terça-feira, 16 de agosto de 2016

Conservatório de Tatuí recebe orquestra da cidade de Duartina



Fruto de ação social, Orquestra de Câmara Musicrescer fará concerto gratuito no dia 18 de setembro, às 17h

O Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí recebe única apresentação da Orquestra de Câmara Musicrescer, da cidade de Duartina (SP). O concerto será realizado no dia 18 de setembro (domingo), às 17h, à rua São Bento, 415, com entrada franca, sob regência da maestrina Nanci Aparecida Paluan Domingues.

A Orquestra de Câmara é fruto do projeto “Musicrescer”, idealizado em 2003 pela maestrina Nanci Paluan Domingues. Após deixar a orquestra de Câmara da USC (Universidade do Sagrado Coração), em Bauru, ela obteve apoio da prefeitura de Duartina, que adquiriu 30 violinos, e formou a orquestra municipal com total participação de alunos da rede pública de ensino. A orquestra é parte do projeto social que, mais que revelar talentos, consolida valores fundamentais para a formação dos jovens: ética, cidadania e responsabilidade. Os 15 integrantes da orquestra têm entre 10 e 15 anos de idade.

Além de música clássica, que os alunos passaram a apreciar depois que ingressaram na orquestra, os estudantes também ouvem outros gêneros musicais e entendem que é preciso muita perseverança para seguir com a rotina rígida dos estudos: são três horas diárias, de segunda a sexta-feira, divididas entre estudo individual e aulas teóricas mais ensaio geral.

A orquestra Musicrescer já possuiu dois CDs gravados (“Violinos em Duartina” e o “Violines de Brasil”, este último gravado no Teatro do Centro de Convenções da cidade de Coatzacoalcos, estado de Veracruz, México-2008).

O grupo fez sua primeira turnê internacional em 2008, no México, e, em 2012, nova turnê, desta vez no Peru. Além disso, a orquestra também participou de várias edições do Festival de Música da cidade de Ourinhos e apresentou-se sob regência de João Carlos Martins, Gil Jardim, Júlio Medaglia, Benito Juarez e João Maurício Galindo. “O grande diferencial do trabalho da Orquestra de Câmara Musicrescer é que, além da inclusão social, ele valoriza a formação musical completa, incentivando a profissionalização musical e revelando talentos”, afirma a maestrina.

Repertório – Em Tatuí, o concerto será aberto pelo duo de violas de Robert Santana e Michelle Silva, com peça de Carl Philipp Stamitz (Dueto n. 1 para violas). Em seguida, serão apresentadas árias das óperas “Cosí fan tutti” (de Mozart) e “Pagliacci” (de Ruggiero Leoncavallo) pelo tenor chileno José María Mora Délano, com arranjos de Everson Zattoni.

Na segunda parte do concerto, é a vez da Orquestra de Câmara Musicrescer, que apresenta obras de Antonio Vivaldi (“Concerto para cordas em sol maior”), G. F. Haendel (Chegada da Rainha de Sabá” – do oratório “Solomon”), W. A. Mozart (primeiro movimento da “Pequena Serenata Noturna”), J. Straus (“Polka Pizzicato”), C. Gardel (“Por una cabeza”, com arranjos de Irina Lazaryeva), R. Kerr (“The Quest”, da suíte Ponce de Leon) e, de Guerra-Peixe (“Mourão”).

Nanci Paluan Domingues – A maestrina Nanci Paluan Domingues é formada em piano (técnico em música) pelo Conservatório Musical Pio XII, de Bauru, e fez estudos de violino no Conservatório de Tatuí. Participou da primeira formação da Orquestra de Câmara da USC (Universidade do Sagrado Coração) e fez aulas de regência com Alina Orraca (Cuba), Maria Elina Mayorga (Argentina), além de ter tido orientações didáticas e pedagógicas com João Carlos Martins (Brasil). Participou ativamente das edições do Festival de Música da cidade de Ourinhos nos anos de 2007 a 2011, sendo orientada por Celso Cavalheiro, Betina Stegman, Ana de Oliveira, Simona Cavuoto, Flávio Geraldini, Benito Juarez, Julio Medaglia e João Maurício Galindo.

Pelo valor artístico-musical demonstrado pela Orquestra de Câmara Musicrescer durante seus concertos e DVDs gravados, recebeu convites para festivais de orquestras infantojuvenis da Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina, sendo que desses contatos surgiu a ideia de se idealizar em cada um desses países, incluindo o Brasil, um festival latinoamericano de orquestras infantojuvenis.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra de Câmara Musicrescer (de Duartina, SP)
José María Mora Delano (Chile), tenor
Nanci Aparecida Paluan Domingues, regente
Quando: 18 de Setembro de 2016 (Domingo)
Horário: 17h00
Local: Teatro Procópio Ferreira / Rua São Bento, 415
Grátis! Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário