sábado, 27 de agosto de 2016

Companhia de Teatro Atores em Conserva participa do “Encontro Regional de Teatro” realizado pelo Projeto Ademar Guerra

Durante o mês de agosto os grupos teatrais orientados pelo Projeto Ademar Guerra farão abertura de seus processos criativos junto à curadoria artística. Os compartilhamentos serão realizados durante o Encontro Regional, e o processo será por meio de mostras de recortes dos espetáculos entre os grupos orientados neste ano. A Cia de Teatro Atores em Conserva, do município de Tatuí, se reunirá com a curadoria para conversar sobre seus procedimentos criativos e apresentar um recorte do espetáculo em processo no dia 27 de agosto, em Campinas. O projeto faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado gerenciado pela organização social POIESIS.

O Encontro Regional é realizado anualmente pelo Programa de Qualificação em Artes e permite que a curadoria do projeto acompanhe de perto o trabalho dos grupos e seus orientadores artísticos. Ao longo do encontro os grupos farão reuniões com a curadoria para avaliar o processo de criação e fazer uma devolutiva a fim de potencializá-los. As atividades serão uma oportunidade de troca entre as companhias, grupos e coletivos teatrais do interior do estado de São Paulo orientados pelo projeto, um incentivo para trabalharem em rede e aprenderem a partir do ato de observar e escutar o outro. Confira o cronograma geral das atividades e os grupos que serão atendidos:

SERVIÇO
Encontro Regional de Teatro, Campinas – SP
Dia: 27 de Agosto
Local: R. Mario Siqueira, 829 – Botafogo.
9h30 - 16h00 – “Mostra de Recortes” com a Cia Atores em Conserva (Tatuí), Cia D'vergente de Teatro (Piracicaba), Grupo Ethos de Teatro (Americana) e Coletivo Verum (Santos).
17h00 - 22h00 – Reunião da Curadoria com os Grupos 3º Ato (Piracicaba), Castelo das Artes (São Sebastião), Filhos da Terra (Brotas), Cia. Pé de Ator (Peruíbe), Cia Sanca (São Carlos), Caboclo Ventura (Santa Gertrudes), Etra (Areiopolis) e Morangos Arteriais (Bauru).

SOBRE O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES

A partir de 2014, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo realiza, por meio de contrato de gestão com a POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa de Qualificação em Artes. A iniciativa é composta pelos Projetos Ademar Guerra (Teatro) e Qualificação em Dança. Sua ação principal é a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Essa proposta tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, realizado há 18 anos, tornando-se exemplo de política pública de formação em arte.


PROJETO ADEMAR GUERRA – TEATRO

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de plateia e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo, assim, a produção teatral dessas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário