sábado, 25 de outubro de 2014

Prédio da Fábrica Santa Adélia foi revitalizado e recebeu agência do Banco do Brasil

Coop terá novo hipermercado no complexo
O complexo fabril da Fábrica Santa Adélia (antes denominada Campos Irmãos) está sendo recuperado em suas fachadas. A parte que fica na Rua Santa Cruz, esquina com a Lúcio Seabra, agora abriga uma das agências do Banco do Brasil, inaugurada na última segunda-feira, 20.

O prédio da antiga fiação, construído em 1908, foi tombado como patrimônio histórico do município pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo. Nessa categoria se encaixam bens móveis, imóveis, edificações, monumentos, bairros, núcleos históricos, áreas naturais, além dos chamados bens imateriais.

A nova agência bancária foi inaugurada após 18 meses de obra entre restauro e adequação do prédio. Toda a obra foi realizada com a supervisão do próprio Condephaat, respeitando toda estrutura e fachada.

Segundo o gerente Mauro Takeshita, a escolha do local para a nova sede foi sem dúvida pela importância histórica do prédio e o espaço compatível com as necessidades do Banco do Brasil. “Pensamos no conforto dos clientes e na cultura do município ao escolher esse local. A nova unidade segue o novo padrão de ambiência do Banco do Brasil, um espaço moderno, com total acessibilidade e conforto para os clientes e colaboradores do banco. Na região essa é a primeira agencia a seguir esse padrão”, explica.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, participou da solenidade de inauguração e lembrou que a preocupação com a preservação do patrimônio histórico esteve presente em seu plano de governo e vem sendo estimulado através de incentivo à iniciativa privada e dos cursos voltados ao setor disponíveis pela Escola do Senai, recentemente inaugurada. “Os cursos de revitalização de prédios históricos começaram antes mesmo da abertura oficial do Senai na cidade. A primeira turma já foi até formada. O mais importante é que as aulas práticas estão sendo realizadas no Mercado Municipal, que neste ano completa 100 anos de existência, e está ficando mais bonito e seguro, preservando suas linhas arquitetônicas originais”, comenta.

Manu lembrou que em breve outro prédio histórico, a parte principal do complexo Santa Adélia (Campos Irmãos), será revitalizado e receberá uma nova unidade da Coop - Cooperativa de Consumo no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário