quinta-feira, 4 de julho de 2019

Poucas pessoas se vacinaram no Dia D contra a febre amarela

A intensificação de vacinação continua até o dia 12, nas UBS.



A Vigilância Epidemiológica de Tatuí promoveu, no último sábado (29), o "Dia D" de Intensificação da Vacina contra a Febre Amarela, das 8h às 16h, e compareceram apenas 26 pessoas para receber a vacina, um índice considerado muito baixo.

A vacina continua disponível em Tatuí. A Intensificação da Vacina contra a Febre Amarela em Tatuí segue até o próximo dia 12/07 (sexta-feira). A Vigilância Epidemiológica informa que, assim como no "Dia D", podem se vacinar crianças de 9 meses até adultos menores de 60 anos de idade, e pessoas acima de 60 anos de idade apenas com pedido médico.

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde urbanas do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A única exceção é a UBS "Aída Rodrigues Mota", do bairro Santa Cruz, que atende apenas até as 13h.

Para se vacinar, basta levar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS. Vale lembrar que a dose plena da vacina, que está sendo oferecida nesta ação de intensificação, tem duração para toda vida.

Em Tatuí, não há casos de Febre Amarela registrados no ano de 2018 e também até o momento. Os sintomas iniciais da Febre Amarela incluem: início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza.

A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (15) 3259-6358.

Nenhum comentário:

Postar um comentário