PUBLICIDADE

Boletim de informações COVID-19 n° 167 Tatuí, 12 de julho de 2020 - 11h

628 CONFIRMADOS
533 RECUPERADOS
29 ÓBITOS
145 SUSPEITOS
33 HOSPITALIZADOS

Fonte: Prefeitura de Tatuí

sábado, 4 de janeiro de 2020

Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí é revisado. Alterações não foram divulgadas.

As diretrizes que devem nortear o desenvolvimento do turismo brasileiro são: a participação e o diálogo com a sociedade; a geração de oportunidades de emprego e empreendedorismo; o incentivo à inovação e ao conhecimento; e a regionalização como abordagem territorial e institucional para o planejamento.


Da Prefeitura de Tatuí, com edição do DT

04/01/2020 | O Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí – PDT, documento essencial e obrigatório para Municípios de Interesse Turístico (MIT) e Estâncias Turísticas, recebeu uma revisão de atualização para os anos de 2020-2022, de acordo com o Decreto Municipal nº 20.285, de 17 de dezembro de 2019.

O trabalho foi realizado pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e elaborado e coordenado pela equipe de turismólogos do Departamento Municipal de Turismo, em colaboração com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí).

A atualização se fez necessária porque, de acordo com o artigo 2º da Lei Municipal nº 4.976, de 27 de outubro de 2015, o PDT 2016-2022 deve ser aprovado e revisado a cada três anos pelo Conselho Municipal de Turismo de Tatuí. Outro fator de suma importância é que tal revisão é uma condição indispensável aos MIT, conforme condições e requisitos estabelecidos na Lei Estadual Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015.

Por isso, a revisão foi deliberada e aprovada na 9ª reunião ordinária do COMTUR, que aconteceu no dia 03/12/2019. Na ocasião, o presidente do COMTUR, Wagner Eduardo Graziano, explicou que a revisão do PDT (atualização 2020-2022) foi feita através de um longo processo democrático com realização de audiências públicas, coleta de ideias, propostas, proposituras e sugestões junto à sociedade civil, análise técnica de uma comissão de conselheiros do COMTUR (composta pelos conselheiros Cassiano Sinisgalli, Wagner Eduardo Graziano, João Carlos Vaz de Almeida e Luís Antônio Galhego Fernandes), sendo essa revisão/atualização feita pelos turismólogos da Prefeitura de Tatuí, devidamente analisada sem objeções e ressalvas.

O Plano de Desenvolvimento Turístico tem como objetivo definir as diretrizes, programas e projetos para os próximos seis anos (2016 a 2022), visando aprimorar, fomentar e fortalecer o desenvolvimento do turismo, diversificando a oferta turística do município e, com isso, aumentando a visibilidade da cidade, atraindo turistas e investimentos do setor público e da iniciativa privada em equipamentos de turismo, lazer e entretenimento.

Esse Plano deve interagir com o atual “Plano Diretor Estratégico do Município” e edições futuras, norteando os gestores municipais em questões relativas ao desenvolvimento turístico local. Ele foi realizado em sintonia com o Plano Nacional de Turismo (PNT), que destaca, no âmbito da gestão, as diretrizes que devem nortear o desenvolvimento do turismo brasileiro, que são: a participação e o diálogo com a sociedade; a geração de oportunidades de emprego e empreendedorismo; o incentivo à inovação e ao conhecimento; e a regionalização como abordagem territorial e institucional para o planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE