quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Quintal do Saber, a Nova Praça Paulo Setúbal terá o personagem animado do Paulinho Setúbal

Para quem não sabe, a praça do Barão está sendo revitalizada em parceria da Unimed com a Prefeitura de Tatuí dentro do programa Adote uma Praça. A ideia é construir um lugar de conhecimento ao ar livre onde todos de forma democrática possam aprender mais sobre a nossa cidade e as curiosidades do entorno da praça. 

Serão afixadas mais de 30 placas históricas contando detalhes sobre os velhos casarões da época do algodão, dos centenários grupos ginasiais, seus patronos, o porquê do nome das ruas, seus ilustres cidadãos que fizeram e ainda fazem parte de nossa história. 

Teremos painéis contando em ilustrações, as principais peculiaridades que fizeram de Tatuí, a Capital da Música e dos Doces Caseiros. Vamos aprender o Hino de Tatuí de forma lúdica e divertida. Tudo isso, com ajuda do patrono da praça que ganhou traços animados pelo ilustrador tatuiano Bruno Venâncio, e assim, foi criado o personagem Paulinho Setúbal.

Paulinho Setúbal estará em todos os painéis e placas da praça ensinando e dando dicas sobre tudo que está encravado nas velhas pedras portuguesas que contornam todo chão da praça histórica. Com seu fardão que o deixou imortal na ABC - Academia Brasileira de Letras, Paulinho Setúbal, ganhará mais movimento dando ao personagem mais sinergia e dinamismo. Com ajuda do publicitário Binho Vieira em pesquisa histórica e fotográfica, Paulinho Setúbal ganhou ricos detalhes para enriquecer ainda mais o aprendizado de nossos estudantes. 

Muitos já sonharam em construir algo de valor relevante e histórico para nossa cidade e com o apoio da Unimed este sonho está saindo do papel. O projeto da Unimed é uma iniciativa feita com várias mãos voluntárias. O nome Quintal do Saber foi sugerido pela professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Barão de Suruí, sra. Patrícia Popts Miranda depois num reunião informal com professores do colégio e a Unimed, mantenedora do projeto. A Unimed não pode deixar de ressaltar todos aqueles que direta ou indiretamente sonharam e ajudaram neste projeto cultural. Pessoas como produtores culturais Dony Barros e Rogério Vianna que sonharam com este projeto anos atrás e ajudaram na construção desta vitrine do conhecimento. Também Raquel Fayad curadora do Museu Paulo Setúbal e seus apoiadores que enriqueceram todo nosso trabalho de pesquisa histórica. Do historiador Antonio Paes, do jornalista José Reiner Fernandes e do Secretario de Cultura de Tatuí, Jorge Rizek no qual esparramou boas ideias que foram lançadas as sementes para que pudéssemos ver esta iniciativa sair do papel. O publicitário Binho Vieira, assessor de comunicação da Cooperativa Unimed enfatiza que este projeto é de todos pata todos. Quem passar pela praça Paulo Setúbal nos próximos dias verá em cena o talento do artista plástico tatuiano Cassiano Berlofa que está assinando todos os painéis e ilustrações do Quintal do Saber. A inauguração está prevista para o dia 11 de agosto de 2016 em comemoração aos 190 anos da cidade de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário