quinta-feira, 30 de setembro de 2010

3º Coleta de Sangue para Jaú acontece neste sábado

Coleta será das 7 ás 12h, no Centro Cultural.

A 3º Coleta de Sangue em prol do Hemonúcleo Regional de Jaú será realizada em Tatuí neste sábado, dia 2, das 7h às 12h. O hemonúcleo atende o Hospital Dr. Amaral de Carvalho. Atualmente, cerca de duas mil pessoas de Tatuí são tratadas de câncer neste hospital. O local de doação será o Centro Cultural de Tatuí (antigo prédio do Alvorada Clube), na Praça Martinho Guedes, nº 12, no Centro.      A coleta está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí e outros parceiros. 

O processo de doação é seguro e rápido (cerca de 20 minutos). Não obriga a outras doações, não aumenta a pressão sanguínea e não engrossa o sangue.

O doador de sangue não corre risco nenhum de contaminação ao doar sangue. Todo material que é utilizado está dentro de um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais, levando sempre em conta a saúde do doador e do receptor. Além disso, o Hemonúcleo de Jaú conta com profissionais altamente treinados. 

O doador deverá se alimentar assim que doar sangue, beber bastante líquido, evitar alimentação gordurosa e atividades físicas que exijam grande esforço físico por um período mínimo de 24 horas. Embora não seja comum, poderão ocorrer queda de pressão arterial, desmaios e hematomas no local da punção nervosa.

Podem doar: quem tem idade entre 18 e 65 anos; estando bem de saúde; com peso acima de 50 quilos; não estar tomando nenhum tipo de medicamentos; não estar em jejum prolongado ou com alimentação pesada nas últimas duas horas (almoço e jantar); não ter tomado nenhum tipo de vacina nos últimos 30 dias; não deve ter ingerido bebida alcoólica destilada nas últimas 24 horas; não estar resfriado, gripado, com amigdalite, sinusite, faringite ou qualquer outra afecção das vias respiratórias; não ter nenhuma doença crônica do tipo diabetes, reumatismo, insuficiência renal, insuficiência hepática, doenças cardíacas, pulmonares; não ser hipertenso, nem sofrer de hipotensão; se for mulher, não estar grávida ou amamentando; não sofrer de doenças hematológicas como: anemias, problemas de coagulação como sangramento anormal, hemorragias; se for do sexo masculino, não ter doado sangue nos últimos dois meses, e se for do sexo feminino, nos últimos três meses; não pode estar em tratamento de alergias, crise de bronquite ou asma; não estar com diarréia; não ter tido nenhum tipo de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites, doença de chagas, Aids, malária etc; não pode ter lesões na pele; não ter feito tatuagem, nem colocado piercing nos últimos 12 meses; não ter feito tratamento por acupuntura recentemente; não ter tido nenhum tipo de doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses; não ter se submetido a algum tipo de intervenção cirúrgica nos últimos seis meses e não ter se submetido a procedimentos odontológicos do tipo canal ou extração ou ter tido gengivites nos últimos 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário