sexta-feira, 21 de novembro de 2014

6º Torneio de Cururu é atração no Conservatório de Tatuí

A 6ª edição do Torneio Estadual de Cururu será realizada a partir desta sexta-feira (21) no Conservatório de Tatuí. O torneio será realizado gratuitamente até domingo (23) nas dependências da instituição, que fica na Rua São Bento, 415, Centro.

O objetivo deste ano é homenagear os cururueiros renomados de toda a região e aqueles que se classificaram com a maior frequência no evento. A intenção é eliminar o caráter competitivo e consolidar o evento como uma grande festival do folclore

O torneio contará com participação de 12 duplas convidadas. São cantadores e violeiros reconhecidos. Um cronômetro indicará o tempo para cada “cantador” se apresentar. A ordem de apresentação das duplas será definida por sorteio.

Além da mostra de cururu, que premiará todos os participantes convidados, cada dia de evento contará com participação de violeiros locais, sempre na abertura. Uma atração especial está reservada para cada data.

O evento terá palco especialmente instalado no estacionamento do Conservatório de Tatuí. A estrutura contará com tenda climatizada e barracas para comes e bebes típicos da cultura raiz, ocupadas pelo Alambique Ramos, Santuário Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Associação de Turismo Rural.

Totalmente improvisado, mas cumprindo regras determinadas pelas tradições folclóricas, o Cururu foi criado por motivos religiosos, com base em eventos da igreja Católica, principalmente nas Festas em devoção ao Divino Espírito Santo. Não há consenso sobre sua origem, mas sabe-se queo cururu foi levado como espetáculo ao público urbano pela primeira vez em 1910, pelo artista tietense Cornélio Pires.
(Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário