Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Coluna do COBAT

TATUÍ E A FALTA DE ATENDIMENTO NOTURNO

ANTÔNIO DE PÁDUA OLIVEIRA
Presidente do COBAT

COMO PRESIDENTE DO COBAT TENHO OUVIDO ALGUMAS RECLAMAÇÕES SOBRE O QUE ACONTECE QUANDO UM CIDADÃO DE POUCAS POSSES PRECISA DE ATENDIMENTO NOTURNO E URGENTE NA CIDADE DE TATUÍ. ATÉ HOJE, NÃO ENTRAMOS COM OFICIOS AOS RESPONSÁVEIS UMA VEZ QUE NÃO TÍNHAMOS RECEBIDO RECLAMAÇÕES, APENAS OUVIDO COMENTÁRIOS. NO ENTANTO, DESTA FEITA ESTAREMOS ENVIANDO AO SR. PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE UM OFICIO RECLAMANDO SOBRE O FATO OCORRIDO NESTA NOITE DE 08 DE AGOSTO DE 2.016. QUANDO AINDA TÍNHAMOS EM TATUÍ UMA GRANDE POPULAÇÃO CARCERÁRIA, ALGUNS POLICIAIS PASSARAM PELO MEU QUINTAL E DE VIZINHOS ATRAS DE PRESOS QUE TINHAM CONSEGUIDO FUGIR DA CADEIA DURANTE A NOITE. FOI UM GRANDE SUSTO PARA TODOS , PRINCIPALMENTE PARA MINHA NETA AINDA MENINA QUE PASSOU A SOFRER DO CONHECIDÍSSIMO TERROR NOTURNO. PASSARAM-SE ANOS, ATÉ QUE NESTA NOITE , APROXIMADAMENTE AS 00,35 MINUTOS DO DIA 09/08/16, ELA COMEÇOU A GRITAR NA CAMA. PERCEBIA-SE QUE ELA TINHA DIFICULDADE PARA RESPIRAR, O AR LHE FALTAVA. ENQUANTO SEU MARIDO E DEMAIS FAMILIARES TENTAVAM SOCORRE-LA, LIGUEI AO SAMU PELO 192. A MOÇA QUE ME ATENDEU DISSE QUE ELES SÓ TINHAM UMA VIATURA E ESTA ESTAVA EM DILIGENCIA, QUE EU PROCURASSE UM VIZINHO. LIGUEI PARA 193 BOMBEIROS ÁS 00,52 A RESPOSTA FOI QUE EU LIGASSE PARA O SAMU, QUANDO INFORMEI JÁ TER LIGADO. A INFORMAÇÃO É QUE NÃO HAVIA VIATURA PARA SOCORRÊ-LA. ÁS 00,46 LIGUEI A GUARDA MUNICIPAL PELO 199 ONDE ME RESPONDERAM NÃO TER VIATURA MAS QUE EU LIGASSE A FROTA QUE LA HAVIA UM VEICULO PARA CASOS DE URGÊNCIA. ÀS 00,47 LIGUEI Á FROTA MUNICIPAL QUANDO ME ORIENTARAM CHAMAR O SAMU QUE ELES NÃO TINHAM MEIOS DE ATENDER A ESSA HORA . SÓ ME RESTAVA LIGAR Á POLICIA MILITAR O QUE FIZ ÁS 00,51. EXPUS O CASO AO OFICIAL QUE ME ATENDEU QUE PRIMEIRAMENTE ME SUGERIU LIGAR AO SAMU. INFORMEI JÁ TER LIGADO E ELE ME FALOU. O SR. TEM PACIÊNCIA QUE EU VOU LIGAR LA NOVAMENTE. PASSADOS QUASE 10 MINUTOS UMA VIATURA DOS BOMBEIROS CUJO NO. É 15.208 ESTACIONOU DEFRONTE MINHA CASA. OS OFICIAIS PRONTAMENTE FIZERAM O ATENDIMENTO LEVANDO MINHA NETA AO PS PARA SER MEDICADA E OS DEMAIS MORADORES DA CASA ENTRARAM PARA DESCANSAR DO JOGO DE EMPURRA-EMPURRA QUE ME LEVOU ATÉ A PENSAR LIGAR PARA A CASA DO PREFEITO.

PERGUNTO AO SR. PREFEITO, AGORA CANDIDATO Á REELEIÇÃO, BEM COMO AO SR. SECRETÁRIO DA SAÚDE, COMO PODE UMA CIDADE COM APROXIMADAMENTE 125.000 HABITANTES NÃO TER ATENDIMENTO DE URGÊNCIA PARA CASOS COMO ESSE? QUANDO LIGAMOS AO SAMU A CHAMADA CAI EM ITAPETININGA, POIS ME PERGUNTARAM DE QUAL CIDADE EU FALAVA. ITAPETININGA VAI VERIFICAR ONDE ESTÃO AS VIATURAS QUE, NO CASO EM TATUÍ DEVE SER APENAS UMA, POIS ME INFORMARAM QUE A VIATURA ESTAVA EM DILIGENCIA.. SERÁ QUE OS RESPONSÁVEIS, OU MELHOR AQUELES QUE DEVERIAM NA VERDADE SER RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE ESTÃO ESPERANDO QUE ALGUÉM MORRA POR FALTA DE ATENDIMENTO URGENTE? UMA CIDADE COMO TATUÍ, MAIS DE 120.000 HABITANTES DE UM ATENDIMENTO A ALTURA. O PRONTO SOCORRO J NÃO TEM PEDIATRA, NÃO TEM AMBULÂNCIAS PARA SOCORRO URGENTE. SE DE UMA FORMA OU OUTRA ALGUÉM CONSEGUE CHEGAR AO PRONTO SOCORRO DURANTE O PERÍODO NOTURNO PARA SUBMETER-SE Á CONSULTA, TERÁ QUE ESPERAR AMANHECER, OU ESPERAR ALGUM MILAGRE QUE A LEVE DE VOLTA PARA CASA, NÃO EXISTE NENHUMA VIATURA MUNICIPAL QUE TRANSPORTE O PACIENTE DE VOLTA PARA CASA.. 

PRECISAMOS DE MUDANÇAS URGENTES NO SISTEMA QUE DEVERIA CONDUZIR O ATENDIMENTO MÉDICO EM TATUÍ, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO NOTURNO.

09/08/16

acreditando na imparcialidade da imprensa, solicito à redação a divulgação desta reclamação que não é caso específico meu, mas de muitos cidadãos de baixa renda, especialmente aqueles que residem na periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário