sinfônica, Quarteto da Cidade de São Paulo, Quinteto Villa-Lobos e Sujeito a Guincho. Como instrumentista já atuou e gravou com importantes artistas da MPB como Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Joyce, Milton Nascimento, Guinga, Toninho Horta e Dori Caymmi. 

Ensemble SP

Núcleo de música de câmara formado por músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional, o Ensemble tem se apresentado com enorme sucesso de público e crítica. Seu repertório abrange obras do período pré-clássico até os dias de hoje em diversas formações, o que permite a realização de concertos com parceiros tais como: Ricardo Castro, Daniel Binelli, Antonio Carlos Carrasqueira, André Mehmari, Aliéksey Vianna, Nelson Ayres e Nicolau de Figueiredo, incluindo estréias mundiais. Um outro diferencial do Ensemble São Paulo são seus concertos comentados, que permitem ao público uma maior compreensão e identificação com as obras apresentadas. 

Seus integrantes são premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, detentores de Prêmios APCA e Carlos Gomes na área de música de câmara, além de desenvolverem atividades didáticas em festivais de música tais como Campos do Jordão, Poços de Caldas, Curitiba, Morelia (México), e em Universidades no Brasil (USP, UNESP) e no exterior (Pensacola C. College, University of Geórgia).


SERVIÇO
André Mehmari e Ensemble SP
Domingo, 27 de outubro, 17h30
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415 - Tatuí
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário