terça-feira, 1 de outubro de 2013

Inscrições para Feira de Finados poderão ser feitas entre 7 e 11 de outubro

CT - Interessados deverão comparecer à Prefeitura para reservar boxes - A Prefeitura de Tatuí acaba de anunciar a abertura para o prazo de inscrições para a chamada Feira de Finados, que acontece tradicionalmente na Avenida das Mangueiras, em frente do Cemitério Cristo Rei, no feriado de 2 de novembro. Os interessados deverão comparecer ao Departamento de Fiscalização, no período entre 7 e 11 de outubro.

Os autônomos que já possuem inscrição municipal terão taxa de R$ 7,45 por box. Já para aqueles que não têm o cadastro municipal a taxa será de R$ 35,16 por estande de venda. Todas as inscrições e o pagamento das taxas serão feitas através de requerimento no setor de protocolo da Prefeitura. Os boxes poderão ser instalados a partir das 6 horas do dia 2 de novembro e deverão ser retirados às 18 horas do mesmo dia. De acordo com o Decreto Municipal 5.358/07, a distribuição dos boxes ficará a cargo do próprio Departamento de Fiscalização e obedecerá critérios de produtos a serem comercializados: grupo I – flores, velas e mensagens; Grupo II – gêneros alimentícios e frutas; Grupo III - brinquedos, bijuterias, roupas e outras miudezas; Grupo IV - lazer e outros não especificados. “Faremos um trabalho rigoroso para garantir a ordem e o conforto das famílias que irão visitar os túmulos de seus entes queridos nesse dia de fé e religiosidade”, argumentou o diretor de Fiscalização, Silvano Calori. 

No feriado, os cemitérios Cristo Rei e São João Batista ficarão abertos em horário normal, das 6h às 18h, terão ronda e fiscalização da Guarda Civil Municipal e também do Departamento Municipal de Trânsito. As reformas nos, aproximadamente, 14 mil jazigos existentes serão permitidas somente até o dia 25 de outubro. São esperadas para o Dia de Finados cerca de 15 mil visitantes esse ano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-8428.

A data

O Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica desde o século II. Alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos de mártires para rezar pelas suas almas. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para orar por todos os mortos. Mas, foi no século XIII que passou a ser comemorado em 2 de novembro, porque sucedia a Festa de Todos os Santos, celebrada no primeiro dia desse mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário