segunda-feira, 22 de setembro de 2025

A partir de hoje (22), a Farmácia Solidária de Tatuí estará na sede da Secretaria de Saúde

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A Secretaria de Saúde está na Avenida das Mangueiras, no prédio do antigo paço municipal.


22/09/2025 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, a partir desta segunda-feira (22/9), a Farmácia Solidária passou a funcionar no prédio da Secretaria de Saúde, localizado na Avenida Cônego João Clímaco, nº 140, Avenida das Mangueiras, antigo paço municipal. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Antes instalada na Praça Adelaide Guedes, a unidade continuará realizando a distribuição gratuita de medicamentos à população em situação de vulnerabilidade social, mediante apresentação de receita médica. O objetivo do programa é ampliar o acesso a tratamentos essenciais.

A Farmácia Solidária funciona com base em doações voluntárias de empresas e laboratórios, que fornecem medicamentos próximos do vencimento (ainda dentro do prazo legal) e amostras grátis que não podem ser comercializadas, mas são fundamentais para atender quem mais precisa. Os cidadãos também podem doar remédios lacrados e dentro do prazo de vaidade que não forem mais ser utilizados.

Criado por projeto de lei do Poder Executivo, aprovado em 23 de agosto de 2017, o programa “Farmácia Solidária” nasceu de uma sugestão do vereador Daniel Almeida Rezende e tem como um de seus principais objetivos combater o desperdício de medicamentos, dando utilidade a produtos que poderiam ser descartados.

Para receber os medicamentos, o cidadão precisa apresentar receituário original com nome legível, assinatura e CRM do médico. Em casos de medicamentos controlados, será exigido o receituário específico. A legislação também determina que menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados de seus responsáveis para retirada dos remédios.

Escola Municipal de Tatuí lança livro escrito por aluna do 2º ano

A EMEF “Teresinha Vieira de Camargo Barros” realizou o lançamento do livro infantil “A pobre estrelinha”, escrito por Lara Manuela Aguiar Pinheiro, de 8 anos de idade.


22/09/2025 |  Na tarde da última quinta-feira (18/9), a EMEF “Teresinha Vieira de Camargo Barros” de Tatuí realizou o lançamento do livro infantil “A pobre estrelinha”, escrito por Lara Manuela Aguiar Pinheiro, de 8 anos de idade e aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.

A história do livro nasceu de forma simples e encantadora. Com criatividade e imaginação, Lara confeccionou a obra em folhas de caderno e presenteou sua professora Maria Roberta Pettinelli Teles Falcão Pires da Silva, atualmente bibliotecária da Unidade Escolar. Encantada com o gesto, a educadora compartilhou o trabalho com a família da estudante, que apoiou a ideia e transformou o projeto em um livro publicado.

O lançamento foi organizado pelo diretor da escola, Jader Barbosa da Silva, reunindo representantes da Educação, Cultura e Administração Municipal. A cerimônia foi conduzida pelo advogado, jornalista, professor e escritor Benedito de Godoy Moroni, membro da Academia Venceslauense de Letras, que ressaltou a importância de incentivar a literatura desde a infância.

Estiveram presentes no evento o secretário-adjunto de Cultura, Rogério Vianna; o diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães; a secretária-adjunta de Educação, Jocilene Vioto, representando a secretária municipal Rosângela Aparecida Domingues Fernandes da Silva; a supervisora de ensino da unidade, Eliane Oliveira; a coordenadora, Fernanda Aparecida de Paula Figueiró; o artista plástico Jaime Pinheiro; além de professores, funcionários, alunos e demais convidados.

Secretaria da Saúde inicia cadastramento dos moradores do bairro Santa Cruz, em Tatuí

Procedimento tem como objetivo a implantação de uma nova equipe da Estratégia Saúde da Família.

Agentes comunitários visitam 105 ruas para atualizar cadastros e mapear famílias prioritárias.

22/09/2025 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana o cadastramento de moradores da região do bairro Santa Cruz para implantação de uma nova equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Aída Rodrigues Mota”.

O trabalho está sendo realizado por agentes comunitários de saúde, que percorrem, das 9h às 12h, as ruas contempladas nesta primeira etapa. Dois profissionais, devidamente identificados com uniforme e crachá, visitarão 105 ruas no bairro Santa Cruz e comunidades vizinhas.

Nas visitas, os agentes coletam informações para atualização cadastral e mapeamento das famílias, com atenção especial a públicos que necessitam de maior acompanhamento: acamados, gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos e pessoas com outras comorbidades.

Além do atendimento domiciliar, os moradores também podem procurar diretamente a Unidade de Saúde “Aída Rodrigues Mota” para conhecer o novo modelo de cuidado. Em caso de dúvidas ou para confirmar a identidade dos profissionais, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (15) 3305-8855, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A previsão é que a nova equipe da ESF “Aída Rodrigues Mota” inicie suas atividades no mês de outubro, atendendo aos moradores dos bairros Santa Cruz, Jd. Rosa Garcia I, Vila Juca Menezes, Jd. Lucila e Jd. Santa Emília, que concentram, aproximadamente, 7,6 mil habitantes.

A equipe contará com médico da família, pediatra, ginecologista, psicóloga, farmacêutico, enfermeira, técnicas de enfermagem e agentes comunitários de saúde., oferecendo acompanhamento integral. O novo trabalho será integrado à rede de serviços municipais, regionais e estaduais, como Casa do Adolescente, Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM), Centro de Fisioterapia, Centro de Especialidades Odontológicas, hospitais regionais e serviços de urgência e emergência (SAMU, UPA e pronto-atendimento).

A Unidade de Saúde “Aída Rodrigues Mota” está localizada na Rua Santa Cruz, nº 1968, Santa Cruz, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é (15) 3259-0997.

Juiz criminal e ex-delegado em Franca é encontrado morto em Poços de Caldas

Ex-vereador em Tatuí, Tarcísio Marques teve longa trajetória no Direito.

Do portal Hertz com edição do DT


21/09/2025 |  O juiz da 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais de Poços de Caldas (MG), Tarcísio Marques, de 68 anos, foi encontrado morto em seu apartamento na manhã de quinta-feira, 18. Antes de ingressar na magistratura, ele atuou como delegado de polícia em Franca entre 1995 e 2000, período em que também exerceu a função de diretor da cadeia pública da cidade.

Segundo a Polícia Militar, o corpo foi localizado por uma funcionária da residência, caído na banheira. Equipes do SAMU foram acionadas e constataram o óbito, sem sinais de violência. A perícia técnica descartou indícios de crime, apontando a possibilidade de morte natural.

O Instituto Médico Legal (IML) de Poços de Caldas confirmou, após exame de necropsia, que a morte ocorreu ainda na noite de terça-feira, 16. O corpo foi liberado para os procedimentos fúnebres.

Natural de Tatuí (SP), Tarcísio Marques teve longa trajetória no Direito. Atuou como advogado e vereador em sua cidade natal, antes de assumir como delegado em Franca. Em 2000, ingressou na magistratura mineira, passando por comarcas como Andradas, Belo Horizonte, Araxá e Contagem. Desde 2022, estava à frente da 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais de Poços de Caldas.

O velório aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Poços de Caldas, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira. Em seguida, o corpo foi levado para cerimônia de despedida em um crematório na cidade de Limeira (SP). Fóruns das comarcas em que trabalhou decretaram luto oficial em homenagem ao magistrado.

A direção do Foro divulgou nota de pesar, destacando o legado de Tarcísio Marques no Judiciário mineiro e sua contribuição para a segurança pública durante os anos em que esteve à frente da Polícia Civil em Franca.

sábado, 20 de setembro de 2025

Atletas tatuianos conquistam pódio na 4ª Quadra Night Run

20/09/2025 |  No último sábado, o atleta tatuiano Djavan Vieira participou da 4ª Quadra Night Run, realizada em Quadra/SP, conquistando o 2º lugar na categoria 25–29 anos, em uma prova muito disputada que contou com grandes atletas da região.

Outro destaque foi a atleta Andréia, que brilhou ao garantir o 3º lugar na categoria 45–54 anos feminino, demonstrando a força e representatividade dos corredores tatuianos nas competições regionais.

Djavan agradece o apoio essencial de seus parceiros: Strufaldi Cerâmica, Anthony Miguel Transportes, Fermat Adesivos Industriais, Tribho Celulares, Academia Bramur, treinador Jorginho, Rodrigo Rodrigues Fisioterapia, Açaí Town, Guedes Japa, Mini Pizza do Dé e Loja Podium Sports.

Inscrições abertas para o Fepoc 2025

Período de inscrições: de 18/09/25 a 18/10/25


20/09/2025 |  O coração de Cerquilho voltará a pulsar em versos no 35º Festival de Poemas de Cerquilho (Fepoc), que ocorrerá no Teatro Municipal, no dia 29 de outubro, a partir das 19 horas.

Em uma noite marcada pela emoção e pela beleza das palavras, poetas e intérpretes sobem ao palco para disputar as modalidades de Composição e Interpretação, encantando o público com sua sensibilidade, criatividade e talento. Mais do que um festival, este é um encontro de almas que sentem, escrevem e vivem poesia.

Traga seu coração aberto, seus ouvidos atentos e sua alma curiosa - porque poesia não se explica, se encanta.

Os talentos mais marcantes da noite serão reconhecidos com premiações em dinheiro, do 1º ao 3º lugar, nas duas modalidades: Composição e Interpretação.

Para a inscrição nas duas categorias Composição e Interpretação, é necessária a doação de 5 litros de leite destinados à campanha do Fundo Social de Solidariedade do município.

Pela categoria Composição, cada participante poderá se inscrever com apenas um poema, sendo a competição aberta a autores de todo o Brasil. No entanto, serão selecionados com indicação para premiação 20 (vinte) poemas. Por meio de formulário de inscrição, serão recebidos os postados até às 17 horas da data limite de inscrição.

Para a categoria de Interpretação, o intérprete poderá ser inscrever preenchendo a ficha de inscrição pelo formulário ou pessoalmente. Lembrando que os intérpretes inscritos serão selecionados pela Comissão Organizadora do 35º Fepoc, que levará em conta o currículo artístico apresentado pelo inscrito e/ou indicação direta do autor, os quais deverão estar cientes da indicação. Estes intérpretes selecionados concorrerão à premiação na Categoria Interpretação, prevista no regulamento.

Os 20 poemas selecionados para o 35º Fepoc serão interpretados, em sessão solene aberta ao público e, na ocasião, serão entregues troféus aos três primeiros classificados na Categoria Composição e aos três primeiros classificados na Categoria Interpretação, além de prêmio em dinheiro.

Premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria.

Categoria Composição
1º lugar: R$1.800,00
2° lugar: R$1.600,00
3° lugar: R$1.400,00

Categoria Interpretação
1º lugar: R$1.200,00
2° lugar: R$1.000,00
3° lugar: R$800,00

35º Festival de Poemas de Cerquilho
Data: 29 de outubro | horário 19h
Local: Teatro Municipal de Cerquilho
Período de inscrições: de 18/09/25 a 18/10/25 - via formulário (link)

Os interessados podem ter acesso ao formulário de inscrição através do site da Prefeitura ou via e-mail teatro@cerquilho.sp.gov.br.
Dúvidas pelo: (15) 3384-2634 de terça a sábado, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas | teatro@cerquilho.sp.gov.br
Realização: Teatro Municipal e Coordenadoria de Cultura
Apoio: Prefeitura de Cerquilho

Link para o da interpretação:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKAa91f5CfcXA_rPB8OXZL1Mkd5AadTmeyW8KrUDE-gE4aBg/viewform?usp=header

Link para o da composição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQkIRefKcsS4KyI8__yYYs2AZ0wLZBNPgRA0jAbUG8Qomj7w/viewform?usp=header

Regulamento:
https://www.cerquilho.sp.gov.br/public/admin/globalarq/uploads/files/FEPOC/35%C2%BA%2BFEPOC%2B-%2BRegulamento%2BOficial.pdf

Incêndio atinge a Floresta Nacional de Ipanema há mais de 20 horas

Fogo teve início na tarde de sexta-feira (19) e, até a manhã deste sábado (20), ainda não havia sido controlado. Não há informações sobre feridos.

Por Amanda Sanches, TV TEM

Incêndio atingiu parte da Floresta Nacional de Ipanema na sexta-feira (19) — Foto: Vinícius Fonseca

20/09/2025 10h54  |  Helicópteros e um caminhão-pipa estão ajudando a combater o incêndio que atinge parte da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó (SP), desde a tarde de sexta-feira (19). Não há informações sobre feridos. O tamanho da área atingida e a causa do incêndio não foram divulgados.

Conforme apurado pela TV TEM, os helicópteros estão retirandos água da Lagoa dos Ingás, que fica dentro da fazenda onde está localizada a floresta, e de um córrego próximo.

Até a manhã deste sábado (20), o fogo ainda não havia sido controlado. Em imagens enviadas à TV TEM, é possível ver a extensão do incêndio no local. 

Diversas viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para tentar controlar o incêndio. As defesas civis de Iperó e Araçoiaba da Serra (SP), a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também atuam no combate às chamas.

O coordenador do centro especializado em manejo de fogo do ICMBio, João Morita, explica que o incêndio começou em uma região central da Flona. O instituto está investigando se o incêndio é relacionado a um carro que pegou fogo na mesma região, na mesma data, por conta do freio.

"Nós não descartamos nenhuma possibilidade. O trabalho, agora, é para extinguir as chamas. A avaliação dos fatos ficará para depois. A área atingida é muito sensível, então, o foco de todos nós está voltado para isso", diz.

De acordo com João, o fogo atingiu parte das áreas da floresta que são abertas para visitação. Nela, existem espécies que são de manejo delicado e, por isso, o incêndio acabou se alastrando com mais facilidade do que o comum.

"Ela é uma unidade de conservação federal muito bem preservada. A Flona abriga inúmeras espécies da fauna e a flora. Existe uma equipe de resposta e voltada à tarefa de monitoramento e resgate dos animais. Existem profissionais das áreas biológicas e veterinárias que são treinadas para ajudar no combate", detalha.

Segundo o piloto de um dos helicópteros, Thiago Grosso, o fogo segue se intensificando devido às altas temperaturas. O aumento da velocidade do vento, que ajuda a propagar as chamas, também tem contribuído para a dificuldade em combater o incêndio.

"O fogo está bem intenso, mas a proximidade do local de captação da água tem sido um fator positivo. Não dá para saber o tamanho da área atingida ainda, mas o fogo está se alastrando por conta do calor e do vento, que estão aumentando. O combate é um 'trabalho de formiguinha', mas estamos empenhados", detalha.

A floresta

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Samuel Pompeo e Banda Sinfônica do Exército Brasileiro se apresentam em Tatuí

Espetáculo gratuito no Conservatório de Tatuí acontece na noite deste sábado.


19/09/2025 |  O saxofonista, compositor e arranjador Samuel Pompeo, um dos nomes mais expressivos da música instrumental brasileira contemporânea, apresenta-se em um encontro inédito com a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, no Conservatório Dramático Musical de Tatuí, referência na formação musical da América Latina. Será no dia 20 de setembro, sábado, às 20 horas, com entrada gratuita. O concerto reúne o Samuel Pompeo Quinteto e a prestigiosa corporação sinfônica, em um espetáculo que celebra o diálogo entre o Choro Hodierno – conceito desenvolvido por Pompeo em seu doutoramento – e a tradição da música de concerto.

A proposta é explorar novas sonoridades a partir da união de dois universos musicais: a liberdade criativa e improvisativa do quinteto de jazz com a potência e a sofisticação timbrística da Banda Sinfônica. O repertório contempla obras originais de Pompeo, arranjos inéditos e recriações que transitam entre o choro, o jazz e a música de concerto, reafirmando a vocação inovadora do artista em cruzar fronteiras estéticas.

“Este concerto representa não apenas um marco em minha trajetória artística, mas também uma oportunidade de potencializar a riqueza do choro em diálogo com formações sinfônicas de grande porte. É uma maneira de reafirmar a vitalidade dessa linguagem brasileira em novas dimensões”, afirma Samuel Pompeo.

A iniciativa reforça ainda a vocação do Conservatório de Tatuí como palco de projetos de relevância nacional, unindo a tradição formativa da instituição, a excelência da Banda Sinfônica do Exército e a pesquisa artística de Samuel Pompeo, que tem projetado sua obra no Brasil e na Europa.

Serviço
Concerto – Samuel Pompeo Quinteto & Banda Sinfônica do Exército Brasileiro
Local: Conservatório Dramático Musical de Tatuí
Data: 20 de setembro de 2025
Horário: 20h
Entrada: Entrada gratuita

Câmara de Tatuí decreta luto oficial devido ao falecimento do ex-vereador Tarcísio Marques

O tatuiano era juiz de Direito e atuava na Comarca de Poços de Caldas (MG)

19/09/2025 |  A Câmara de Tatuí lamenta o falecimento do ex-vereador Tarcísio Marques, ocorrido nesta quinta-feira (18) em Poços de Caldas (MG). O tatuiano era juiz de Direito e atuava na 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de Poços de Caldas. Ingressou na magistratura em novembro de 2000 e passou por outras Comarcas mineiras, como Andradas, Belo Horizonte, Araxá e Contagem.

Por meio da Portaria 36/2025, de 19 de setembro de 2025, a Câmara de Tatuí decretou o luto oficial por três dias no âmbito do Poder Legislativo e nesse período as bandeiras permanecerão a meio mastro, em sinal de respeito à memória do ex-vereador.

Tarcísio Marques atuou como vereador na Legislatura 1989-1992. Foi 2º secretário da Mesa Diretora no Biênio 1989-1990 e vice-presidente da Câmara no Biênio 1991-1992. Assumiu interinamente como presidente da Câmara entre agosto e setembro de 1991, durante período de licença do então presidente Aroldo Rosa da Silva. Após o término do mandato, passou em concurso para delegado de polícia, sendo nomeado em 1994, lotado na Delegacia Geral de Polícia (DGP) e Delegacia do Interior (DEINTER). Antes de ingressar na magistratura, ocupou ainda o cargo de Delegado de Polícia em Franca, de 1995 até 2000.

A Câmara de Tatuí se solidariza aos familiares e amigos do ex-vereador Tarcísio Marques. Que Deus conforte a todos.

Estudantes do SESI Tatuí brilham em torneios de robótica e se classificam para etapa nacional

Os integrantes da equipe Armadillos do SESI Tatuí são os responsáveis pela conquista

Foto: Equipe Armadillos

19/09/2025 |  A equipe de robótica Armadillos, formada por estudantes da Escola SESI Tatuí, têm se destacado em competições nacionais, conquistando prêmios importantes e representando a cidade com inovação e dedicação.

Entre as conquistas recentes, estão os prêmios Core Values, Técnica Destaque e Projeto de Inovação na temporada da First Lego League (FLL). Já na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a equipe competiu com 27 times na etapa regional, garantindo vaga para a estadual. Na competição realizada na FEI, em São Bernardo do Campo, os jovens conquistaram o 3º lugar entre 17 equipes, assegurando presença na etapa nacional, que será realizada entre os dias 13 e 19 de outubro em Vitória (ES).

Essa classificação abre portas para um sonho ainda maior: a possibilidade de representar o Brasil no mundial da OBR que acontecerá em 2026, na Coreia do Sul. A Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico integrado.

Conheça a equipe envolvida

Além dos resultados em competições, a equipe também está envolvida no projeto “Sorrisos Abrem Portas”, iniciativa pioneira que marca a inauguração da incubadora de patentes da rede SESI-SP, conectando ciência, tecnologia e impacto social por meio de soluções inovadoras.

Os integrantes da equipe Armadillos são: - Fernando Sgorlon Favier (1º ano do Ensino Médio) - Ana Clara Hanf (1º ano do Ensino Médio) - Davi Lucca Monteiro da Silva (1º ano do Ensino Médio) - Lucas Daniel de Oliveira de Andrade (3º ano do Ensino Médio)

Sob a orientação técnica dos Orientadores de Educação Digital Fabíola de Camargo Mariano e Kayque Godinho Duarte e com o suporte do Técnico de Laboratório Didático Hassã Felipe, os jovens têm trilhado uma história de muito aprendizado, trabalho em equipe e superação.

Agora, os Armadillos seguem motivados para disputar a etapa nacional e levar o nome de Tatuí e do SESI-SP ainda mais longe.

“Cada conquista até aqui é fruto de esforço coletivo, dedicação e da paixão pela robótica. Estamos prontos para representar nossa escola e contamos com a torcida de todos”, destacam os integrantes da equipe.

(Lídia Amorim – Comunicação SESI Itapetininga e Tatuí)

Ministério do Turismo classifica Boituva como Município Turístico Nível 1

18/09/2025 |  O Ministério do Turismo acaba de reconhecer Boituva como Município Turístico – Nível 1 no Mapa do Turismo Brasileiro.

Isso significa que o município alcançou pontuação máxima e foi classificada entre os destinos que concentram o maior fluxo de visitantes e oferecem os principais atrativos e serviços da região.

A nova categorização, baseada em 70 indicadores técnicos previstos pela Lei Geral do Turismo e pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, representa um grande avanço e fortalece Boituva como referência nacional.

Estar no Mapa do Turismo garante:
  • Maior integração com o Ministério do Turismo
  • Acesso a recursos e programas específicos
  • Políticas de promoção, capacitação e desenvolvimento.

Top Destinos Turísticos

No Prêmio "Top Destinos Turísticos", em sua 7ª edição, Boituva está competindo em três categorias: 
  • Turismo de Aventura, 
  • Turismo de Esportes e 
  • Turismo de Eventos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Falece o juiz tatuiano Tarcísio Marques

Nota de Pesar

Falecimento do juiz Tarcísio Marques

18/09/2025 16h03 - O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, comunica, com profundo pesar, o falecimento, ocorrido hoje (18/9), do juiz de direito Tarcísio Marques, que atuava na 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de Poços de Caldas.

Natural de Tatuí (SP), o magistrado ingressou na magistratura em novembro de 2000 e passou por comarcas como Andradas, Belo Horizonte, Araxá, Contagem, entre outras.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

O Poder Judiciário de Minas Gerais expressa solidariedade aos familiares e amigos do magistrado pela irreparável perda.

Capela do Alto lidera crescimento populacional

Em números absolutos, a região recebeu 10.429 moradores entre 2024 e 2025. Sorocaba fica no topo, com 4.713 habitantes a mais, seguida de Salto (986), Votorantim (661) e Tatuí (570).

Thaís Marcolino no Cruzeiro do Sul, com copidesque do DT

Aumento populacional foi de 0,76%, o maior entre municípios da RMS (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE CAPELA DO ALTO)

15/09/2025 |  Com 0,76% de crescimento, Capela do Alto é a cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) — composta por 27 municípios — que mais obteve aumento percentual de população em um ano. O dado, divulgado no final de agosto, é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseado em estatísticas que comparam números de 2024 e 2025. Depois do município, também performaram acima de 0,7% as cidades de Iperó (0,73%) e Salto (0,70%). As três ficaram à frente de Sorocaba, sede da região, que obteve 0,62% em um ano. Já Tapiraí, por sua vez, foi a única que manteve seu número de moradores nos últimos 12 meses.

A Prefeitura de Capela do Alto, em resposta ao Cruzeiro do Sul, disse que recebeu a informação com naturalidade, assim como atribuiu o crescimento a uma série de iniciativas implementadas ao longo dos últimos anos. Um deles é o “Programa Invista em Capela do Alto”, lançado em 2017. O projeto tem como objetivo atrair empresas de diferentes portes para o município, com destaque para os setores industrial e de serviços.

Desde sua implantação, segundo a gestão municipal, cerca de 50 novas empresas, de pequeno, médio e grande porte, se instalaram na cidade, o que gerou um aumento significativo no número de empregos formais, atualmente em torno de 5 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Depois de Capela do Alto, a segunda cidade que obteve bom desempenho foi Iperó, com 0,73%. O município tem a indústria, comércio e agricultura como bases de sua economia.

Entre as iniciativas citadas em nota, pela Prefeitura de Iperó, estão obras de pavimentação e asfaltamento, construção de novas creches e escolas, além da atração de empresas que fortalecem a economia local. “O reconhecimento de Iperó como uma cidade que oferta qualidade de vida, sendo a opção de muitas famílias que para cá se mudam, traz consigo a responsabilidade de garantir, cada vez mais, políticas públicas eficientes”, comenta o prefeito, Leonardo Folim.

O terceiro município que melhor performou entre os 27 da RMS foi Salto. A cidade aumentou sua população em 0,7%. Boa parte dos empregos está concentrada nos setores de comércio e serviços, de acordo com informações disponibilizadas no site oficial do IBGE. O saltense ainda convive com os atrativos turísticos, com o Rio Tietê e o Parque Rocha Moutonnée. Apenas uma cidade da Região Metropolitana de Sorocaba não obteve crescimento no último ano. Tapiraí teve como estimativa populacional no ano passado 8.122, número que se manteve nos dados do IBGE para 2025. O município ficou atrás de Jumirim, considerado o menor da RMS em número de habitantes. No último levantamento do instituto, a cidade que fica a 153 km da capital paulista ganhou nove moradores. Em nível percentual, 0,29%.

Desempenho geral

A RMS, composta por 27 municípios, também obteve bom desempenho nos últimos 12 meses, segundo o IBGE. Dentro do espectro das regiões metropolitanas com mais de 1 milhão de habitantes, a de Sorocaba e a de São José do Rio Preto obtiveram as melhores taxas: 0,46%. Em seguida vem Campinas, com 0,38%.

Em números absolutos, a região recebeu 10.429 moradores entre 2024 e 2025. Sorocaba fica no topo, com 4.713 habitantes a mais, seguida de Salto (986), Votorantim (661), Tatuí (570) e Itu (486).

17/09/2025 |  No dia 11 de setembro, a Câmara Municipal de Tatuí, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF/SP), entregou o Prêmio Benemérito Esportivo à Contra Tempo Running. A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara e destacou o papel da equipe da Contra Tempo Running no incentivo à prática esportiva e ao bem-estar da comunidade local.

O Prêmio Benemérito Esportivo é uma homenagem do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) para reconhecer indivíduos e instituições que contribuem para o desenvolvimento da educação física e do esporte, tanto em São Paulo quanto no Brasil. A premiação também celebra o Dia do Profissional de Educação Física, reconhecendo aqueles que dedicam suas vidas à promoção do esporte e da saúde.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e convidados especiais, que homenagearam o trabalho da equipe e sua importância para o esporte na cidade.

Tatuí alcança a classificação turística máxima concedida pelo Ministério do Turismo.

A cidade agora integra o seleto grupo de municípios reconhecidos no nível máximo do Mapa do Turismo Brasileiro.


18/09/2025 |  O Ministério do Turismo (MTur) atualizou recentemente o Mapa do Turismo Brasileiro e Tatuí conquistou a classificação máxima, sendo reconhecida em âmbito nacional como Município Turístico – Nível 1.

A avaliação é baseada em 70 indicadores técnicos previstos pela Lei Geral do Turismo e pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Com o novo enquadramento, Tatuí passa a integrar o grupo de destinos que concentram o maior fluxo de visitantes e que oferecem os principais atrativos e serviços turísticos do País.

Para o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Tatuí, Douglas Dalmatti Alves Lima, a conquista vai além do reconhecimento nacional. “Esta certificação no nível máximo representa um marco para Tatuí, pois amplia as condições de captação de recursos, fortalece os setores de hospedagem, gastronomia e comércio, e gera novas oportunidades de emprego e renda. Além disso, reforça a posição estratégica da cidade ao integrar oficialmente a Região Turística ‘Raízes do Interior Paulista’, composta por 10 municípios que unem história, cultura, gastronomia e belezas naturais”, destacou.

A nova classificação também fortalece a participação de Tatuí em ações conjuntas com cidades vizinhas, promovendo roteiros integrados e projetos regionais. Conhecida como “Capital da Música” e “Terra dos Doces Caseiros”, a cidade reúne atrativos que unem tradição e modernidade: museus, centros culturais, igrejas históricas, festas populares, a consagrada Feira do Doce e eventos musicais de renome nacional.

Segundo consulta realizada nesta quinta-feira (18/9/2025) no site oficial do MTur (mapa.turismo.gov.br), o Mapa do Turismo Brasileiro conta atualmente com 666 Municípios Turísticos, 1.506 municípios com oferta turística complementar e 577 municípios de apoio ao turismo.

Tatuí é mais uma vez reconhecida no Mapa do Turismo Brasileiro para 2025

O Ministério do Turismo (MTur) coloca Tatuí ao lado de 2.771 municípios de 358 regiões turísticas reconhecidas em todo o País.


18/09/2025 |  Tatuí recebeu, mais uma vez, a certificação de integração ao Mapa do Turismo Brasileiro 2025, concedida pelo Ministério do Turismo (MTur), e que coloca Tatuí ao lado de 2.771 municípios de 358 regiões turísticas reconhecidas em todo o País.

Essa certificação atesta que Tatuí está alinhada às políticas públicas de turismo do Governo Federal, integrando o Programa de Regionalização do Turismo e fortalecendo o setor de forma sustentável e organizada.

De acordo com o Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo Brasileiro é uma importante ferramenta para orientar investimentos e ações estratégicas no setor. Ele auxilia os gestores municipais a compreenderem melhor o desempenho da economia do turismo, criando políticas assertivas para fomentar o desenvolvimento local, diversificar atividades e aumentar a competitividade turística.

CEU das Artes recebe o projeto “Café, Viola & Companhia” neste domingo, 21

O público é incentivado a levar seu próprio instrumento para participar da festa musical e de um delicioso café da manhã com bolo de fubá, resgatando a tradição das rodas de viola.


18/09/2025 |  O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes de Tatuí será palco, neste domingo (21/9), a partir das 8h, do projeto “Café, Viola & Companhia”.

Promovido pelo Grupo de Viola “Alma Cabocla”, o evento é um convite para vivenciar a autêntica música de raiz e a cultura popular brasileira. A proposta é reunir violeiros, cantadores e apreciadores da boa música caipira para momentos de troca, convivência e apresentações ao vivo.

Com clima de roda de amigos, o público é incentivado a levar seu próprio instrumento para participar da festa musical. E, para completar a experiência, será servido um delicioso café da manhã com bolo de fubá, resgatando a tradição das rodas de viola do Interior.

O encontro no CEU das Artes (Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena) tem entrada gratuita. Leve seu instrumento, sua voz e seu amor pela cultura caipira. Participe e viva uma manhã especial, onde a música e a amizade são os principais ingredientes!

Tatuí recebe etapa do Campeonato Paulista de Motocross neste fim de semana

As provas acontecerão no Motódromo Municipal, no Inocoop. Os treinos começarão no sábado, às 13h. No domingo, novos treinos às 8h, e, às 10h30, as provas oficiais, que seguirão até às 18h em ambos os dias.


18/09/2025 |  Neste sábado (20/9) e domingo (21/9), Tatuí receberá os apaixonados por velocidade e emoção para a 5ª Etapa do Campeonato Paulista de Motocross. O evento, que promete agitar o público, é organizado pela “Cross – Organização e Promoção de Eventos Esportivos”, com supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo (FMESP) e tem apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

As provas acontecerão no Motódromo Municipal “Altair Passerani Filho” (Rua Rosalina Holtz de Paula, nº 136, Bairro Inocoop). Neste sábado (20/9), os treinos começarão às 13h. No domingo (21/9), a partir das 8h, haverá novos treinos e, logo em seguida, a partir das 10h30, as provas oficiais, que seguirão até às 18h em ambos os dias.

O Campeonato conta com 15 categorias, reunindo pilotos de diversas faixas etárias e níveis técnicos: MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, MX Gold, Intermediária, MXN Pró, MXN2, MXN Iniciante, MXN Master, MXN Master2, Junior, 65cc e Mini Moto. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus.

Além da adrenalina, o evento traz também solidariedade: a entrada é beneficente. Para prestigiar as provas, basta levar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal), que será destinado à Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí em Jaú.

A etapa tatuiana do Campeonato Paulista de Motocross conta com apoio de empresas e parceiros locais: Paulinho Motos; Auto Car BS; Skina Auto Vidros; Quimbase Areia e Pedra; Isaias Motos; MR FIDC; Dé Car’s Estética de Garagem; SR Motos; Poles Center Car; Auto Film; Segredos do Marujo; Chama Rústica; Avallone; Rosa Serviços Automotivos; e Serralheria Bela Vista.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

"+ Saúde Tatuí" oferece atendimentos gratuitos no Residencial Astória no dia 27/9

Ação itinerante oferece vacinação, exames, orientações médicas, serviços odontológicos, atividades recreativas e atendimento social gratuito à população.


17/09/2025 |  A Secretaria de Saúde, com apoio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social; de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; e de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal – realizará no último sábado deste mês de setembro (27/9) mais uma edição do Projeto “+ Saúde Tatuí”, desta vez no Residencial Astória. A ação acontecerá das 9h às 13h, na Rua Anísio Mariano Correia (esquina com a Rua Boaventura Antônio Cunha, ao lado da quadra), oferecendo uma manhã inteira de cuidados gratuitos à população.

Entre os serviços de saúde disponíveis estarão: aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, verificação de glicemia, orientações com especialistas da Rede Pública e agendamento de consultas médicas. Também serão aplicadas as seguintes vacinas: Influenza (a partir dos 6 meses de idade), Covid adulto, Dt (difteria e tétano), Febre Amarela, SCR (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite B, HPV (9 a 14 anos de idade e até dezembro resgate para 15 até 19 anos de idade) e Meningite. Para a vacinação é importante levar Cartão SUS e documento com foto.

O tradicional Odontomóvel também participará da ação, oferecendo atendimento odontológico básico, entrega de kits de higiene bucal e orientações para a prevenção de doenças da boca.

Haverá ainda vacinação antirrábica para cães e gatos saudáveis com mais de 4 meses de idade. Os tutores devem levar seus animais de estimação em segurança, com guia ou caixa de transporte, garantindo o bem-estar de todos os participantes.

A área da saúde mental estará representada pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), divulgando os serviços oferecidos pelos CAPS – adulto, infantojuvenil e álcool e drogas – e pelo Consultório na Rua, voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além dos atendimentos na área da saúde, a programação contará com o Projeto “Rua do Esporte”, oferecendo brincadeiras e atividades recreativas para as crianças, garantindo diversão para toda a família.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social prestará apoio aos moradores com informações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizando novos cadastros e atualizações no local.

SPVias mobiliza o sudoeste paulista na Semana Nacional do Trânsito

De 18 a 25 de setembro, concessionária promove cronograma de ações educativas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres


17/09/2025 |  De 18 a 25 de setembro, a SPVias realiza mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito nas rodovias do sudoeste paulista. A iniciativa, que acontece todos os anos em todo o Brasil, busca sensibilizar a sociedade para escolhas mais responsáveis no dia a dia, reforçando a importância de atitudes simples que preservam vidas.

O cronograma preparado pela concessionária inclui atividades para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Em cada ação, uma mensagem clara e direta: dirigir sem usar o celular, pedalar com atenção, atravessar com segurança e descansar quando o sono chegar. São recomendações que parecem básicas, mas que podem mudar destinos.

“Nosso compromisso é com a vida. Por isso, durante esta semana, intensificamos a presença nas rodovias e em pontos estratégicos para conversar diretamente com as pessoas. São diálogos que lembram que segurança não é detalhe, mas sim a prioridade de cada viagem. É essa convicção que guia o nosso trabalho: cuidar de cada trajeto, porque a segurança de quem passa por aqui é o que nos move todos os dias”, destaca Alessandro Pereira, gerente de Operações da SPVias.

Cronograma de ações – SPVias | Semana Nacional do Trânsito 2025

18/9 (quinta-feira, 9h às 14h) – Ação de abertura da Semana Nacional do Trânsito com panfletagem e apoio do SEST SENAT, na SP-270, km 137 (PGF – Alambari).
18/9 (quinta-feira, 8h30 às 9h30 e 19h às 20h) – Palestra e uso de óculos simulador voltados a motociclistas e ciclistas, em parceria com a empresa BRF (Tatuí).
19/9 (sexta-feira, 7h às 10h) – Campanha Vou de Cinto, com abordagens e distribuição de folhetos na Rodoviária de Itapetininga.
20/9 (sábado, 10h às 13h) – Ação com motoristas de veículos de passeio no Posto Cerrado (SP-270, km 140 – Alambari), com uso de óculos simulador de embriaguez.
21/9 (domingo, 10h às 13h) – Abordagens a veículos de passeio no Posto RodoServ (SP-280, km 198 – Pardinho), também com óculos simulador.
22/9 (segunda-feira, 23h às 4h) – Acorda Motorista, ação preventiva contra a sonolência, na SP-255, km 265 (Avaré).
23/9 (terça-feira, 23h às 4h) – Acorda Motorista na SP-280, km 134 (PGF – Tatuí).
24/9 (quarta-feira, 23h às 4h) – Acorda Motorista na SP-270, km 167 (Itapetininga).
25/9 (quinta-feira, 8h às 11h30) – Encerramento com ação voltada a pedestres na SP-270, km 163 (Itapetininga), reforçando a importância da travessia segura.