quarta-feira, 10 de julho de 2019

Coreto recebe banda de Pereiras no sábado (13)

Os primeiros registros de atividades da Corporação Musical "Lira Santa Cecília" são de 1896

Foto: Divulgação

O Projeto "Música na Praça" estará de volta neste sábado (13), a partir das 11h, na Praça da Matriz, com apresentação da Corporação Musical "Lira Santa Cecília", da cidade de Pereiras. O evento, promovido pela Prefeitura de Tatuí, tem apoio cultural do Conservatório de Tatuí, da Abaçaí Cultura e Arte, da Padaria Onze e da COOP (Cooperativa de Consumo). 

Atualmente a Corporação Musical "Lira Santa Cecília" tem como maestro Juliano Gomes da Silva. Seguindo a linha do mestre Sabatino Pastore, seus músicos mantém um projeto pedagógico através de sua escola de música, intitulada "Escola de Música Nicanor Molitor", em homenagem ao músico. Com o objetivo de renovar e manter a corporação, a escola conta com o professor Juliano Gomes da Silva na área de metais e Mateus Oliveira na área de madeiras.

A corporação também possui um CD intitulado "Nossa Banda... Nossa História...", que registra obras de compositores pereirenses, evidenciando a valorização da cultura musical do município.

História

Os primeiros registros de atividades da corporação são de 1896, na época intitulada Corporação Musical Lyra Pereirense. Por indicação do padre Ângelo Tersi, pároco de Pereiras à época, a corporação passou a se chamar Corporação Musical "Lira Santa Cecília" de Pereiras, em homenagem à padroeira católica da música.

Entre os antigos maestros que passaram pela corporação estão: Sabatino Pastore (grande responsável pela formação de inúmeros músicos em Pereiras e região); Raphael Carlos Paschoal; Gastão Pereira; e Maria Cristina de Jesus da Silva Ghirardi (primeira maestrina na história da corporação, falecida em setembro de 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário