domingo, 21 de julho de 2019

Araçoiaba da Serra reúne 20 pilotos para o Campeonato Brasileiro de Balonismo

Evento começa nesta segunda e terá atrações ao público dos dias 26 a 28

Sabrina Souza, no Cruzeiro do Sul, com edição do DT

20/07/2019 | Araçoiaba da Serra, na região de Tatuí, reúne 20 pilotos de todo o País para a 32ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo, que acontece desta segunda-feira (22) até o próximo domingo (28). O evento, gratuito, será realizado no ginásio municipal de esportes e terá atrações ao público a partir de sexta-feira (26).

Conforme Johnny Alvarez da Silva, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), entidade que organiza o evento, a região já recebeu o Campeonato Brasileiro de Balonismo há dois anos, quando foi sediada em Boituva. Araçoiaba recebe o campeonato pela primeira vez – a última edição do campeonato ocorreu em Casa Branca, também no interior de São Paulo.


No Campeonato Brasileiro de Balonismo, em Araçoiaba da Serra, praticado com balões de ar quente, os pilotos disputam o cobiçado título de campeão. Pois, até hoje, apenas 12 pessoas ficaram com o troféu – o destaque é Rubens Kalousdian, vitorioso por sete vezes. Quem vencer esta edição representará o Brasil no campeonato mundial, que em 2020 ocorrerá na cidade de Albuquerque, nos Estados Unidos.

O presidente da CBB explica que a ideia de trazer o campeonato para a região é mostrar para as pessoas o balonismo como esporte, além da prática para o lazer. “Enquanto os pilotos testam as suas habilidades, o público poderá conferir esse espetáculo colorido no céu”, cita ele, que é balonista há mais de 20 anos e já soma três mil horas de voo.

Além das disputas, o Campeonato Brasileiro de Balonismo terá performances noturnas, atrações infantis, palco musical e voo de balões com formas especiais, todos abertos ao público. O ginásio municipal de esportes fica na rua Alcides Venâncio da Rocha, 632, no Jardim Nossa Senhora Salete.

Como funciona a competição

O Campeonato Brasileiro de Balonismo premiará como campeão o piloto que somar mais pontos dentre as tarefas passadas a cada dia. Para isso, Johnny explica que foram demarcados pontos em toda a cidade. Os balonistas precisarão atingi-los como alvo. “Quem chegar mais perto do ‘X’ ganha no dia”, diz. A decolagem ocorrerá do local escolhido por cada piloto, conforme sua estratégia de voo.

Johnny é presidente da Confederação Brasileira de Balonismo. Crédito da foto: Ednilson Jodar Lopes

Além disso, haverá a prova de decolagem coletiva, quando todos os balões partirão do ginásio municipal. Segundo o presidente, o vento é necessário para o deslocamento do balão, mas caso não haja vento em algum dia do campeonato o juiz pode optar pela prova de mínima distância, quando os balões partem do mesmo ponto e os pilotos têm que se controlar no ar para atingir o alvo.

Região de Sorocaba tem condições propícias

A região de Sorocaba é conhecida pelos esportes aéreos. Boituva já recebeu festivais dessa modalidade. Na avaliação de Johnny, esses municípios têm condições propícias para a prática de balonismo. “O clima e o relevo de cidades como Araçoiaba e Iperó, por exemplo, são perfeitos para o voo de balão”, afirma.

Segundo ele, o objetivo de trazer o campeonato para a região é aproveitar essas condições e também a estrutura hoteleira de Sorocaba. “Nós queremos tornar o balonismo mais conhecido e mostrar que esse é um esporte que fomenta o turismo”. Johnny também ressalta o apoio da Prefeitura de Araçoiaba da Serra na realização do evento.

Cidades da região têm relevo com características próprias para os voos de balão. Crédito da foto: Divulgação

Confira a programação voltada ao público:

26/7 – Sexta-feira

15h – Decolagem coletiva no Ginásio de Esportes

19h – Night Glow (balões acesos no ginásio – lâmpadas gigantes)

27/7 – Sábado

7h – Voo competitivo pela cidade

15h – Decolagem coletiva no Ginásio de Esportes

19h – Night Glow (balões acesos no Ginásio – lâmpadas gigantes)

28/7 – Domingo

7h – Grande final do campeonato

15h – Voo de balões com formas especiais (Bandeira do Brasil, Nave da Xuxa, Cegonha, Pinguim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário