sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba firma protocolo de intenções com o Estado

Protocolo visa o desenvolvimento da gestão dos resíduos sólidos na região da qual Tatuí faz parte

Do Portal do Governo, com edição do DT

Divulgação/SIMA

16/10/2020 | O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, assinou nesta terça-feira (13) um protocolo de intenções com o Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso) para o desenvolvimento da gestão dos resíduos sólidos na região. Recentemente, o consórcio conquistou a elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos por R$ 1 milhão, via Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

“Fico feliz em ver esse projeto de Governo plantando sementes que vão produzir frutos futuramente. Lixo é o que não serve para mais nada e os resíduos servem para muita coisa, por isso somos parceiros na busca de inovações e soluções”, disse Penido.

A parceria prevê encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, capacitação, programas e ações de assistência técnica para a implantação das determinações das Políticas Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos.

“Essa é uma conquista importante para as 27 cidades da região. Somos uma referência graças ao espírito de consórcio existente que fortalece nossas ações”, destacou o presidente do Ceriso e prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli.

Cooperação

O plano de trabalho presume também o estabelecimento de condições de cooperação técnica entre os municípios para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, além de assuntos científicos e tecnológicos na construção de soluções.

“Precisamos melhorar a realidade na gestão dos resíduos de cada município. Temos em andamento a revisão do Plano de Saneamento e agora a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos que são como presentes para o consórcio que está completando 30 anos”, comentou a diretora-executiva do Ceriso, Maria Otília Garcia.

Fazem parte do Ceriso os municípios de Tatuí, Alambari, Anhembi, Bofete, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Quadra, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

“A região tem puxado muito a questão da valorização do combustível derivado de resíduos e queremos avançar no uso de tecnológicas e capacitação para harmonizar a implementação da política nacional de resíduos com a estadual”, completou o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), José Valverde Filho.

Também participaram da reunião virtual os assessores executivos da SIMA Ivan Mello, Wagner Cabelho e Tana Bassi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário