segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Campanha Outubro Rosa será encerrada nesta quinta-feira em Tatuí

Praça da Matriz terá estandes e exames de saúde gratuitos para as mulheres

As ações do mês de saúde preventiva da mulher serão encerradas com uma grande festa nesta quinta-feira, 23. A Campanha Outubro Rosa será finalizada com uma mobilização em plena Praça da Matriz. Diversos estandes estarão disponíveis gratuitamente à população feminina. A iniciativa é de Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As mulheres poderão se informar e receber dicas de cuidados com a saúde, aferir a pressão arterial e glicemia capilar, medir a circunferência abdominal, realizar testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis, além de receber orientações de combate ao câncer de mama e como utilizar preservativos femininos. O espaço estará disponível em horário alternativo, das 15h às 19h.

A secretária de Saúde, Cecília Oliveira França, optou por realizar esse evento durante a semana para dar oportunidade às pessoas que circulam pelo centro da cidade e mesmo atuam profissionalmente no comércio. “Muitas vezes esse tipo de campanha é somente realizada aos sábados, com essa nova estratégia queremos abordas as mulheres que estiverem passando pela Praça da Matriz para incentivar a realização do auto-exame de mamas, mamografias e outros cuidados essenciais. Qualquer mulher a partir dos 11 anos pode fazer o auto-exame toda nossa população precisa saber disso”, relembrou.
Outubro é o mês escolhido para abordar os cuidados com a saúde da mulher. Diversas ações são realizadas em todo mundo, com o foco na prevenção. No inicio, a iniciativa visava o combate ao câncer de mama, mas as outras doenças e os hábitos saudáveis também ganharam espaço na abordagem.

O movimento começou nos Estados Unidos em 1990, onde vários estados tinham ações isoladas, referentes ao câncer de mama e ou mamografia. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano outubro se tornou o mês nacional, norte-americano, de prevenção do câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação, em tons de rosa, do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 anos do encerramento da Revolução de 32.

Laço Rosa

O Fundo Social de Solidariedade também está participando da campanha de prevenção ao câncer de mama, com a distribuição de laços que são o símbolo da campanha Outubro Rosa. Todos os departamentos da Prefeitura de Tatuí estão participando desde o início do mês. Na última quinta-feira foi a vez do Poupatempo Tatuí aderir a ação. As integrantes do Fundo Social estiveram no local distribuindo os laços para os funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário