sexta-feira, 12 de julho de 2019

Últimos dias para inscrição no Ciclo da Gestão Cultural

O Ciclo da Gestão Cultural será realizado no dia 20, no Museu Paulo Setúbal. Ciclo integra atividades de mentoria, políticas públicas, planejamento, elaboração, comunicação, captação de recursos e avaliação de projetos culturais.

Museu Paulo Setúbal (Foto: Prefeitura de Tatuí)

Termina na próxima quarta-feira (17) o prazo para a inscrição dos interessados em participar gratuitamente do Ciclo da Gestão Cultural, promovido pelo Museu Histórico Paulo Setúbal em parceria com as Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerenciadas pelo POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que acontecerá no dia 20, sábado.

Realizado pelo segundo ano em Tatuí, o Ciclo da Gestão Cultural integra atividades de mentoria, políticas públicas, planejamento, elaboração, comunicação, captação de recursos e avaliação de projetos culturais.

O Ciclo contará com as seguintes atividades: das 9h às 10h, será realizada a palestra “Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais”, ministrada por Daniele Torres. Um dos principais desafios na economia da cultura é desenvolver uma visão empreendedora que permita a construção de ações mais sustentáveis, unindo propostas artísticas e culturais potentes a uma visão de negócios adequada, e por isso, serão discutidos na palestra quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando posicionamento e diferencial de mercado no contexto atual.

Logo após, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h, acontecerá o workshop “BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura”, ministrado por Inti Queiroz. O workshop tem o intuito de levar as pessoas a refletirem sobre o atual contexto da Cultura no Brasil e no Estado de São Paulo, por meio da abordagem de um amplo panorama, apresentando histórico, perspectivas, programas, leis de incentivo, editais e tendências sobre políticas culturais estruturantes.

Os interessados em participar da palestra “Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais” e do workshop “BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura” devem se inscrever, gratuitamente, até o dia 17 (quarta-feira), pelo site: https://bit.ly/2JAxgMO. É importante não deixar para a última hora, porque existem apenas 30 vagas disponíveis.

Ainda no dia 20/07, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h, também haverá a “Mentoria de Projetos Culturais”, ministrada por Daniele Torres, que já está com o número de vagas esgotado. A partir da imersão no projeto do realizador cultural selecionado, a mentoria tem como objetivo analisar as principais questões que impactam seu negócio criativo, como qual a demanda ou oportunidade que justifica a ação, a proposta de valor e o público-alvo, oferecendo soluções práticas e buscando identificar produtos e serviços que possam trazer maior sustentabilidade para a ação.

O Museu Histórico Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Profissionais atuantes no Ciclo da Gestão Cultural de Tatuí

Daniele Torres - Pós-graduada em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Tem mais de 20 anos de carreira e já atuou como museóloga, produtora e gestora de espaços culturais e organizações sociais. É especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, e também foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES.

Inti Queiroz - Linguista, filóloga e produtora cultural. Também é doutora e mestre em Letras pela USP, com pesquisa sobre as Políticas Culturais Brasileiras Contemporâneas. Além de docente dos cursos de Gestão Cultural da PUC-SP e da Unicamp, ministra cursos livres na Escola Cultura e Mercado e nas unidades do Sesc São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário